Por: SentiLecto

O secretário-geral do partido de Libano Hezbollah, Hasan Nasrallah, negou veementemente nesta sexta-feira que a legenda tenha qualquer espécie de ligação com o armazém portuário de Beirute que continha 2.750 toneladas de nitrato de amônio e estourou na última terça-feira, deixando pelo menos 154 mortos e cerca de 5 mil feridos.

— O telefone dele tem que ter caído, mas quem se assustou fui eu aqui. Escutai a explosão e ele desapareceu. Eu estava caminhando na Nossa Senhora de Copacabana quando ocorreu. Graças a Deus ele regressou a ligação para adverti que estava bem. Ele fez chamada de vídeo e mostrou a fumaça chegando perto e eu falei «sai daí». Não teve muito tempo. Ele entrou no carro, parou e viu que o telhado estava quebrado. Fiquei mais tranquilo de saber que ele estava bem. Mas é bastante triste o que houve. O Líbano não merece isso não. Alguns amigos tiveram tudo arruinado.— Eu estava na rua e precisei me jogar no chão por causa da explosão. Todas as janelas da rua quebraram, e um cara foi jogada em cima de mim para me proteger dos cacos de vidro — declarou ao GLOBO um jovem de Franciade Francia que estava no bairro Geitawi, próximo a zona portuária da cidade.

Nasrallah em um discurso transmitido pela rede de TV que leva o seu nome. disse: «Negamos completa, categórica e rotundamente que o Hezbollah tenha qualquer coisa a ver com o porto: sem depósito de armas, sem mísseis, sem rifles, sem bombas, sem nitratos de qualquer espécie».

Nasrallah elogiou a solidariedade e a ajuda que chegam de todo o mundo, incluindo uma visita do presidente francês, Emmanuel Macron. Ele declarou que isso encarna uma chance para o Líbano, que já estava mergulhado em crise financeira.

O líder, adicionando que, em todo caso, os resultados do inquérito vão mostrar que um vínculo desses nunca permaneceria escondido. sublinhou: «Nem agora nem no passado, jamais».

«Alguns meios de comunicação locais e árabes através de redes sociais oficiais, e também através de declarações dos culpados e até mesmo com o incêndio no porto saíram com a história de que a explosão no armazém no porto beirão foi um depósito de mísseis do Hezbollah. Se isso é liberdade de expressão, não sei , isso tem que ser debatido», criticou.

Fonte: EfeGeneric

Sentiment score: SLIGHTLY NEGATIVE

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Hezbollah nega conexão com armazém que estourou no porto beirão
>>>>>Hezbollah nega armazenamento de armas em depósito no porto de Beirute – August 07, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Presidente do Líbano diz não descartar ação externa em explosão em Beirute – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>Beirute: imagens mostram grande quantidade de sacos com nitrato de amônio estocados no porto – August 07, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Beirute se recupera de enorme explosão enquanto número de mortos sobe para pelo menos 135 – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Presidente do Líbano mobiliza Exército em áreas afetadas por explosão – August 04, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Explosão no porto de Beirute deixa número «incalculável» de mortos e feridos – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>Grande explosão atinge Beirute em região próxima ao porto e deixa ao menos 10 mortos – August 04, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Explosão na área portuária de Beirute sacode a capital do Líbano, dizem fontes – August 04, 2020 (Extraoglobo-pt)
>>>>>Telefonema entre irmãos, um deles no Rio, foi interrompido por explosão em Beirute: ‘Susto’ – August 04, 2020 (EntretenimientoBit)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 eu 0 0 NONE 13 (tacit) eu: 7, eu: 2, mim: 1, Eu: 2, me: 1
2 explosão 0 0 NONE 2 a explosão: 1, explosão: 1
3 história 0 0 NONE 2 a história: 2
4 jovem 0 0 NONE 2 um jovem francês: 2
5 o secretário-geral de o partido libanês hezbollah hasan_nasrallah e deixando pelo_menos 154 mortos e cerca de 5_mil feridos 0 140 NONE 1 O secretário-geral de o partido libanês Hezbollah Hasan_Nasrallah e deixando pelo_menos 154 mortos e cerca de 5_mil feridos: 1
6 o passado 0 60 NONE 1 o passado: 1
7 alguns amigos 80 50 NONE 1 Alguns amigos: 1
8 tudo destruído 0 50 NONE 1 tudo destruído: 1
9 saber 70 0 NONE 1 saber: 1
10 declarações de os responsáveis 50 0 NONE 1 declarações de os responsáveis: 1