Por: SentiLecto

A explosão de grandes proporções acontecida nesta terça-feira no porto beirão, no Líbano, deixou mais de 50 mortos e 2.750 feridos, confirmou à Agência Efe uma fonte do Ministério da Saúde do país.

A forte explosão que aconteceu no porto beirão e impactou toda a capital líbica nesta terça-feira deixou um número «incalculável» de feridos, segundo informou a «National News Agency».

Um porta-voz da pasta, que pediu anonimato, conversou por telefone com a Efe e alegou que as clínicas da capital de Libano estão cheios de pessoas com os mais diversas espécies de ferimentos. A explosão aconteceu à tarde em um armazém com material explosivo depois de um incêndio com causas ainda desconhecidas.

A emissora local «LBC» alegou que se transferiu pessoas feridas dezenas de a o Hôtel-Dieu de France, um de as clínicas em o centro beirão.

Testemunhas oculares que houve quebra de vidro em casas a mais de 5 quilômetros de distância de a explosão informaram A Efe e que lesaram-se as construções de várias formas em um raio de mais de 2 quilômetros.

Uma forte explosão acontecida em um armazém na zona portuária beiroa pôde ser sentida a vários quilômetros distância nesta terça-feira, erguendo um grande pilar de fumaça avermelhada e deixando rastros de devastação em diversos pontos da capital de Libano.Michel Aoun ordenou que as Forças Armadas realizem patrulhas nas áreas mais afetadas pela grande explosão acontecida no porto beirão nesta terça-feira, que deixou mortos, feridos e graves prejuízos materiais em diferentes bairros. Michel Aoun é o presidente líbico.

Imagens divulgadas em redes sociais mostraram o momento da detonação que provocou o surgimento de uma grande nuvem de fumaça e poeira no céu e uma forte onda expansiva que afetou vários bairros e provocou prejuízos materiais.

No jornalismo local Ibrahim Abbas durante uma visita ao porto disse: «Parece que a explosão aconteceu em um armazém com material extremamente explosivo que havia sido confiscado anos atrás». Ibrahim Abbas é o diretor da Segurança Geral Libanesa.O governo de Libano disse um dia de luto nacional pelas vítimas da explosão amanhã e anunciou um inquérito para encontrar os culpados pela calamidade.

Fonte: EfeGeneric

Sentiment score: NEGATIVE

Countries: Lebanon

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Explosão no porto beirão deixa mais de 50 mortos e 2.750 feridos
>>>>>Grande explosão no porto de Beirute deixa número «incalculável» de feridos – August 04, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Explosão na área portuária de Beirute sacode a capital do Líbano, dizem fontes – August 04, 2020 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Forte explosão sacode a região portuária da capital do Líbano – August 04, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Forte explosão na zona portuária de Beirute atinge vários bairros – August 04, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>Presidente do Líbano mobiliza Exército em áreas afetadas por explosão – August 04, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Explosão no porto de Beirute deixa número «incalculável» de mortos e feridos – (EfeGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 explosão 290 330 NONE 6 Uma forte explosão ocorrida: 1, a explosão: 1, A explosão: 1, A forte explosão e: 2, a grande explosão ocorrida: 1
2 esta 0 0 NONE 5 esta: 5
3 material 0 80 NONE 3 material: 2, material explosivo: 1
4 a National_News_Agency 0 0 OTHER 3 (tacit) ele/ela (referent: a National_News_Agency): 2, a National_News_Agency: 1
5 armazém 0 0 NONE 3 um armazém: 3
6 o porto de beirute 0 0 NONE 3 o porto de Beirute: 3
7 danos 0 190 NONE 2 danos materiais: 1, mortos feridos e graves danos materiais: 1
8 pessoas 0 70 NONE 2 pessoas: 1, pessoas feridas: 1
9 onda 320 50 NONE 2 uma forte onda expansiva: 2
10 a detonação 160 0 NONE 2 (tacit) ele/ela (referent: a detonação): 2