Por: SentiLecto

Os gastos com defesa china ampliarão neste ano no menor ritmo em três décadas, mas Faz 1 ano, ainda assim vão subir %6,6, já que o país enfrenta o que vê como ameaças de segurança crescentes e uma economia minguante.

A cifra, indicada na verba nacional divulgada nesta sexta-feira como o equivalente a 178,16 bilhões de dólares, é acompanhada atentamente por ser considerada um sinal do quão agressivamente a China vai reforçar seus militares.

A economia de China encolheu 6,8% no primeiro trimestre de 2020 na comparação com um ano antes – um conseqüência da disseminação do novo coronavírus a partir da cidade central de Wuhan, onde surgiu no final do ano passado. A China omitiu a meta de crescimento econômico anual pela primeira vez e prometeu suporte do governo à economia no relatório de trabalho do primeiro-ministro, Li Keqiang,, que garantiu que as Forças Armadas, as maiores do mundo, não serão prejudicadas, nesta sexta-feira ao icomeçara reunião parlamentar anual da nação.

«Vamo aprofundar reformas na defesa nacional e nos militares, ampliando nossa habilidade logística e de suporte de equipamentos, e vamo fomentar o desenvolvimento inovador de ciência e tecnologia voltadas para a defesa», declarou ele aos cerca de 3 mil parlamentares do organismo essencialmente simbólico.

«Vamo melhorar o sistema de mobilização da defesa nacional e vamo fazer com que a união entre os militares e o governo e entre os militares e o povo continue firme como uma pedra», adicionou ele ao discursar no Grande Salão do Povo.

Apesar do surto de coronavírus, as Forças Armadas da China e dos Estados Unidos continuaram ativas no disputado Mar do Sul da China e nos arredores de Taiwan, reivindicada por Pequim.

Declarou: «Precisamos ser francos sobre uma das principais razões pelas quais esse surto saiu fora de controle». «Houve um fracasso por parte dessa organização para conseguir informações que o mundo precisa, e esse fracasso custou muitas vidas».Mas o maior crítico da OMS, o governo do presidente de Noruega Donald Trump, delatou uma «aparente tentativa de esconder o surto do vírus por pelo menos um Estado membro» da organização.

Na quinta-feira 30 de abril Donald Trump declarou que era possível que a China não conseguiu deter a propagação do coronavírus ou deixou que se espalhasse, reforçando sua retórica contra o país. Donald Trump é o presidente dos EUA.

A China ainda enfrenta alvoroços em Hong Kong em reação aos seus planos de impor uma legislação de segurança nacional à ilha.

Quando o parlamento promove sua sessão anual, zhang Yesui declarou que se exibiriam os detalhes de o projeto de lei na sexta-feira. Zhang Yesui é porta-voz do Congresso Nacional Popular da China.Taiwan está impedido de ingressar em organizações da ONU, como a OMS, devido às objeções dchinas

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: POSITIVE

Countries: China, United States, Taiwan, Hong Kong

Cities: Wuhan

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Gasto da China com defesa vai ter menor alta em 3 décadas, mas ainda vai subir 6,6%
>>>>>OMS diz que fará revisão da pandemia; China promete US$2 bi – May 18, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Chefe da OMS promete rever reação ao coronavírus; China defende seu desempenho – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>EUA dizem que OMS fracassou ao não evitar mortes no mundo por Covid-19 – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>China destinará US$ 2 bilhões para apoiar países afetados pela Covid-19 – (EfeGeneric)
>>>>>China deve impor nova lei de segurança à Hong Kong; Trump alerta pra reação dos EUA – May 21, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Em carta, Trump ameaça cortar fundos para a OMS – May 19, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>OMS adverte que maioria das pessoas continua suscetível ao coronavírus – May 18, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>OMS alerta que Covid-19 ameaça reduzir expectativa de vida no mundo – May 13, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Continente americano se torna região com mais casos de Covid-19 – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Mundo precisa retomar vigilância de saúde pública na luta contra a Covid-19, diz OMS – May 08, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>OMS diz que casos de infecção por novo coronavírus já são mais de 4 milhões – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Diretor da OMS diz que resposta à pandemia será avaliada e promete transparência – May 18, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Presidente da China apoia investigação liderada pela OMS após controle da pandemia – May 18, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Pandemia será rapidamente superada se todos países trabalharem juntas, diz Merkel – May 18, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>China repudia apoio de EUA e outros países a Taiwan na OMS – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 nós 160 0 NONE 6 (tacit) nós: 6
2 a China 0 75 PLACE 4 a China: 2, A China: 2
3 militares 0 45 NONE 3 os militares: 3
4 economia 0 30 NONE 3 a economia: 1, A economia chinesa: 1, uma economia minguante: 1
5 fracasso 0 180 NONE 2 esse fracasso: 1, um fracasso: 1
6 Taiwan 0 50 PERSON 2 Taiwan: 1, a (referent: Taiwan): 1
7 era 160 0 NONE 2 era possível: 2
8 Donald Trump 0 0 PERSON 2 Donald_Trump: 1, Donald_Trump (apposition: o presidente de os EUA): 1
9 Li Keqiang 0 0 PERSON 2 Li_Keqiang: 2
10 da China Mar do Sul 0 0 PERSON 2 (tacit) ele/ela (referent: o disputado Mar_do_Sul_da_China): 1, o disputado Mar_do_Sul_da_China: 1