Por: SentiLecto

Um total de 56 pessoas foram mortas em ataques separados, na terça-feira, no Afeganistão; um contra uma clínica de Cabul e outro contra um enterro, declararam autoridades de saúde nesta quarta-feira. Tedros Adhanom Ghebreyesus declarou ter ficado chocado com o ataque que atingiu a maternidade gerenciar pela organização Médicos sem Fronteiras. Tedros Adhanom Ghebreyesus é o diretor-geral da Organização Mundial de Saúde .

Na terça, três homens armados invadiram a maternidade de uma clínica de Cabul. Os terroristas foram mortos após uma operação das forças de segurança armadas, que evacuaram as crianças feridas. Waheed Majroh declarou que pelo menos 24 pessoas faleceram no ataque e 16 ficaram feridas. Waheed Majroh é o vice-ministro da Saúde. Entre as vítimas estavam recém-nascidos.

O MSF confirmou em um tuíte que se agrediu a clínica e que funcionários e pacientes estavam sendo retirados. Poucas horas antes, a entidade havia tuitado uma fotografia de um bebê recém-nascido na maternidade nos braços da mãe depois de uma cesárea de emergência.

Na quinta-feira 23 de abril a Organização Mundial da Saúde alegou que anunciaria uma «cooperação emblemática» para agilizar o desenvolvimento, a produção e a utilização de remédios, testes e vacinas seguros e eficazes para prevenir, diagnosticar e tratar a Covid-19.

— Instalações médicas jamais teriam que ser um alvo — declarou Tedros, em Genebra.

Em outro ataque, um homem-bomba acionou os explosivos durante um enterro na província de Nangahar, no Leste. O porta-voz do ministro da Saúde da província de Kandahar, Zaher Adel, alegou que 32 pessoas faleceram e 132 ficaram feridas. Se reivindicou este ataque por o Estado Islâmico.

Na sua vez, «Como resultado do atentado suicida, 24 participantes do enterro faleceram e outros 67 ficaram feridos», declarou em comunicado completando que alguns dos feridos estão «em estado crítico». Comunicado é a salinha do governador da província.A OMS, que está enfrentando um déficit de financiamento de 1,3 bilhão de dólares em meio ao esforço de guerrazinha à Covid-19, emitiu o apedidopor mais vigilância no momento em que muitos países, como Estados Unidos, Suíça, México e Alemanha, se empenham em reativar suas economias, abaladas pela pandemia.

O Talibã em um comunicado nesta quarta-feira alegou: «A partir de agora, a responsabilidade por uma nova escalada da violência e suas ramificações vai cair diretamente sobre os ombros do governo de Cabul».

Por outro lado, o bairro abriga muitos membros da comunidade hazara afegã, uma minoria majoritariamente xiita que os sunitas de o Estado Islâmico já agrediram antes ela , inclusive em uma cerimônia em Cabul em a qual recordavam a morte de um de seus líderes em março.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: NEGATIVE

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Sobe para 56 o número de mortos em dois ataques no Afeganistão; um dele contra uma maternidade
>>>>>Recém-nascidos estão entre 13 mortos de ataque a hospital de Cabul – May 12, 2020 (Extraoglobo-pt)
>>>>>Atentado suicida durante funeral deixa pelo menos 24 mortos no Afeganistão – May 12, 2020 (EfeGeneric)
>>>>>Mundo precisa retomar vigilância de saúde pública na luta contra a Covid-19, diz OMS – May 08, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>UE quer análise sobre papel da OMS na crise do coronavírus – May 07, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Povos indígenas do Brasil pedem fundo de emergência à OMS para combater coronavírus – May 05, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Dados do Google mostram tendência variada em obediência a isolamento no Brasil; EUA e Austrália caem – May 01, 2020 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>China ironiza reação dos EUA ao coronavírus em animação no estilo Lego – May 04, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump se diz confiante de que coronavírus pode ter se originado em laboratório chinês – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>China ironiza reação dos EUA ao novo coronavírus em animação no estilo Lego – May 04, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>China rebate acusação de Trump e afirma não ter interesse em interferir nas eleições dos EUA – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>OMS alerta contra fim precipitado de paralisações em decorrência do coronavírus – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 ataque 0 0 NONE 5 outro ataque: 1, o ataque: 3, Este ataque: 1
2 pessoas 0 140 NONE 3 24 pessoas: 1, 32 pessoas: 1, 56 pessoas: 1
3 Tedros 0 75 PERSON 2 Tedros_Adhanom_Ghebreyesus (apposition: O diretor-geral de a Organização_Mundial_de_Saúde): 1, Tedros: 1
4 OMS 100 0 ORGANIZATION 2 A OMS em a Covid-19: 2
5 Cabul 0 0 PLACE 2 Cabul: 2
6 Organização Mundial da Saúde 0 0 ORGANIZATION 2 (tacit) ele/ela (referent: a Organização_Mundial_da_Saúde): 1, a Organização_Mundial_da_Saúde: 1
7 Suíça México e Alemanha 0 0 PLACE 2 Suíça México e Alemanha: 1, (tacit) eles/elas (referent: Suíça México e Alemanha): 1
8 comunicado (apposition: o gabinete de o governador de a província) 0 0 NONE 2 (tacit) ele/ela (referent: comunicado): 2
9 esta 0 0 NONE 2 esta: 2
10 funeral 0 0 NONE 2 um funeral: 2