Por: SentiLecto

Os seres humanos vivem uma média de 5,5 anos a mais agora do que no começo deste século, já que a expectativa de vida mundial passou de 66,5 para 72 anos, mas esse e outras progressões poderiam ser diminuídos com a pandemia da Covid-19, alerta nesta quarta-feira um relatório da Organização Mundial da Saúde . As Estatísticas Mundiais de Saúde publicadas anualmente pela organização, que ainda não incluem dados sobre 2020 e, portanto, não mostram o efeito do novo coronavírus, mencionam progressões que se os ameaça ainda por a pandemia, realçou a OMS, que realça que ainda existe uma enorme lacuna entre os países desenvolvidos, enquanto nos países em desenvolvimento é de 62,7 anos, onde o indicador atinge 80,8 anos , ao exibi os novos dados. «As pessoas têm uma vida mais longa e saudável. A desvantagem é que a melhoria é bastante lento para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e que vai retroceder com a Covid-19», declarou Tedros Adhanom Ghebreyesus em comunicado. Tedros Adhanom Ghebreyesus é o diretor-geral da OMS.

Faz 3 meses, desde meados a Europa vinha sendo o » epicentro » de a pandemia, em os vocábulos de o próprio diretor-geral de a OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, mas o maior número de casos diários nas últimas semanas, com países como Estados Unidos, Brasil, México, Peru e Canadá especialmente afetados, fez com que o continente de America atingisse essa marca negativa.»Parecemos… estar evitando a realidade desconfortável de que precisamos voltar à vigilância de saúde pública», ddeclarouRyan no briefing. «Precisamos voltar para onde teríamos que estar meses atrás: encontrar casos, rastrear casos, examinar casos, isolar pessoas com exames positivos, colocar contatos em quarentena».Ainda segundo a Organização Mundial de Saúde, de maneira bastante clara, o foco da pandemia está localizado no continente de Americade America, que em breve vai superar a Europa em quantidade de pessoas que foram contagiadas.

Na terça-feira 05 de maio – Líderes indígenas do Brasil pediram à Organização Mundial da Saúde a criação de um fundo de emergência para aauxiliara proteger suas comunidades da ameaça da pandemia de coronavírus. Muitos dos 850 mil indígenas do país moravam em áreas remotas da Amazônia com acesso restringido ao atendimento de saúde, e grupos indígenas declaravam que o governo do presidente Jair Bolsonaro não incluiu suas comunidades nos planos nacionais de guerrazinha ao vírus. Em uma carta ao chefe da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, eles pediram assistência para obter equipamentos de proteção pessoal indisponíveis para os profissionais de saúde que trabalhavam em reservas e aldeias. Joenia Wapichana, a líder do pedido à OMS e a primeira mulher indígena eleita ao Congresso brasileiro, à Reuters. » declarou: » era uma verdadeira emergência».Os indígenas estavam vulneráveis e não têm proteção.» O número de indígenas de Brasil mortos pelo vírus subiu para 18, declarou a organização indígena Apib, mas o governo só registrou oficialmente seis. Isso porque a Secretaria Especial de Saúde Indígena só relatava mortes em aldeias, e não as de membros de tribos que se mudaram para áreas urbanas. Até domingo se havia confirmado que 107 indígenas da Amazônia estavam contagiados, 59 deles no extremo norte do rio Amazonas, perto das fronteiras com a Colômbia e o Peru, declarou a Apib. A Coordenação de Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira se queixou da falta de exames e da ausência de assistência do Sesai para pessoas que viviam fora das aldeias tradicionais em cidades como Manaus, onde os casos de vírus estavam sobrecarregando as clínicas. Nelson Teich declarou que proteger os povos indígenas era uma prioridade. Nelson Teich é o novo ministro da Saúde. A Fundação Nacional do Índio proibiu missionários cristãos de evangelizarem tribos isoladas durante a epidemia para evitar o contágio. O pedido dos grupos indígenas veio um dia depois de uma carta aberta mandada por dezenas de artistas, músicos e atores internacionais a Bolsonaro apelando para que ele proteja os indígenas brasileiros. Entre os signatários estavam os artistas Ai Weiwei e David Hockney, os músicos Sting e Paul McCartney, os atores Glenn Close e Sylvester Stallone e a apresentadora e atriz Oprah Winfrey.

Enquanto os países com menor expectativa de vida na região são Bolívia , Guatemala e República Dominicana, no continente de America, a Costa Rica lidera as estatísticas, seguida por Cuba e Panamá , de acordo com a OMS.

O continente de America superou a Europa nas últimas horas em número de casos do novo coronavírus, com 1,74 milhão em comparação a 1,73 milhão no Velho Continente, segundo estatísticas divulgadas nesta terça-feira pela Organização Mundial de Saúde .

A expectativa de vida do Brasil em 2016 era de 75,1, mesmo número da Colômbia. Já na Argentina era de 76,9 anos, 76,4 no Chile, 76,6 no México, 75,9 no Peru e 74,1 na Venezuela, segundo o relatório.

Apesar do grande hiato entre os países ricos e pobres, isso vem diminuindo ao longo do século, pois, nas nações mais desenvolvidas aumentou somente três anos, enquanto a expectativa média de vida nos países em desenvolvimento ampliou 11 anos entre 2000 e 2016.

As estatísticas também revelam aprimoramentos no acesso aos cuidados de saúde para a prevenção de enfermidades como Aids, malária ou tuberculose, bem como nos serviços de maternidade, o que diminuiu pela metade a mortalidade infantil entre 2000 e 2018, realça o relatório.

Em outros indicadores, a OMS adverte para uma interrupção da melhoria, por exemplo, na área de imunização ou no tratamento de enfermidades não infecciosas, que em 2016 provocaram 70% das mortes mundiais .

Tedros declarou: «A pandemia recordou a necessidade urgente de todos os países investirem em sistemas de saúde fortes, como a melhor defesa contra surtos como a Covid-19 e outras ameaças que o mundo enfrenta todos os dias». EFE

Fonte: EfeGeneric

Sentiment score: POSITIVE

Countries: Bolivia, Venezuela, Peru, Panama, Mexico, Guatemala, Dominican Republic, Cuba, Costa Rica, Colombia, Chile, Brazil, Argentina

Cities: Panama, Mexico

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>OMS adverte que Covid-19 ameaça diminuir expectativa de vida no mundo
>>>>>Continente americano se torna região com mais casos de Covid-19 – (EfeGeneric)
>>>>>Mundo precisa retomar vigilância de saúde pública na luta contra a Covid-19, diz OMS – May 08, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>UE quer análise sobre papel da OMS na crise do coronavírus – May 07, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Povos indígenas do Brasil pedem fundo de emergência à OMS para combater coronavírus – May 05, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Dados do Google mostram tendência variada em obediência a isolamento no Brasil; EUA e Austrália caem – May 01, 2020 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>China ironiza reação dos EUA ao coronavírus em animação no estilo Lego – May 04, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump se diz confiante de que coronavírus pode ter se originado em laboratório chinês – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>China ironiza reação dos EUA ao novo coronavírus em animação no estilo Lego – May 04, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>China rebate acusação de Trump e afirma não ter interesse em interferir nas eleições dos EUA – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>OMS alerta contra fim precipitado de paralisações em decorrência do coronavírus – (Extraoglobo-pt)
>>>>>OMS diz que casos de infecção por novo coronavírus já são mais de 4 milhões – (EfeGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 OMS 0 80 ORGANIZATION 5 a OMS: 5
2 países 130 70 NONE 5 os países: 3, os países ricos e pobres: 1, os países desenvolvidos: 1
3 continente 0 0 NONE 5 O continente americano: 1, o continente americano: 4
4 Tedros Adhanom Ghebreyesus 0 0 PERSON 4 Tedros: 1, Tedros_Adhanom_Ghebreyesus (apposition: o diretor-geral de a OMS): 1, Tedros_Adhanom_Ghebreyesus: 2
5 nós 0 0 NONE 4 (tacit) nós: 4
6 pessoas 0 0 NONE 4 pessoas: 3, As pessoas: 1
7 pandemia 0 150 NONE 3 a pandemia: 2, A pandemia: 1
8 Estatísticas Mundiais de Saúde 80 0 ORGANIZATION 3 As Estatísticas_Mundiais_de_Saúde publicadas anualmente por a organização e portanto: 2, (tacit) eles/elas (referent: As Estatísticas_Mundiais_de_Saúde publicadas anualmente por a organização e portanto): 1
9 a Europa 0 0 PLACE 3 a Europa: 3
10 estatísticas 0 0 NONE 3 estatísticas divulgadas: 1, As estatísticas: 1, as estatísticas: 1