Por: SentiLecto

O governo francês advertiu nesta quinta-feira a companhia farmacêutica Sanofi, que a futura vacina contra o novo coronavírus tem que ser um bem público disponível concomitantemente a todos os países e fora da lógica do mercado.

O Palácio do Eliseu respondeu desta forma ao anúncio do diretor-geral da empresa de Francia, Paul Hudson, de que, se conseguir desenvolver uma vacina para a Covid-19, o primeiro país atendido seria os Estados Unidos, pois «eles investiram para tentar proteger sua população».

«Emmanuel Macron concentra seus esforços em uma resposta multilateral organizada para disponibilizar a vacina a todos ao mesmo tempo Emmanuel Macron é o presidente de Francia., pois não existem fronteiras para o vírus», alegou a presidência de Francia.

Alinhada com as declarações anteriores de vários membros de seu governo, a presidência observou que os vocábulos de Hudson «não correspondem de forma alguma ao trabalho em andamento entre a Sanofi e o governo».

E ainda lembrou sua posição de tornar uma possível vacina contra o coronavírus «um bem público mundial», para que não fique sujeita à «lógica dos mercados».

Antes que havia chamado Serge Weinberg, o primeiro-ministro Édouard Philippe tinha declarado pouco presidente do conselho da Sanofi, para lembrá-lo dessa posição.

«O acesso igual para todos à vacina não é negociável», aadicionouo premier fde Franciano Twitter.

A Europa e o continente americano têm mais de 1,7 milhão de casos cada, longe dos 275 mil no Oriente Médio, 160 mil no leste da Ásia Oriental, 105 mil no Sudeste Asiático e 46 mil na África, embora em muitos países a dificuldade de acesso aos testes pode significar números oficiais muito mais baixos que os reais.

Na quinta-feira 23 de abril Dois gatos domésticos testaram positivo para Covid-19 nos Estados Unidos, os primeiros casos de animais de estimação no país, informaram as autoridades nesta quarta-feira.

De acordo com a versão do primeiro-ministro, Weinberg deu a ele «todas as garantias necessárias sobre a distribuição na França de uma possível vacina da Sanofi».

Após os polêmicas vocábulos de Hudson sobre a prioridade para os EUA, o presidente da Sanofi na França, Olivier Bogillot, declarou hoje que «quando uma vacina contra a Covid-19 for desenvolvida, é evidente que vai ser acessível a todos os países e também aos franceses».

Bogillot afirmou que Hudson quis dizer que os EUA se movimentaram rapidamente, oferecendo ajuda financeira à empresa para lançar capacidades de produção no caso a busca pela vacina dê resultados e que acelerou os procedimentos regulatórios, enquanto que «a Europa está um pouco menos organizada».

Enquanto a quantidade de mortes ultrapassou as 288 mil, o número de casos de Covid-19 pelo mundo confirmados pela Organização Mundial da Saúde atingiu 4,08 milhões, e nesta terça-feira, pela primeira vez, o continente de America superou a Europa em número de infecções.

O governo de Francia adicionou que, na próxima semana, vai haver uma reunião entre a direção da companhia farmacêutica e a presidência da República. EFE

Fonte: EfeGeneric

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

Countries: United States, Brazil

Cities: Franca

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>França não aceita que farmacêutica priorize EUA em vacina contra Covid-19
>>>>>OMS aponta que mundo já tem mais de 4 milhões infectados pela Covid-19 – (EfeGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 vacina 120 0 NONE 5 a vacina: 1, a futura vacina: 1, uma vacina: 3
2 Emmanuel Macron 0 0 PERSON 5 (tacit) ele/ela (referent: Emmanuel_Macron): 4, Emmanuel_Macron (apposition: O presidente francês): 1
3 eu 0 0 NONE 4 (tacit) eu: 4
4 os Estados_Unidos 0 0 PLACE 3 eles (referent: os Estados_Unidos): 1, os Estados_Unidos: 2
5 Olivier Bogillot 0 15 PERSON 2 (tacit) ele/ela (referent: Olivier_Bogillot): 1, Olivier_Bogillot: 1
6 a França 40 0 PLACE 2 a França: 1, a França de uma possível vacina de a Sanofi: 1
7 esta 40 0 NONE 2 esta: 2
8 Sanofi 0 0 ORGANIZATION 2 Sanofi: 1, a Sanofi: 1
9 Serge Weinberg 0 0 PERSON 2 Weinberg: 1, chamado Serge_Weinberg: 1
10 governo 0 0 NONE 2 O governo francês: 1, o governo: 1