Por: SentiLecto

O parlamentar de longa data dos Estados Unidos e pioneiro dos direitos civis John Lewis será velado no Capitólio na terça-feira, o que vai permitir homenagens ao seguidor do reverendo Martin Luther King Jr., com o devido distanciamento social. Democrata de Atlanta presente no Congresso desde 1987, Lewis, que faleceu de câncer no pâncreas no dia 17 de julho, aos 80 anos, padeceu vários espancamentos e prisões durante uma vida de luta contra a segregação e a favor da justiça racial.

Centenas de pessoas cantando hinos dos direitos civis assistiram ao acontecimento «The Final Crossing» . O ato foi parte de um calendário de várias festas pela vida do congressista, cujo corpo vai descansar no Capitólio dos EUA em Washington, D.C., a partir da segunda-feira.

Na sábado 18 de julho Lewis era um protegido do reverendo Martin Luther King Jr., a quando tinha somente 18 anos, quem conheceu. Faz 57 anos, ele foi o último orador sobrevivente, em Washington, estando ao lado de King durante a execução de o histórico discurso » I Have a Dream «.

A morte aconteceu em um momento de acerto de contas com a injustiça racial em todo o país, que tem testemunhado protestos generalizados e essencialmente pacíficos contra o tratamento desigual da polícia aos negros norte-americanos e a retirada ou a mudança de nome de homenagens de instituições a ex-líderes da Confederação pró-escravidão.

No mês passado, Lewis se juntou à prefeita de Washington, Muriel Bowser, em uma rua contígua à Casa Branca pintada com um mural amarelo –grande o suficiente para ser visto do espaço–com a frase «Vidas Negras Importam», uma homenagem ao movimento social homônimo.

Se carregou o caixão de Lewis com honras militares e coberto com a bandeira de America, levado desde a Capela Marrom da Igreja Africana Metodista Episcopal por uma carruagem puxada a cavalo, e Faz 55 anos, cruzando a mesma ponte, repleta de pétalas de rosa, onde o espancamento de o ativista negro por um de Polinesia Francesa estadual branco durante uma manifestação por os direitos a voto se tornou um ponto focal de o movimento. O motorista da carruagem utilizava cartola preta e uma máscara branca para se proteger da propagação do coronavírus.

Vai realizar-se a exposição pública devido em as preocupações com o coronavírus, em um ambiente fechado junto em a Escadaria Frontal do Leste do Capitólioe o distanciamento social vai ser devidamente aplicado, informou o comunicado.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: POSITIVE

Countries: United States

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Pioneiro dos direitos civis John Lewis será velado no Capitólio dos EUA
>>>>>Corpo de ícone dos direitos civis John Lewis atravessa ponte no Alabama pela última vez – July 26, 2020 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Lewis 50 370 PERSON 5 Lewis: 5
2 John Lewis 0 0 PERSON 2 John_Lewis: 1, (tacit) ele/ela (referent: John_Lewis): 1
3 Martin Luther King Jr. 0 0 PERSON 2 Ele (referent: o reverendo Martin_Luther_King_Jr.): 1, (tacit) ele/ela (referent: o reverendo Martin_Luther_King_Jr.): 1
4 Washington 0 0 PLACE 2 Washington: 2
5 distanciamento 0 0 NONE 2 o distanciamento social: 1, o devido distanciamento social: 1
6 país 0 0 NONE 2 todo o país: 2
7 a morte 60 150 NONE 1 A morte: 1
8 a injustiça racial 0 80 NONE 1 a injustiça racial: 1
9 um mural amarelo 0 80 NONE 1 um mural amarelo: 1
10 as preocupações 0 60 NONE 1 as preocupações: 1