Por: SentiLecto

Enquanto caminhava na Avenida Nossa Senhora de Copacabana, Zona Sul do Rio, nesta terça-feira, dia 4, e Faz 7 meses, conversava com o irmão por telefone, era para o advogado Roger Hanna Bassil, presidente líbico de Janeiro. Se a silenciou em seguida, no entanto, de repente escutou um forte barulho e a ligação. Em Beirute, no Líbano, uma explosão de grandes proporções arrasava tudo o que estava nas redodezas. Para Bassil, aquele momento foi de susto e grande preocupação com seus muitos parentes que vivem na capital de Libano.

O incidente foi tão forte que se arruinaram janelas de casas e vitrines de lojas a quilômetros de distância do local, segundo registros nas redes sociais.

— Toda a minha família praticamente mora no Líbano. Eu estava conversando com meu irmão quando ocorreu a explosão bem no porto, que fica no centro beirão. Apesar de ser capital, é pequena, é uma cidade litorânea e se comparada a outras cidades. Ele estava próximo, mas não se feriu, teve somente perdas materiais. O carro dele teve vidros quebrados com a força da explosão — contou Bassil, que veio para o país no final da adolescência.

O advogado declarou ao EXTRA que, ao ouvi um som bastante alto, «tomou um grande susto». Depois, não conseguiu mais escutar o irmão e, conhecendo o contexto político da região, ficou inquietado.

— O telefone dele tem que ter caído, mas quem se assustou fui eu aqui. Escutai a explosão e ele desapareceu. Eu estava caminhando na Nossa Senhora de Copacabana quando ocorreu. Graças a Deus ele regressou a ligação para adverti que estava bem. Ele fez chamada de vídeo e mostrou a fumaça chegando perto e eu falei «sai daí». Não teve muito tempo. Ele entrou no carro, parou e viu que o telhado estava quebrado. Fiquei mais tranquilo de saber que ele estava bem. Mas é bastante triste o que houve. O Líbano não merece isso não. Alguns amigos tiveram tudo arruinado.

Beirute: Grande explosão em região próxima ao porto e deixa ao menos 50 mortos

— Naquele cais do porto não existe esse armazém de fogos de subterfúgio. Vamos ver que realmente não era nada disso. Foi tudo calculado — declarou Bassil, adicionando que, em sua visão, o edifício abrigava carregamento do Hezbollah.

O governo, apoiado pelo Hezbollah e seus aliados, tem se esforçado para realizar reformas exigidas pela comunidade internacional. Se suspenderam as negociações com o Fundo Monetário Internacional para um empréstimo de US $ 10 bilhões e o governo apelou por assistência de países de o Golfo — principalmente Kuwait, Iraque e Catar.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: NEUTRAL

Countries: Lebanon, Colombia

Cities: Copacabana

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Telefonema entre irmãos , um de eles em o Rio , suspendeu telefonema entre irmãos um em Beirute : ‘ Susto ‘
>>>>>Grande explosão atinge Beirute em região próxima ao porto e deixa ao menos 10 mortos – August 04, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Explosão na área portuária de Beirute sacode a capital do Líbano, dizem fontes – August 04, 2020 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Roger Hanna Bassil 0 0 PERSON 5 o advogado Roger_Hanna_Bassil: 1, Bassil: 4
2 eu 0 0 NONE 5 Eu: 2, eu: 2, (tacit) eu: 1
3 o Líbano 0 0 PLACE 3 O Líbano: 1, o Líbano: 2
4 susto 50 80 NONE 2 susto: 1, um grande susto: 1
5 tudo 0 50 NONE 2 tudo calculado: 1, tudo destruído: 1
6 governo 110 0 NONE 2 O governo: 1, o governo: 1
7 Beirute 50 0 PLACE 2 Beirute: 1, Beirute Grande explosão em região próxima a o porto e: 1
8 irmão 0 0 NONE 2 o irmão: 1, meu irmão: 1
9 parentes 0 0 NONE 2 seus muitos parentes: 2
10 porto 0 0 NONE 2 o porto: 2