Por: SentiLecto

A presidente da Comissão Europeia abandonou antecipadamente a cimeira de líderes do bloco comunitário, em Bruxelas, depois de uma pessoa da sua equipa ter testado positivo à Covid-19.

Se aprovou a medida, esta terça-feira, em o Luxemburgo, por os ministros europeus de os Negócios Estrangeiros, em uma tentativa de estabelecer critérios habituais para definir zonas de risco e limitações de viagens dentro do espaço comunitário.

Na sexta-feira 02 de outubro «Quando se deseja mesmo, consegue-se» – são os vocábulos ainda otimistas de Ursula von der Leyen, cujo tom, apesar de tudo, subiu em relação a Londres. A presidente do executivo comunitário e Boris Johnson vão pronunciar-se sobre as progressões e recuos do acordo de saída, que estimularam um processo de infração por parte de Bruxelas .

A Comissão Europeia é a instituição que é politicamente independente e que encarna e defende os interesses da União Europeia na sua globalidade.

Através do Twitter, Ursula von der Leyen, explicou que se testou ela própria e o resultado deu negativo, mas que decidiu «deixar imediatamente o Conselho Europeu» para se isolar por medida de cautela.

A medida consiste num sistema simples de semáforos das zonas Verde, Laranja e Vermelha, atualizado todas as semanas pelo Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças.

Ursula Gertrud von der Leyen, nascida Ursula Gertrud Albrecht, é uma política de Alemania, atual presidente da Comissão Europeia desde 2019.

Uma fonte da salinha de António Costa mencionou que nem o chefe do governo, nem ninguém na comissão de Portugal teve contacto direto com a pessoa próxima de von der Leyen que acusou positivo.

Fonte: Euronews-pt

Sentiment score: POSITIVE

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Von der Leyen deixa Conselho Europeu devido à Covid
>>>>>UE cria semáforo para zonas de risco de covid-19 – October 13, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Setor do Turismo rema contra a maré de Covid-19 – (Euronews-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Leyen 95 70 PERSON 4 Leyen: 1, ela própria (referent: Leyen): 1, (tacit) ele/ela (referent: Leyen): 2
2 der leyen 0 0 NONE 4 der Leyen: 4
3 instituição 0 0 NONE 3 a instituição: 3
4 medida 35 0 NONE 2 A medida: 2
5 Bruxelas 0 0 PLACE 2 Bruxelas: 2
6 Ursula 0 0 PERSON 2 Ursula_Gertrud von: 1, Ursula von: 1
7 nascida Ursula_Gertrud_Albrecht 0 0 OTHER 2 nascida Ursula_Gertrud_Albrecht: 1, (tacit) ele/ela (referent: nascida Ursula_Gertrud_Albrecht): 1
8 presidente de a comissão_europeia 0 0 NONE 2 presidente de a Comissão_Europeia: 2
9 definir zonas de risco e restrições de viagens dentro_do espaço comunitário 0 85 NONE 1 definir zonas de risco e restrições de viagens dentro_do espaço comunitário: 1
10 a cimeira de líderes de o bloco comunitário 0 60 NONE 1 a cimeira de líderes de o bloco comunitário: 1