Por: SentiLecto

O Ministério Público de Belarus abriu uma ação penal contra o conselho coordenador da oposição, que está sugerindo uma passagem pacífica de poder, através da convocação de novas votações presidenciais.

O presidente de Belarus, Alexandr Lukashenko, acusou nesta terça-feira a oposição de tentar tomar o poder através do conselho de coordenação e anunciou a mobilização do Exército na fronteira ocidental devido a uma suposta ameaça do exterior.

«A criação e as atividades estão encaminhadas a tomar o poder e lesar a segurança nacional. Com base isso, se abriu um processo», alegou o Procurador Geral da República, Alexandr Koniuk, segundo a agência de notícias «Sputnik».

«Eles exigem, sem mais nem menos, que cedamos o poder. Ou seja, só interpretamos isso de uma maneira: é uma tentativa de tomar o poder com todas as consequências», declarou o mandatário durante uma reunião do Conselho de Segurança de Belarus, segundo a agência estatal «Belta».

A pena máxima calculada na causa aberta contra os membros do conselho, que ontem realizou a primeira reunião, é de cinco anos de prisão.

O primeiro encontro do grupo oposicionista ocorreu pouco depois da União Europeia não reconhecer os resultados das votações de 9 de agosto, que garantiram o sexto mandato consecutivo para o presidente do país, Alexandr Lukashenko.

Entre as procuras do recém-criado conselho de coordenação, está o agradecimento como «não válidas» das votações presidenciais, além da convocação de um novo pleito, dentro das «regras internacionais».

Entre os integrantes da delegação, que foi anunciada pela candidata derrotada nas votações, Sviatlana Tsikhanovskaya, estão a ganhadora do Nobel de Literatura Svetlana Alexijevich, além de jornalistas entre outras personalidades. Jornalistas são juristas.

Fonte: EfeGeneric

Sentiment score: POSITIVE

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>MP abre ação penal contra conselho formado pela oposição de Belarus
>>>>>Lukashenko mobiliza tropas e acusa oposição de tentar tomar o poder – August 18, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Presidente de Belarus faz alerta para população não protestar nas ruas – August 14, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Presidente de Belarus garante que protestos foram estimulados de fora do país – August 10, 2020 (EfeGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Alexandr Lukashenko 0 0 PERSON 3 O presidente de Belarus Alexandr_Lukashenko e: 1, Alexandr_Lukashenko: 1, Alexandr_Koniuk: 1
2 eleições 0 0 NONE 3 as eleições presidenciais: 1, as eleições: 2
3 nós 25 0 NONE 2 (tacit) nós: 2
4 oposição 0 0 NONE 2 a oposição: 2
5 a pena máxima 90 40 NONE 1 A pena máxima: 1
6 danificar a segurança nacional 40 40 NONE 1 danificar a segurança nacional: 1
7 prisão 0 40 NONE 1 prisão: 1
8 uma suposta ameaça de o exterior 0 30 NONE 1 uma suposta ameaça de o exterior: 1
9 o reconhecimento 110 0 NONE 1 o reconhecimento: 1
10 uma passagem pacífica de poder 110 0 NONE 1 uma passagem pacífica de poder: 1