Por: SentiLecto

Marie Claude Najem abdicou aa posição nesta segunda-feira, o que aumenta para três o número de integrantes do governo de Hassan Diab que se demitiram desde a explosão acontecida na semana passada no porto beirão. Marie Claude Najem é a ministra da Justiça do Líbano.

A titular da pasta entregou uma carta maneira de entrega da posição, em que justifica a saída pela «calamidade» e também pelos conflitos nas ruas, em protestos contra o governo começados, justamente, depois da calamidade da última terça-feira.

As explosões de terça-feira, na região portuária da capital, deixaram ao menos 158 mortos, 6 mil feridos e prejuízos materiais estimados em US$ 15 bilhões . Parte da população põe a calamidade conta de anos de descuido, má gestão e corrupção do sistema político de Libano, em que representantes de diferentes partidos de bases religiosas dividem o poder.Famílias foi reunido perto do porto em busca de informação sobre os desaparecidos, em meio em a contrariedade de o público com as autoridades por terem permitido que uma alta quantidade de material explosivo fosse armazenado durante anos em condições inseguras em um armazém portuário.»A profunda crise e a situação excepcional que presencia a pátria, nos impõe a recorrer à vontade do povo. Já há uma iniciativa para aprovar um projeto de lei que diminuísse o mandato do Parlamento atual e fossem convidadas votações antecipadas» declara o texto.

Faz 9 anos, os manifestantes entoavam » o povo deseja a queda de o regime «, bordão popular durante a Primavera Árabe “Revolução. Revolução”. E seguravam cartazes que declaravam: “Saiam, vocês são todos homicidas.”

Najem foi um dos principais alvos dos protestos populares, depois da explosão no porto, que matou 158 pessoas e deixou outras 6 mil feridas. Durante ato público, a então ministra da Justiça chegou a padecer animosidades nas ruas,

Na sua vez, cerca de 7.000 pessoas reuniram-se na praça Martyrs, no centro da cidade, alguns atirando rochas. Quando alguns manifestantes tentaram romper o obstáculo que bloqueia a rua que leva ao Parlamento, a polícia arremessou gás lacrimogêneo , declarou um jornalista da Reuters.

Além disso, um dia antes da explosão, ainda houve a renúncia de Nassif Hitti, então ministro de Relações Exteriores, que anunciou diferenças com a atuação do governo e que o país anda para se tornar um «estado falido».

Fonte: EfeGeneric

Sentiment score: NEGATIVE

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Ministra da Justiça é 3ª a deixar governo do Líbano depois de explosão
>>>>>Polícia lança gás lacrimogêneo em manifestantes de Beirute, furiosos após explosão – August 08, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Explosão na área portuária de Beirute sacode a capital do Líbano, dizem fontes – August 04, 2020 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Grande explosão atinge Beirute em região próxima ao porto e deixa ao menos 10 mortos – August 04, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Forte explosão em Beirute deixa ao menos 10 mortos e provoca abalos pela cidade – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Protestos no Líbano deixam ao menos um morto, e premier promete eleições parlamentares antecipadas – August 08, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Premiê do Líbano diz que responsáveis por explosão em Beirute vão pagar o preço – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Número de mortos após explosão em Beirute passa de 100, com mais de 4 mil feridos – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Líbano vive luto por vítimas de explosão e busca desaparecidos – August 06, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Beirute busca sobreviventes após explosão deixar mais de 100 mortos e 4 mil feridos – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Beirute se recupera de enorme explosão enquanto número de mortos sobe para pelo menos 135 – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Famílias 0 0 PERSON 4 Famílias: 1, (tacit) ele/ela (referent: Famílias): 3
2 porto 0 100 NONE 3 o porto: 2, porto: 1
3 Marie Claude Najem 110 70 PERSON 3 Marie_Claude_Najem (apposition: A ministra de a Justiça_do_Líbano): 1, Najem: 1, (tacit) ele/ela (referent: Najem): 1
4 ministro de relações_exteriores e para se tornar um estado falido 0 320 NONE 2 ministro de Relações_Exteriores e para se tornar um estado falido: 2
5 desastre 0 80 NONE 2 o desastre: 2
6 rua 0 40 NONE 2 a rua: 2
7 Revolução 0 0 PERSON 2 Revolução: 2
8 barreira 0 0 NONE 2 a barreira: 2
9 cargo 0 0 NONE 2 o cargo: 2
10 cartazes 0 0 NONE 2 cartazes: 2