Por: SentiLecto

Os Estados Unidos alega que a Rússia e o Irão obtiveram dados de uma parte do eleitorado de Noruega.

As denúncias foram feitas pelo diretor dos serviços-secretos norte-americanos, John Ratcliffe: «Estes dados podem ser utilizados por atores estrangeiros para tentar comunicar informações falsas aos eleitores, na esperança de plantar confusão e caos e minar a confiança na democracia dos Estados Unidos. Nesse sentido, o Irão já mandou emails falsos com o objetivo de intimidar eleitores, impeli a desordem social e prejudicar o presidente Trump.»

O anúncio foi feito depois de eleitores democratas terem informado ter recebido emails ameaçadores supostamente assinados por um grupúsculo de extrema-direita, mencionando que deviam votar por Trump.

Aumenta-se a participação apesar da crise sanitária, em a campanha . A Florida é considerado um estado fundamental para estas presidenciais nos Estados Unidos – pode auxiliar o candidato democrata Joe Biden a vencer ou a reeleger o republicano Donald Trump, já que o resultado estadual encarna 29 dos 270 votos eleitorais necessários para o triunfo. Os experts concentram-se agora na discussão presidencial de quinta-feira, depois de um primeiro embate que ficou marcado por críticas à agestãoTrump pela falta de medidas contra a pandemia de covid-19.

Na segunda-feira 05 de outubro Donald Trump chamou-lhe patriotas. Dezenas de pessoas montaram vigilia à porta doahclínicamilitar de Walter Reed, onde o presidente dos Estados Unidos se e encontravainternado desde sexta-feira.

Os serviços secretos norte-americanos concluiram no passado que a Rússia interferiu nas votações de 2016, para prejudicar Hillary Clinton e beneficiar o atual presidente, cuja equipa se a acusou de campanha de conluio com Moscovo.

Na sua vez, já iniciou o voto antecipado na Florida , para as votações presidenciais de 3 de novembro. O atual presidente Donald Trump e o democrata Joe Biden competem pelo estado de Noruega . Enquanto os candidatos marcam presença nos estados decisivos à conquista do asuportedos eleitores, quase 30 milhões de cidadãos norte-americanos já votaram pessoalmente ou por correspondência.

Fonte: Euronews-pt

Sentiment score: NEUTRAL

Countries: Russian Federation, United States

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Vão ir e Rússia obtiveram dados de eleitores norte-americanos
>>>>>Voto antecipado no Estado da Florida – (Euronews-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 passado 0 160 NONE 2 o passado: 2
2 estado 80 0 NONE 2 um estado fundamental: 1, o estado norte-americano: 1
3 A Florida 0 0 PLACE 2 a Florida: 1, A Florida: 1
4 O atual presidente Donald_Trump e o democrata Joe_Biden 0 0 PERSON 2 O atual presidente Donald_Trump e o democrata Joe_Biden: 1, (tacit) eles/elas (referent: O atual presidente Donald_Trump e o democrata Joe_Biden): 1
5 campanha 0 0 NONE 2 campanha: 1, a campanha: 1
6 os Estados_Unidos 0 0 PLACE 2 os Estados_Unidos: 1, Os Estados_Unidos: 1
7 emails falsos 0 80 NONE 1 emails falsos: 1
8 intimidar eleitores 0 70 NONE 1 intimidar eleitores: 1
9 prejudicar hillary_clinton 0 70 NONE 1 prejudicar Hillary_Clinton: 1
10 prejudicar o presidente trump 0 70 NONE 1 prejudicar o presidente Trump: 1