Por: SentiLecto

A abdicação de Juan Carlos I, em junho de 2014, deu os retoques finais a 39 anos de reinado e marcou um ponto de virada em sua imagem, primeiro com a aposentadoria da vida pública, há um ano, e agora com sua saída espanhola, anunciada nesta segunda-feira, diante de uma crise de descrédito devido a supostos negócios irregulares na Suíça.

O governo espanhol elogiou nesta segunda-feira Felipe VI pelo «senso de exemplaridade e clareza» no mesmo dia em que o pai do monarca anunciou que vai se mudar do país, em meio a denúncias de corrupção, desde que ele se tornou chefe de Estado. Felipe VI é o atual rei espanhol. O pai do monarca é o rei emérito Juan Carlos I.A mensagem do governo a Secretaria de Estado da Comunicação divulgou ela. Mais cedo, Juan Carlos I formalizou a Felipe VI a «resolução meditada» de sair da Espanha devido à repercussão pública do que ele classificou como «certos eacontecimentospassados», conforme informou a Casa Real em comunicado à omjornalismouan Carlos I comunicou ao rei Felipe VI a resolução de passar a viver fora da Espanha, diante da repercussão pública de «certos eventos passados» da vida privada, segundo informou nesta segunda-feira a Casa Real, em comunicado. Juan Carlos I é o rei emérito espanhol. O rei Felipe VI é o filho.A resolução do rei emérito da Espanha, Juan Carlos I, de morar fora do país não vai mudar a situação de sua esposa, a rainha Sofia, que conservará residência no Palácio de la Zarzuela, em Madri, e as atividades institucionais.

Figura chave para a transição democrática do país, o ex-chefe de Estado passou a ser questionado pelo governo e parte da classe política espanhola, enquanto aguarda a resolução dos promotores da Suprema Corte sobre se há ou não motivos para instaurar investigações criminais contra ele por crimes que teriam sido cometidos após entregar o trono ao filho Felipe VI.

Fonte: EfeGeneric

Sentiment score: POSITIVE

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Juan Carlos I e os episódios entre a abdicação e o descrédito
>>>>>Governo espanhol destaca «exemplo» de Felipe VI após anúncio de Juan Carlos I – August 03, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Rainha Sofia continuará na Espanha e manterá atividades institucionais – August 03, 2020 (EfeGeneric)
>>>>>Rei Juan Carlos comunica que passará a viver fora da Espanha – August 03, 2020 (EfeGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Juan Carlos I 120 0 PERSON 7 Juan_Carlos_I: 3, ele (referent: Juan_Carlos_I): 1, (tacit) ele/ela (referent: Juan_Carlos_I): 2, Juan_Carlos_I (apposition: O rei emérito de a Espanha): 1
2 esta 0 0 NONE 3 esta: 3
3 a Casa_Real 0 0 PLACE 2 a Casa_Real: 2
4 a Felipe_VI 0 0 OTHER 2 Felipe_VI (apposition: o atual rei de a Espanha): 1, a Felipe_VI: 1
5 comunicado 0 0 NONE 2 comunicado: 2
6 instaurar inquéritos criminais contra ele por crimes 0 160 NONE 1 instaurar inquéritos criminais contra ele por crimes: 1
7 acusações de corrupção 0 110 NONE 1 acusações de corrupção: 1
8 crimes 0 80 NONE 1 crimes: 1
9 supostos negócios irregulares 0 60 NONE 1 supostos negócios irregulares: 1
10 chave 80 50 NONE 1 chave: 1