Por: SentiLecto

A Comissão Europeia sugeriu nesta quarta-feira um esquema de jornada de trabalho diminuída baseado no programa Kurzarbeit da Alemanha para auxiliar as pessoas a enquanto a pandemia de coronavírus atinge as economias do bloco de 27 países, conservarem seus empregos.

Ao anunciar o esquema por mensagem de vídeo, a chefe da Comissão, Ursula von der Leyen, não deu detalhes sobre como ele será financiado, declarando somente que seria garantido por todos os países da UE – uma pista de que poderia estar vinculado ao Orçamento da UE.

«As companhias estão pagando salários a seus funcionários, mesmo que, no momento, não estejam ganhando dinheiro. A Europa agora irá apoiar, com uma nova iniciativa», declarou von der Leyen.

A nova lei de emergência, que entrou em forcita nesta terça, intensificou as vozes críticas, temendo que a medida seja a gota d’água para a democracia húngara. Em seu Twitter, o ex-primeiro-ministro de Italia Matteo Renzi defendeu que a Hungria seja expulso da União Europeia caso a medida não seja revogada. O diretor do braço húngaro da Anistia Internacional, David Vig, declarou que a legislação dá ao premier “carta branca para limitar os direitos humanos”.

Na terça-feira 17 de março Líderes da União Europeia consentiram em fechar as fronteiras da Europa por 30 dias para impedir a propagação do coronavírus, mas também em estabelecer vias rápidas nas divisas de seus países para conservar a circulação de mercadorias, declararam os próprios líderes do bloco após uma videoconferência.

«O objetivo é auxiliar a Itália, a Espanha e todos os outros países que foram duramente atingidos. E o vai fazer graças à solidariedade de outros Estados membros», ddeclarouela.

Na sua vez, contexto: Saiba o que deu errado na Itália, país que registra maior número de mortes

De acordo com o antigo esquema de Alemania, o governo paga parte do salário de um trabalhador quando as companhias cortam suas horas diante de uma desaceleração para impedir que eles percam o emprego por inteiro.

A Comissão informou que mais detalhes de seus planos vão estar disponíveis na quinta-feira.

«Dessa maneira, se poupa as pessoas de o buraco em suas carteiras durante a crise. Elas podem continuar pagando seus aluguéis e adquirindo o que precisam. E isso também tem um efeito positivo na economia», alegou ela.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

Countries: Italy

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>UE sugere esquema de jornada de trabalho diminuída para evitar demissões por vírus
>>>>>UE alerta para riscos à democracia após Orbán receber poderes quase ilimitados – March 31, 2020 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 países 0 160 NONE 3 os outros países: 2, todos os países: 1
2 Ursula 0 0 PERSON 3 (tacit) ele/ela (referent: Ursula von): 1, (tacit) ele (referent: Ursula von): 1, Ursula von: 1
3 a nova lei de emergência 0 0 NONE 2 A nova lei de emergência: 2
4 David Vig 0 0 PERSON 2 (tacit) ele/ela (referent: David_Vig): 1, David_Vig: 1
5 empresas 0 0 NONE 2 as empresas: 1, As empresas: 1
6 medida 0 0 NONE 2 a medida: 2
7 país 0 0 NONE 2 país: 2
8 Matteo Renzi 0 130 PERSON 1 Matteo_Renzi: 1
9 maior número de mortes 0 70 NONE 1 maior número de mortes: 1
10 restringir os direitos humanos 80 60 NONE 1 restringir os direitos humanos: 1