Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Naoto Kan Barack Obama David Cameron and Jacob Zuma 20100625

O ex-presidente da África do Sul Jacob Zuma voltou a declarar nesta terça-feira que enquanto estava no poder, mesmo após um juiz ter anunciado que vai pedir ao Tribunal Constitucional uma pena de prisão devido à recusa, não pretende prestar dtestemunhonaosiinquéritospor suposta corrupção.

«É triste que o senhor Zuma tenha decidido não comparecer hoje perante a delegação, desafiando intimações e uma ordem emitida pelo mais alto tribunal do país . É ainda mais triste que Zuma o faça como antigo chefe de Estado. Isto é bastante grave. Vão reinar a ilegalidade e o caos», declarou o juiz Raymond Zondo, que tem liderado a inquérito do caso conhecido como «a Captura do Estado» durante mais de dois anos, se for permitido.O juiz que preside a delegação que investiga a suposta corrupção acontecida na África do Sul durante o mandato do ex-presidente Jacob Zuma anunciou nesta segunda-feira que recorrerá ao Tribunal Constitucional do país para pedir a prisão do ex-mandatário por se negar a depor.

O Tribunal Constitucional é o mais alto Tribunal do sistema judicial de Portugal e o único Tribunal português cujas resoluções são definitivas e inapeláveis.

«Não é a lei que eu desafio, mas alguns juízes ilegais que se afastaram da sua posição constitucional por conveniência política», declarou Zuma em documento de 12 páginas no qual, no final da segunda-feira, disse a sua posição após os últimos eventos judiciais no caso.

Quando abdicou, jacob Gedleyihlekisa Zuma Gcb é um político de Sullanade Sullana que foi presidente da Africa do Sul, após o triunfo de seu partido nas votações gerais de 2009, até 14 de fevereiro de 2018.

Fonte: EfeGeneric

Sentiment score: NEGATIVE

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Sob risco de prisão, Zuma declara que não deporá em caso de suposta corrupção
>>>>>Juiz pedirá prisão de ex-presidente sul-africano por ter se negado a depor – February 15, 2021 (EfeGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 eu 0 160 NONE 6 (tacit) eu: 5, eu: 1
2 Jacob Zuma 0 0 PERSON 5 Zuma: 2, o senhor Zuma: 1, (tacit) ele/ela (referent: Zuma): 1, o (referent: o senhor Zuma): 1
3 comissão 0 0 NONE 3 a comissão: 3
4 esta 0 0 NONE 3 esta: 3
5 alguns juízes ilegais de a sua posição constitucional por conveniência política 100 160 NONE 2 alguns juízes ilegais de a sua posição constitucional por conveniência política: 2
6 Jacob_Gedleyihlekisa_Zuma_Gcb 0 30 OTHER 2 Jacob_Gedleyihlekisa_Zuma_Gcb: 1, (tacit) ele/ela (referent: Jacob_Gedleyihlekisa_Zuma_Gcb): 1
7 Raymond Zondo 120 0 PERSON 2 o juiz Raymond_Zondo: 2
8 poder 100 0 NONE 2 o poder: 2
9 Tribunal Constitucional 0 0 ORGANIZATION 2 o Tribunal_Constitucional: 1, O Tribunal_Constitucional: 1
10 caso 0 0 NONE 2 o caso conhecido: 1, o caso: 1