Por: SentiLecto

O chefe de epidemiologia do Centro de Controle e Prevenção de Doenças da China, Wu Zunyou, declarou nesta quinta-feira que o surto de Covid-19 detectado há uma semana em Pequim «está sob controle», graças às medidas tomadas para contê-lo.

«Nos próximos dias, vamo continuar vendo novos casos confirmados, mas a transmissão do vírus está sob controle, de modo que se vai achatar a curva gradualmente. O surto está sob controle», declarou Wu, que , adicionando que «Atingiu-se o pico de transmissões em 13 de junho» na cidade, em entrevista coletiva em Pequim. Segundo o epidemiologista, essas espécies de surtos, como o que até agora deixou 158 casos na capital, eram «esperados» e «poderiam ter aparecido em qualquer lugar», mas, felizmente, «Pequim comportar-se depressa para diminuir o máximo possível».

«Isso não significa que a partir de amanhã os casos reduzirão drasticamente, a curva reduzirá gradualmente. Vai haver novas infecções, mas

A Comissão Nacional de Saúde não relatou novas mortes em todo o país e observou que dois casos graves foram adicionados, dois pacientes tiveram alta e 116 contatos próximos foram liberados da comentário médica.

O expert opinou que a origem desse surto está relacionada ao armazenamento de moluscos em mercados de baixa temperatura e umidade, como teria ocorrido no mercado de Xinfadi, onde o surto teve origem.

«Ainda são necessárias mais pesquisas, mas acho que essas condições fazem com que o vírus se esconda e sobreviva. Quando os casos iniciaram em Wuhan, no ano passado experts suspeitavam que os animais selvagens fossem a causa. Esse novo surto em Pequim nos fez olhar para trás: oferece uma nova direção para resolver esse mistério», alegou.

Wu adicionou que o número de vendedores de frutos do oceano excede o de outras barracas no mercado de Xinfadi e que, de acordo com estudos epidemiológicos, esses vendedores desenvolveram sintomas da Covid-19 «muito cedo».

A capital de China, na noite da última terça-feira, aumentou o nível de resposta de emergência da Covid-19 na tentativa de conter a propagação do surto, e ainda continua testando seus habitantes, incluindo funcionários de todos os restaurantes, universidades e mercados da cidade.

Enquanto bibliotecas, museus e parques vão permanecer abertos por um tempo diminuído e com uma habilidade de até 30%, os mercados subterrâneos também estão desativados. Os voos interprovinciais também estão suspensos, e se proíbem as viagens em grupo transprovinciais , segundo Chen. «A situação em Pequim continua grave», destacou.Faz 14 dias, a Comissão Nacional de Saúde da China reportou 28 novos casos de coronavírus em todo o país em esta de o exterior e 24 locais, incluindo 21 em Pequim que vive um novo surto desde a última quinta devido a uma contaminação em massa em o principal mercado de a cidade,.As origens de uma nova alta nas infecções por coronavírus em Pequim não são certas, declararam autoridades da Organização Mundial da Saúde nesta segunda-feira, descrevendo como «suposição» a alegação de que poderia ter sido provocada por importações ou empacotamento de salmão.

Até agora, somente o bairro de Huaxiang, onde o mercado está localizado, é considerado uma área de alto risco – a única atualmente em toda a China – enquanto 32 áreas de médio risco foram ditas em toda a cidade.

Fonte: EfeGeneric

Sentiment score: SLIGHTLY NEGATIVE

Countries: China

Cities: Wuhan

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Médico de China alega que surto de Covid-19 em Pequim está sob controle
>>>>>China registra 44 novos casos de coronavírus, 31 deles em Pequim – June 17, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Novo caso em Pequim acaba sequência de 18 dias sem contágios locais na China – June 12, 2020 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>Diante de novo surto da Covid-19, Pequim inicia medidas para controlar a propagação do vírus iniciada em maior mercado de alimentos da Ásia – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>China terá mais voos internacionais de países com critérios anticoronavírus – (EfeGeneric)
>>>>>Pequim tem 21 dos 28 novos casos de coronavírus da China – June 18, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Pequim amplia restrições de movimentação para conter coronavírus ressurgente – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>OMS diz que causa de novo surto de coronavírus na China precisa de mais estudo – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Em situação ‘extremamente grave’ por coronavírus, Pequim ordena quarentena para grupos de risco e fecha escolas – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Pequim 0 0 PERSON 8 Pequim: 8
2 casos 0 70 NONE 5 158 casos: 1, novos casos confirmados: 1, dois casos graves: 1, os casos: 2
3 Wu 0 0 PERSON 5 o (referent: Wu): 1, Wu: 2, (tacit) ele/ela (referent: Wu_Zunyou): 1, Wu_Zunyou: 1
4 surto 0 0 NONE 4 um novo surto: 1, O surto: 1, Esse novo surto: 1, o surto: 1
5 controle 0 0 NONE 3 controle: 3
6 esta 0 0 NONE 3 esta: 3
7 nós 0 0 NONE 3 nos: 1, (tacit) nós: 2
8 Chen 0 0 PERSON 2 Chen: 1, (tacit) ele/ela (referent: Chen): 1
9 alegação 0 0 NONE 2 a alegação: 2
10 cidade 0 0 NONE 2 a cidade: 1, toda_a cidade: 1