Por: SentiLecto

Imagens de satélite do porto de Beirute, no Líbano, de antes e depois da explosão que matou mais de 100 pessoas e feriu outras milhares, nesta terça-feira, mostram a devastação deixada pelo acidente no local.

Uma imagem do dia do acidente, mas antes da explosão, mostra o porto inteiro. Já no registro do mesmo local, um dia depois, nesta quarta-feira, uma grande cratera tomou o lugar de boa parte do porto. Ainda é possível ver que alguns dos armazéns sumiram do local, dando lugar à poeira.

Foram pelo menos 135 pessoas mortas, além de cerca de 5 mil feridos, segundo o ministro da Saúde do país. Equipes de resgate, segundo a Cruz Vermelha, têm obstáculo para auxiliar todos os que precisam e realizar buscas por cerca de 100 sumidos.

Se a arrasou a região próxima a o porto, repleta de restaurantes e casas noturnas, . Se atingiram várias áreas residenciais em a vizinhança predominantemente cristã também . Nas pilhas de escombros, equipes de resgate, voluntários e famílias buscam os desaparecidos. Os desabrigados, segundo o governador beirão, Marwan Aboud, podem chegar a 300 mil, e os prejuízos materiais têm que ultrapassar US$ 3 bilhões.

Imagens comparando o antes e depois do local viralizaram nas redes sociais. Segundo Samir Madani, cofundador do serviço online TankerTrackers, plataforma que rastreia remessas e armazenamento de petróleo em diversas áreas — usando imagens de satélite —, a cratera tem em torno de 10 mil metros quadrados.

De acordo com fontes do governo, todos os funcionários do porto responsáveis pelo armazenamento e pela segurança do material foram postos em prisão domiciliar nesta quarta-feira. Não há detalhes sobre o número de pessoas e seus posições.

Uma fonte oficial familiarizada com inquéritos preliminares culpou «inação e descuido» pelo incidente, declarando que «nada foi feito» por comitês e juízes envolvidos no tema para ordenar a remoção do material arriscado.Ele alegou para a população que o governo está «determinado a investigar e expor o que ocorreu assim que possível, além de responsabilizar os culpados e negligentes, impondo a eles a penalização mais severa».

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: NEGATIVE

Countries: Lebanon

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Imagens de satélite mostram o porto beirão antes e depois da explosão
>>>>>Beirute se recupera de enorme explosão enquanto número de mortos sobe para pelo menos 135 – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 porto 0 0 NONE 3 o porto: 2, o porto completo: 1
2 Beirute 0 50 PLACE 2 Beirute: 1, (tacit) ele/ela (referent: Beirute): 1
3 135 pessoas mortas 0 40 NONE 2 (tacit) eles/elas (referent: 135 pessoas mortas): 2
4 cratera 50 0 NONE 2 uma grande cratera: 1, a cratera: 1
5 Equipes 0 0 PERSON 2 Equipes de resgate: 2
6 governo 0 0 NONE 2 o governo: 2
7 local 0 0 NONE 2 local: 1, o local: 1
8 plataforma 0 0 NONE 2 plataforma: 2
9 população 0 0 NONE 2 a população: 2
10 áreas 0 0 NONE 2 Várias áreas residenciais: 1, diversas áreas: 1