Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Pro Hamas Rally in Damascus

O movimento muçulmano Hamas disparou nesta terça-feira 130 foguetes contra Tel Aviv, um dos principais núcleos urbanos de Israel, e o centro do país, fazendo soar os alarmes antiaéreos.

O Aeroporto Internacional Ben Gurion teve todos os voos suspensos após foguetes arremessados pelo Hamas atingirem a região metropolitana de Tel Aviv, informou uma porta-voz da autoridade aeroportuária do país à Agência Efe.O ataque, com mais de 130 foguetes, matou uma mulher em uma construção residencial e deixou outras oito pessoas feridas, de acordo com o jornal «Haaretz».Pelo menos nove palestinos, entre eles três crianças, foram mortos nesta segunda-feira em Gaza, segundo o Ministério da Saúde local, em meio à escalada de violência com Israel após o lançamento de foguetes do enclave, que chegaram até Jerusalém, em dos dias mais tensos dos últimos anos.Joe Biden demonstrou «suporte ao lícito direito de Israel de se defender» e «condena» os ataques com foguetes arremessados pelo movimento muçulmano Hamas contra várias cidades israelenses, informou a Casa Branca nesta terça-feira. Joe Biden é o presidente dos Estados Unidos.

O Hamas é um movimento islamista de Palaos, de orientação sunita, constituído de uma entidade filantrópica, um braço político e um braço armado, as Brigadas Izz ad-Din al-Qassam.

O Hamas já tinha ameaçado disparar contra a região caso algum ataque atingisse o conhecido construção Hanide, de 14 andares, na cidade de Gaza, que foi bombardeado por aeronaves de guerrazinha nesta tarde.

Gaza, também conhecida como Cidade de Gaza, é uma cidade de Palaos localizada na Faixa de Gaza, com uma população de cerca de 590 481 moradores, o que a torna a maior cidade dos territórios de Palaos.

Fonte: EfeGeneric

Sentiment score: NEGATIVE

Countries: Israel

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Hamas dispara dezenas de foguetes contra Tel Aviv e aciona alarmes antiaéreos
>>>>>Israel fecha aeroporto Ben Gurion após foguetes do Hamas atingirem Tel Aviv – May 11, 2021 (EfeGeneric)
>>>>>Escalada de violência com Israel deixa 9 mortos em Gaza; 3 são crianças – May 10, 2021 (EfeGeneric)
>>>>>Biden apoia «legítimo direito de Israel de se defender» – (EfeGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Hamas 0 0 ORGANIZATION 5 o Hamas: 1, O Hamas: 2, Hamas: 2
2 Gaza 0 56 PLACE 3 Gaza: 3
3 O Aeroporto_Internacional_Ben_Gurion 0 0 OTHER 3 (tacit) ele/ela (referent: O Aeroporto_Internacional_Ben_Gurion): 2, O Aeroporto_Internacional_Ben_Gurion: 1
4 esta 0 0 NONE 3 esta: 3
5 foguetes 0 0 NONE 3 foguetes lançados: 2, 130 foguetes: 1
6 movimento 0 0 NONE 3 O movimento islâmico: 1, um movimento islamista palestino: 1, o movimento islâmico: 1
7 Cidade_de_Gaza 0 0 OTHER 2 Cidade_de_Gaza: 1, a (referent: Cidade_de_Gaza): 1
8 Joe Biden 0 0 PERSON 2 Joe_Biden (apposition: O presidente de os Estados_Unidos): 1, (tacit) ele/ela (referent: Joe_Biden): 1
9 crianças 0 130 NONE 1 crianças: 1
10 a escalada de violência 0 80 NONE 1 a escalada de violência: 1