Por: SentiLecto

– Milhares de pessoas foram às ruas na cidade rde Rusiade Khabarovsk, neste sábado, para pqueixar-secontra a fmaneiracomo o presidente Vladimir Putin está lidando com uma crise política regional e a suspeita de envenenamento de seu principal oinimigo «Putin, vá tomar infusão», enquanto marchavam na principal via pública da cidade, entoavam os manifestantes , em referência ao caso do político de oposição Alexei Navalny, que ficou gravemente doente este mês após beber uma xícara de infusão na cafeteria de um aeroporto. Se transportou Navalny que está em coma induzido em uma clínica de Berlim,, de 44 anos, para a Alemanha em a semana passada após ter em a Sibéria, para Moscou desmaiado durante um voo que ia de a cidade de Tomsk,. Moradores de Khabarovsk, a cerca de 6.110 quilômetros a leste de Moscou, começaram a realizar protestos semanais após a prisão de Sergei Furgal, o popular governador da região, em 9 de julho, sob denúncias de homicídio, que ele nega. Apoiadores de Furgal declaram que se estimula a prisão politicamente. No ato deste sabado, manifestantes seguravam cartazes delatando a «repressão» e a «ditadura», exigindo que Furgal seja libertado e possa voltar à cidade. Alguns também disseram solidarierdade aos inimigos do líder de Bielorrusia Alexander Lukashenko, que é amigo de Putin há muito tempo e tem enfrentado protestos públicos há semanas devido a denúncias de fraudes eleitorais na votação presidencial de 9 de agosto.

O primeiro-ministro polonês, Mateusz Morawiecki, escreveu no Twitter que a Polônia «exige que a Rússia recolha imediatamente os planos de intervenção militar em Belarus sob a falsa desculpa de ‘restaurar o controle’ –um ato hostil, quebra de leis internacionais e de direitos humanos do povo bielorrusso, que deveria estar livre para decidir seu próprio destino».»Eu declarou que a Rússia irá satisfazer todas as suas deveres. Alexander Grigorivich me pediu para instituir uma força de polícia reserva e eu o fiz. Mas consentimo que se a utilizará não a não ser que a situação fique fora de controle».»Para um inquérito, tem que haver um motivo. Primeiro, há que encontrar a substância e estabelecer qual foi o motivo do estado dele. Nesse momento, constatamos que o paciente está em coma», declarou o representante do Kremlin, em declarações concedidas à veículos de ijornalismolocais.O Ministério do Interior declarou que começou um inquérito preliminar do caso, mas que isso é comum.

Na sábado 22 de agosto seriamente doente, se transportou o crítico de o Kremlin Alexei Navalny em a Alemanha para tratamento médico em este sábado, a partir da cidade de Omsk, em uma ambulância aérea que o levou a uma clínica de Berlim.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: NEGATIVE

Countries: Russian Federation

Cities: Tomsk

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>“Putin, vá tomar infusão”: cidade de Rusia registra novo protesto anti-Kremlin
>>>>>Putin diz que Rússia preparou força policial para ajudar líder de Belarus se necessário – August 27, 2020 (Extraoglobo-pt)
>>>>>Governo russo não investigará suposto envenenamento de Navalny, diz porta-voz – August 25, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Aliados de Navalny acusam Kremlin de impedir sua transferência para a Alemanha – August 21, 2020 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Líder da oposição russa é internado com suspeita de envenenamento – August 20, 2020 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>Mulher de Navalny pede que Putin libere transferência do marido para Alemanha – August 21, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>França e Alemanha se dispõem a acolher opositor russo supostamente envenenado – August 20, 2020 (EfeGeneric)
>>>>>Procuradores da Rússia dizem não haver necessidade de investigação criminal de caso Navalny – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 eu 15 0 NONE 8 (tacit) eu: 6, Eu: 1, me: 1
2 Mateusz Morawiecki 0 0 PERSON 4 Mateusz_Morawiecki (apposition: O primeiro-ministro polonês): 1, (tacit) ele/ela (referent: Mateusz_Morawiecki): 3
3 ambulância 0 160 NONE 2 uma ambulância aérea: 2
4 protestos 0 80 NONE 2 protestos semanais: 1, protestos públicos: 1
5 Alexander Lukashenko 160 0 PERSON 2 Alexander_Lukashenko: 2
6 Alexander Grigorivich 0 0 PERSON 2 o (referent: Alexander_Grigorivich): 1, Alexander_Grigorivich: 1
7 Navalny 0 0 PERSON 2 Navalny: 2
8 a Alemanha 0 0 PLACE 2 a Alemanha: 2
9 a Rússia 0 0 PLACE 2 a Rússia: 2
10 cidade 0 0 NONE 2 a cidade: 2