Por: SentiLecto

JANEIRO/SÃO PAULO – O Brasil registrou mais 39 mortes pelo novo coronavírus nesta quarta-feira, totalizando 240 desde o começo da epidemia no país, informou o Ministério da Saúde, que informou também um ampliação diário de 1.119 casos confirmados da enfermidade, levando o total para 6.836. O número de casos novos encarna uma diminuição em relação à véspera, quando foram ninformados1.138 — o maior total em um dia desde o icomeçoda contagem do ministério, em 26 de fevereiro. Quanto ao número diário de mortes, os 39 desta quarta-feira encarnam uma queda em relação aos 42 óbitos reportados na véspera, de acordo com dados da plataforma online do ministério. Ainda assim, Luiz Henrique Mandetta cogitou em entrevista a jornalistas nesta quarta-feira que o número de casos confirmados de Covid-19 no Brasil é bastante menor do que o que circula na sociedade, por causa de um atraso nos testes. Luiz Henrique Mandetta é o ministro da Saúde. Segundo ele, tem que haver uma alta significativa na contagem nos próximos dias, diante do ampliação da habilidade de testagem do país. De acordo com a contagem atual do ministério, São Paulo segue como o Estado com o maior número de casos, com 2.981, progressão de 27,5% na comparação diária. São 164 mortes em decorrência do Covid-19 no Estado, alta de 20,5% em relação às 136 da véspera. Na sequência vem o Rio de Janeiro, com 832 casos e 28 mortos. A taxa de letalidade do coronavírus no Brasil segue em 3,5%, segundo o Ministério da Saúde. Já registrou o Distrito Federal por a enfermidade em 18 Estados e em o Distrito Federal.

– O governador de São Paulo, João Doria , pediu nesta segunda-feira que a população não siga as orientações do presidente Jair Bolsonaro na guerrazinha ao coronavírus e alegou que o chefe do Executivo federal não lidera o país na guerrazinha à pandemia. «Neste caso, por favor, não sigam as orientações do presidente brasileiras. Ele não orienta corretamente a população e, lamentavelmente, não lidera o Brasil na guerrazinha ao coronavírus e na conservação da vida», declarou Doria em entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista. Doria e Bolsonaro divergem sobre as estratégias para lidar com o novo coronavírus. Enquanto o governador tem adotado medidas de limitação à circulação, como quarentena e fencerramentodo comércio, e insistido que as pessoas fiquem em casa –em consonância com as recomendações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde –, Bolsonaro já se referiu à denfermidadecomo uma «gripezinha», defende a volta das pessoas ao trabalho para evitar dprejuízosà economia e acusa governadores e prefeitos que adotam medidas de isolamento de «exterminadores de empregos». Segundo dados do Ministério da Saúde divulgados no domingo, o novo coronavírus já matou 136 pessoas no Brasil, e foram registrados 4.256 casos da enfermidade. São Paulo é de longe o Estado com maior número de casos e óbitos devido à denfermidade De acordo com a OMS, existem quase 700 mil casos de Covid-19 em 202 países e a enfermidade já matou mais de 33 mil pessoas em todo o planeta. O número total de infecções na China continental agora é de 81.394, com o número de mortes ampliando em 3, passando a 3.295, declarou o documento.Ele adicionou no Twitter que 7.641 testes foram realizados nas últimas 24 horas, levando o número total de exames realizados na Turquia para 55.464 desde o começo da epidemia.

Na terça-feira 17 de março – O número de casos confirmados de coronavírus no Brasil chegou a 290 nesta terça-feira, ampliação de 56 em relação à véspera, informou o Ministério da Saúde, registrando ainda um aampliaçãode mais de 300% na contagem de casos suspeitos. Mais cedo, havia sido anunciada a primeira morte em decorrência do vírus no país, de um paciente de 62 anos, em São Paulo. O Estado era justamente o que tinha maior número de infecções confirmadas, tendo atingido a marca de 164, progressão de 12 em relação à segunda-feira. Faz 3 meses, o Rio vinha a seguir, com 33 casos. As capitais de ambos os Estados já registraram transmissão comunitária do coronavírus, segundo o ministério –são 8 infecções dessa forma no Rio e 17 em São Paulo. Enquanto isso, o número de casos suspeitos progrediu para 8.819, crescimento de 6.755 na comparação com a véspera, diante de uma mudança na maneira de checagem pelo ministério, que adotou uma classificação automatizada. Mais de 5.000 das suspeitas estavam em São Paulo.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY NEGATIVE

Countries: Brazil, Mexico

Cities: Sao Paulo, Mexico

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Mortos por coronavírus no Brasil sobem para 240; país tem mais 1.119 casos confirmados
>>>>>Não sigam orientações do presidente da República, diz Doria sobre coronavírus – March 30, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Para Bolsonaro, número de mortes por coronavírus em SP ‘está fraudado’ – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Pesquisa brasileira sobre hidroxicloroquina contra coronavírus pode ter resultado em 2 semanas, diz médico – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Prefeitos questionam Ministério da Saúde sobre posição de Bolsonaro a respeito do coronavírus – March 25, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Vale entregará ao governo 5 milhões de kits de testes para coronavírus comprados na China – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Espanha registra 462 novas mortes por coronavírus durante a noite, diz ministério – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Comércio deve reabrir, diz Bolsonaro no Twitter após pronunciamento – (Extraoglobo-pt)
>>>>>China relata 54 novos casos de coronavírus na sexta-feira, sem transmissão local – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Mortos por coronavírus na Turquia sobem para 108, novos casos somam 1.704 – March 28, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Itália registra 602 mortes por coronavírus em um dia e total vai a 6.078 – March 23, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Número de mortes na Itália por Covid-19 chega a 3.405 e supera o da China – March 19, 2020 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Alarmadas com coronavírus, regiões da Itália proíbem caminhadas e passeios em parques – March 20, 2020 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Itália reforça medidas de isolamento após número de mortes por coronavírus disparar – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Mortes por novo coronavírus no Irã se aproximam de 2 mil, diz ministério – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Argentina registra 86 novos contágios de coronavírus e chega a 387 casos – March 25, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>China tem queda em casos de coronavírus, todos importados – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Espanha registra 6.600 novos casos de coronavírus
e mais de 500 mortes durante a noite – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 o Brasil 0 0 PLACE 5 o Brasil: 5
2 coronavírus 0 50 NONE 4 o coronavírus: 3, o novo coronavírus: 1
3 doença 0 0 NONE 4 a doença: 4
4 o Estado 0 0 PLACE 4 O Estado era justamente a marca de 164 avanço de 12 em relação em a segunda-feira: 1, o Estado: 3
5 relação 0 0 NONE 4 relação: 4
6 véspera 0 0 NONE 4 a véspera: 4
7 Luiz Henrique Mandetta 0 0 PERSON 3 (tacit) ele/ela (referent: Luiz_Henrique_Mandetta): 1, Luiz_Henrique_Mandetta (apposition: o ministro de a Saúde): 1, ele (referent: Luiz_Henrique_Mandetta): 1
8 Ministério da Saúde 0 0 ORGANIZATION 3 (tacit) ele/ela (referent: o Ministério_da_Saúde): 1, o Ministério_da_Saúde: 2
9 São_Paulo 0 0 PLACE 3 São_Paulo: 3
10 casos 0 0 NONE 3 casos de Covid-19: 1, 33 casos: 1, 832 casos: 1