Por: SentiLecto

Em 2 dias, Mike Pompeo vai vir a o Brasil sexta-feira, dia 18, para tratar de temas relacionados em a Venezuela. Mike Pompeo é o secretário de Estado de America.Pompeo se vai reunir com autoridades de Brasil, entre as quais Ernesto Araújo em Boa Vista, Roraima. Ernesto Araújo é o ministro das Relações Exteriores. A vinda do emissário do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que daí a escolha do local para a visita, na fronteira entre o Brasil e o país vizinho, onde Pompeo terá que conversar com imigrantes de Venezuelade Venezuela que deixaram o país em busca de uma vida melhor, tem por objetivo debater a situação na Venezuela e suas consequências, principalmente na região.

O painel desta terça-feira para as Américas inicia às 10h e vai ddebatera Proteção dos Direitos das Pessoas Privadas de Liberdade, e vai ter nomes como a defensora pública Caroline Tassara, coordenadora de Audiências de Custódia da DPRJ; Luis Lanfredi, do CNJ; Mariano Patricio Maciel; defensor público federal argentino; Jo-Ann Wallace, CEO da National Legal Aid & Defender Association ; Glenda Carolina Ayala Mejía chefe do Comitê Nacional para a Prevenção da Tortura de Honduras, e André Castro, defensor público do Rio de Janeiro.

Na sexta-feira 04 de setembro Mike Pompeo anunciou sanções contra a presidente do Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela, Indira Alfonzo, o diretor do órgão, José Luis Gutiérrez, o procurador-geral do país, Reinaldo Muñoz Mike Pompeo é o secretário de Estado dos EUA., e David de Lima, ex-gobernador do estado de Anzoátegui.

Brasil, EUA e mais de 50 países não reconhecem o chavista Nicolás Maduro como presidente da Venezuela, e sim o líder da oposição Juan Guaidó, que foi proclamado presidente interino no começo do ano passado. Se considera reeleito o governo de Maduro, em 2018, ilegítimo, mas continua firme e conta com o suporte de nações de peso, como Rússia e China.

No fase difícil que o país cruza, operadores do Direito mundo afora têm tomado diversas medidas importantes para garantir o acesso à justiça a grupos vulneráveis, bem como outros direitos básicos aos mais afetados pela pandemia. Esse foi um dos importantes assuntos tratados no painel de abertura da 4ª Conferência Internacional sobre Acesso à Assistência Jurídica em Sistemas de Justiça Criminal, na manhã desta segunda-feira . Organizado pela Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, o acontecimento online continua até sexta-feira.

A expectativa é que Pompeu vai visitar outros países amazônicos, além do Brasil. Estão no roteiro Suriname, Guiana e Colômbia

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: POSITIVE

Countries: United States, Colombia, Russian Federation, China, Brazil

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Secretário de Estado dos EUA vai vir ao Brasil na sexta-feira
>>>>>Efeitos da pandemia sobre populações vulneráveis foi tema do 1º dia de evento internacional sobre Direito – September 15, 2020 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Brasil 0 0 PLACE 4 o Brasil: 2, Brasil EUA e: 1, Brasil: 1
2 país 0 0 NONE 3 o país: 2, o país vizinho: 1
3 Donald Trump 180 0 PERSON 2 Donald_Trump: 2
4 expectativa 100 0 NONE 2 A expectativa: 2
5 o líder de a oposição juan_guaidó 30 0 NONE 2 o líder de a oposição Juan_Guaidó: 2
6 presidente 15 0 NONE 2 o presidente: 1, proclamado presidente interino: 1
7 Mike Pompeo 0 0 PERSON 2 Mike_Pompeo (apposition: O secretário de Estado americano): 1, Mike_Pompeo (apposition: o secretário de Estado_dos_EUA): 1
8 Pompeo 0 0 PERSON 2 Pompeo: 2
9 imigrantes 0 0 NONE 2 imigrantes venezuelanos: 2
10 garantir o acesso em a justiça a grupos vulneráveis outros direitos básicos a os mais afetados por a pandemia 165 225 NONE 1 garantir o acesso em a justiça a grupos vulneráveis outros direitos básicos a os mais afetados por a pandemia: 1