Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Anderson Sophie Portrait Of Young Girl

Escuto muita gente se assombrando com as mudanças de filhos que até ontem eram crianças e comentando que a adolescência está iniciando cada vez mais cedo. Mas está mesmo? A resposta do hebiatra Felipe Fortes do Núcleo de Estudos da Saúde do Adolescente , da Uerj, é: a puberdade, marco biológico da adolescência, não. Mas como a adolescência é um processo cultural, a resposta também pode ser sim.

É tóxico? Perigo! Não se aproxime! Suprima! Algo tóxico pode gerar dependência, é nocivo; uma vez percebido, deve ser evitado. O vocábulo já vinha sendo utilizada para relacionamentos. Mas quando foi que decidimos suprimi pessoas? Talvez em algum momento entre a explosão dos reality shows e a política de cancelamento na internet — tema certamente para outro texto.

— Quando minha filha, que hoje tem 13 anos, era pequena, eu ia a lojas com ela e via sutiãs com bojo para meninas de 5 anos. A gente vê meninas de 7 utilizando salto alto. Então, culturalmente estamos antecipando a sexualidade erotizada, que é uma descobrimento da adolescência. 8 anos com sutiã de bojo, a gente puxa esse momento para mais cedo, sim — declara ele, se a gente veste uma menina de 5.

Na interpretação de Fortes, essa conduta está relacionado com uma cultura que valoriza o poder do dinheiro e do sexo.

— Claramente, a gente cultua que quem é mais potente do ponto de vista sexual é mais contente. Inventamos códigos de beleza: as meninas devem ser esguias e com peito enorme e os meninos devem ter pênis grande — declara ele, adicionando também que esses códigos geram agonia para adolescentes, com seus corpos em desenvolvimento e que dificilmente correspondem à expecativa idealizada.

Na sua vez, o que me incomoda não é só o fato de pessoas serem tratadas nas redes como objetos, que podem ser tóxicos ou canceláveis. Cada um tem o direito de se cercar de seus mais queridos, mais parecidos. Mas me pergunto se nossos adolescentes não estão se acostumando a ver as pessoas como descartáveis, elimináveis.

Já conversou com o seu filho adolescente sobre menarca e semenarca? É tudo bastante natural

Adolescência é o período que marca a transição entre a infância e a idade adulta.

Se programa Adolescente para dormir e acordar mais tarde

E depois, empurramos a vida adulta para mais tarde, declara ele:

— A gente vê mulheres de 35 anos morando com os pais, que não desejam que elas saiam de casa. É um alargamento absurdo da adolescência. É uma infantilização do adulto — observa.

Que quando você percebeu, idade seu filho tinha que ele era adolescente? E como foi?

Comenta aqui ou no Instagram @danieladariano

‘Na adolescência, o suicídio pode ocorrer bastante rápido, sem dar tempo de o jovem ficar deprimido’, declara psiquiatra da UFRJ

Da invenção da adolescência à criação da adultescência

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>A adolescência está iniciando mais cedo. Isso é verdade?
>>>>>Uma palavra tóxica para adolescentes – October 13, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Saiba o que é ginecomastia puberal, motivo de vergonha e bullying, mas presente em 60% dos meninos adolescentes – October 08, 2020 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Consultora vocacional explica como os pais podem ajudar os adolescentes a escolher a profissão – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Como adolescentes podem buscar o autoconhecimento pela menstruação e os dois apps mais usados por elas para acompanhar o ciclo – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 eu 210 0 NONE 11 (tacit) eu: 9, eu: 1, me: 1
2 gente 0 0 NONE 6 muita gente: 1, A gente: 2, a gente: 3
3 adolescência 0 0 NONE 4 a adolescência: 4
4 seu filho 0 0 NONE 3 (tacit) ele/ela (referent: seu filho): 3
5 desenvolvimento 90 0 NONE 2 desenvolvimento: 2
6 nós 50 0 NONE 2 (tacit) nós: 2
7 Adolescente 0 0 PERSON 2 Adolescente: 1, ele (referent: Adolescente): 1
8 cultura 0 0 NONE 2 uma cultura: 2
9 era 0 0 NONE 2 era adolescente: 1, era pequena: 1
10 fase 0 0 NONE 2 a fase: 2