Por: SentiLecto

O mundo procurou por países da Ásia e próximos ao chineses para utilizar como exemplos de êxito no controle da enfermidade, quando a pandemia do coronavírus surgiu na China. Coreia do Sul, Taiwan e Hong Kong foram três dos locais que evitaram um surto da Covid-19. Se esqueceu Vietnã mas um pequeno país de 97 miilhões de moradores, que recebe visitantes domundo todo, inclusive de a China, : . Até o momento, foram somente 328 casos confirmados com o vírus entre toda a população e nenhuma morte.

Em algumas comunidades de chineses, patrulhas voluntárias estão sendo formadas para proteger os habitantes e confrontar os assaltantes. Em Nova York, panfletos e pôsteres com as palavras «Não seja cruel» foram criados por Shirley Ng e suas amigas para serem expostos em vitrines de Chinatown com dicas para se denunciar um crime.Entre os sete artigos sugeridos por Pequim, há uma disposição que sugere um dispositivo legal que permite ao Comitê Permanente da ANP articular a legislação para prevenir e castigar uma série de hipóteses, incluindo «subversão contra o poder do Estado», denúncia utilizada frequentemente contra defensores de direitos humanos na China.»Meu anúncio de hoje vai afetar todos os acordos que temos com Hong Kong, desde o tratado de extradição até os nossos controles e tecnologias de exportação. Comportar-se para revogar o tratamento preferencial a Hong Kong como um território separado de taxas e viagens em relação ao resto da China», explicou o presidente.

Na segunda-feira 18 de maio o chefe da Organização Mundial da Saúde declarou que uma avaliação independente da reação mundial ao coronavírus seria começada assim que possível, e a China apoiou a iniciativa.

O Vietña é um país de baixa renda e com um sistema de saúde bastante menos avançado do que outros da região. Ele tem apenas oito médicos para cada 10 mil pessoas, um terço da proporção na Coreia do Sul, segundo o Banco Mundial.

Faz 2 meses, o Vietnã interrompeu as normas de distanciamento social em o final de abril, após um bloqueio nacional de três semanas. Não registra nenhuma infecção local há mais de 40 dias. Companhias e escolas reabriram e a vida está gradualmente voltando ao normal.

Para os céticos, os números oficiais do Vietnã podem parecer bons demais para ser verdade. Guy Thwaites, médico de enfermidades infecciosas que trabalha em um das principais clínicas designadas pelo governo de Vietnam para tratar pacientes com Covid-19, declarou que os números correspondem à realidade no terreno.

Hwaites, que também chefia a Unidade de Pesquisa Clínica da Universidade de Oxford, na cidade de Ho Chi Minh isse: «Vou às enfermarias todos os dias, conheço os casos, sei que não houve morte»,.

Faz 1 mês, por outro lado, a Comissão de Direitos Humanos da Cidade de Nova York arremessou uma campanha multilíngue para lutar a discriminação ligada em a Covid-19 depois de receber entre 1º de fevereiro e 15 de maio. mais de 350 queixas de o tipoentre 1º de fevereiro e 15 de maio. Destas, 133, ou 37%, visaram asiáticos – no mesmo fase de 2019 só houve 11 queixas de discriminação de asiáticos.

«Se você teve uma transmissão comunitária não dita ou não controlada, estaremos vendo casos em nossa clínica, pessoas entrando com infecções no peito talvez não diagnosticadas – isso jamais ocorreu», declarou ele.

Então, como o Vietnã aparentemente resistiu à tendência gmundiale efugiuamplamente doafcalamidadedo coronavírus? A resposta, de acordo com experts em saúde pública, está em uma combinação de fatores, desde a resposta rápida e imediata do governo para impedir sua disseminação, até rastreamento estrito de contatos e quarentena e comunicação pública eficaz.

Comportar-se cedo

«Não esperávamos somente as orientações da OMS. Utilizamo os dados que coletamos de fora e de dentro para decidir comportar-se mais cedo», declarou Pham Quang Thai, vice-chefe do Departamento de Controle de Infecção do Instituto Nacional de Higiene e Epidemiologia em Hanói.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: POSITIVE

Countries: Vietnam, Hong Kong, Ghana, China

Cities: Ho, Hanoi

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Vietnã: país com 97 milhões de moradores não registra morte por coronavírus
>>>>>Assediados por causa do coronavírus, asiáticos dos EUA reagem nas ruas e na internet – May 29, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Hong Kong alerta EUA que anular status especial é ‘faca de dois gumes’ – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Mortes por coronavírus no Brasil podem ultrapassar 125.000 em agosto, diz estudo dos EUA – May 26, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Com mais 807 mortes, Brasil supera EUA em registro diário de óbitos por Covid-19 – May 25, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>França vê diminuição de taxa de crescimento de mortes e casos de coronavírus – May 21, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Espanha registra menos de 100 mortes em 24h por Covid-19 pela primeira vez em dois meses – May 17, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Rússia registra mais curados do que novos casos de Covid-19 em 24 horas – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Peru supera 100 mil casos de coronavírus e vê aumento nos preços de remédios – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Itália chega aos 228 mil casos desde início da pandemia da Covid-19 – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>>>>>EUA enviam ajuda médica à Rússia em meio a aumento de casos de coronavírus – May 21, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Brasil chega a 254 mil casos de Covid-19 e se torna 3º país com mais registros no mundo – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Brasil tem recorde diário de 1.179 mortes por coronavírus – May 19, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Brasil tem novo recorde diário e se torna 2º país do mundo com mais casos de Covid-19 – May 22, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Casos de coronavírus no Chile ultrapassam 53 mil, diz Ministério da Saúde – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>EUA proíbem entrada no país de pessoas provenientes do Brasil por Covid-19 – May 25, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump proíbe a entrada de brasileiros nos EUA por causa do coronavírus – May 24, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>EUA podem proibir em breve viajantes do Brasil por causa de pandemia, diz Casa Branca – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Irã diz que continuará operando no Golfo Pérsico apesar de alerta dos EUA – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Johns Hopkins contabiliza 91,8 mil mortes por Covid-19 nos EUA – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>Manifestantes são detidos em Hong Kong em meio a debate sobre «lei do hino» – (EfeGeneric)
>>>>>Trump pune China e promete acabar com benefícios comerciais dados a Hong Kong – (EfeGeneric)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 nós 0 0 NONE 7 (tacit) nós: 7
2 eu 0 0 NONE 4 (tacit) eu: 4
3 Guy Thwaites 0 80 PERSON 3 Thwaites: 2, Guy_Thwaites médico de doenças infecciosas em um: 1
4 a China 48 0 PLACE 3 a China: 3
5 Pequim 0 0 PERSON 3 (tacit) ele/ela (referent: Pequim): 2, Pequim: 1
6 casos 0 0 NONE 3 casos: 1, 328 casos confirmados: 1, os casos: 1
7 morte 0 140 NONE 2 nenhuma morte: 1, morte: 1
8 resposta 185 0 NONE 2 a resposta rápida: 1, A resposta: 1
9 mecanismo 160 0 NONE 2 um mecanismo legal: 2
10 acordos 60 0 NONE 2 todos os acordos: 2