Por: SentiLecto

Enquanto o número de mortos pelo novo coronavírus nos Estados Unidos superou nesta terça-feira o informado pela China, clínicas de campanha no Central Park ou no estádio que abriga o US Open ilustram a metamorfose surrealista de Nova York. A pandemia matou mais de mil nova-iorquinos e a capital financeira do país está em uma corrida contra o tempo para ampliar dramaticamente a habilidade hospitalara antes que os casos atinjam um pico.

Meia dúzia de barracas de campanha, equipadas com 68 leitos e dez respiradores, foram montadas no icônico parque de Manhattan. Espera-se que recebam pacientes com covid-19 a partir desta terça.

— Você vê filmes como «Contágio» e acredita que estão tão longe da realidade, que isso jamais ocorrerá. Ver ocorrer é bastante surreal — nquanto andava pelo parque, declarou à AFP Joanne Dunbar, de 57 anos, e.As ruas de Nova York, normalmente barulhentas, estão quase vazias. A enorme maioria das lojas está fechada, muita gente anda com máscaras e luvas – algumas pessoas até com capas de chuva transparentes ou máscaras de mergulho, embora faça sol – e o pessoal da limpeza dos edifícios tem mais trabalho do que jamais.

No supermercado D’Agostino, no East Village, o administradora Larry Grossman instalou espécies de escudos transparentes para proteger seus caixas dos clientes que possam estar doentes e pôs fitas para recordar as pessoas de que precisam conservar distância.

— Também temos muitos funcionários doentes e muitos outros e negam a trabalhar por temerem um contágio — contou à AFP.

Depois que o estado anunciou seu primeiro caso, a maioria dos casos e das mortes se concentra em Nova York, que se tornou depressa o epicentro do surto nos Estados Unidos , em 1º de março. O centro de convenções o corpo de engenharia de o Exército , que não tiverem a Covid-19 para acalmar a pressão em as clínicas que se concentrarem em o vírus , em o bairro de Hudson Yards , em Manhattan , modificou em oito dias Jacob Javits que vai aceitar doentes para receber quase 3.000 pacientes.

A alguns quarteirões dali, no Píer 90, ancorou na segunda-feira o imponente navio-hospital «USNS Comfort», com mil leitos, 12 centros cirúrgicos e pessoal médico de mais de mil pessoas, também para receber pacientes que não tiverem o vírus.

Se selecionaram outras regiões de a cidade como instalações médicas provisória, entre elas o Centro Nacional de Tênis Billie Jean King em Flushing Meadows-Corona Park, Queens, onde o torneio US Open acontece todo verão.

— As pessoas em Nova York estão em uma situação bastante difícil e o que estão tentando fazer de maneira apropriada é aproveitar as instalações existentes para descomprimir a ampliação de casos — declarou à CNN Anthony Fauci, o principal eexpertem denfermidadesinfecciosas da equipe do presidente Donald Trump.

A cifra também supera o número de mortos por coronavírus reportado na China: 3.309 pessoas.

Mais de 525 mil pessoas estão contagiadas com coronavírus no mundo completo, de acordo com dados da universidade de America Johns Hopkins, que mostram também que houve mais de 23 mil mortes e 120 mil pacientes recuperados.Nesse triste ranking, os Estados Unidos chegaram nesta quinta-feira ao primeiro lugar no número de pessoas infectadas pelo vírus SARS-CoV-2, com mais casos que a China e a Itália. Enquanto o jornal «The New York Times» fez uma estimativa assinalando que 81.321 pessoas estão, a Johns Hopkins declarou que o número de casos em território de America subiu para 82.404 infectadas.O número de casos no condado anglo subiu 50% na quinta-feira e outros 20% até meio-dia de sexta-feira, para um total de 1.465, alegou Garcetti em entrevista coletiva com o governador democrata, Gavin Newsom, a bordo do navio.Ao mesmo tempo que recuou da posição, trump declarou que está avaliando a quarentena de apelar para uma rápida reabertura da economia.

Na terça-feira 24 de março Deborah Birx, coordenadora da Casa Branca responsável pelava resposta ao coronavírus, alegou que todas as pessoas que deixaram Nova York tinham que permanecer confinadas por 14 dias. A cidade concentrava o maior número de casos de pessoas com Covid-19 nos Estados Unidos. Se os registraram de acordo com o a última atualização, até agora 157 mortes e cerca de 15 mil contagiados.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: NEUTRAL

Countries: United States, China

Cities: Corona

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Nova York vira cidade aparição sob conseqüência do novo coronavírus
>>>>>Mais de 500 mil pessoas foram infectadas por coronavírus no mundo, diz estudo – March 27, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Casos confirmados de coronavírus nos EUA alcançam maior número no mundo, passando China e Itália – March 26, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>EUA estão virando novo foco da pandemia do coronavírus, aponta OMS – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Distanciamento, quarentena e escolas fechadas é combinação mais eficaz para controlar Covid-19, diz estudo – March 24, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Embaixador dos EUA culpa China por ameaça global de coronavírus – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Asiáticos-americanos não são responsáveis pelo coronavírus e precisam de proteção, diz Trump – March 24, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>China informa não ter registrado contágio local por coronavírus nesta quarta – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Contexto: China tentou abafar alarme sobre coronavírus no início, mas depois retardou sua disseminação global – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>EUA e México concordam em restringir viagens não essenciais pela fronteira compartilhada, diz Trump – March 20, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump diz que vai invocar Ato de Produção de Defesa contra coronavírus – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Los Angeles pode igualar Nova York em casos de coronavírus em dias – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Trump diz que pode colocar Nova York, Nova Jersey e Connecticut em quarentena – March 28, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Trump diz que não permitirá danos de longa duração à economia dos EUA; retira cidadãos do Brasil – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>EUA ultrapassam China em número de pessoas infectadas por coronavírus – March 27, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>China anuncia fim de restrições de deslocamentos em Wuhan, berço do coronavírus – March 24, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>China intensifica medidas para conter aumento de casos importados da Covid-19 – (EfeGeneric)
>>>>>>>
>>>>>>>>>>Estudo aponta que taxa de mortalidade em Wuhan ficou abaixo da estimativa – March 19, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Chefe médico chinês pede que Europa seja mais proativa no combate a Covid-19 – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>Trump diz que ‘não é fácil’ conseguir máscaras e ventiladores para Estados norte-americanos – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 pessoas 0 50 NONE 7 algumas pessoas: 1, 3.309 pessoas: 1, pessoas: 2, As pessoas: 1, 81.321 pessoas: 1, as pessoas: 1
2 Donald Trump 0 0 PERSON 5 (tacit) ele/ela (referent: Trump): 4, Trump: 1
3 os Estados_Unidos 0 0 PLACE 5 (tacit) eles (referent: os Estados_Unidos): 1, os Estados_Unidos: 4
4 Nova York 0 0 PERSON 4 Nova_York: 4
5 coronavírus 0 0 NONE 4 coronavírus: 1, coronavírus reportado: 1, o coronavírus: 1, o novo coronavírus: 1
6 doentes 100 220 NONE 3 doentes: 3
7 Johns Hopkins 0 70 PERSON 3 A Johns_Hopkins: 1, Johns_Hopkins: 2
8 Larry Grossman 0 0 PERSON 3 (tacit) ele/ela (referent: o gerente Larry_Grossman): 2, o gerente Larry_Grossman: 1
9 casos 0 0 NONE 3 mais casos: 1, os casos: 2
10 mortes 0 140 NONE 2 as mortes: 1, 157 mortes: 1