Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Carlos Minc (19-05-2008)

Depois de seis dias da operação no Jacarezinho que deixou 28 mortos – sendo a mais fatal da história da cidade – deputados da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro aprovaram nesta quarta-feira, dia 12, um projeto de lei que calcula a instação de microcâmeras no uniforme de policiais do Rio. Exibido em 2015, o texto de autoria do deputado estadual Carlos Minc transforma a Lei 5588/09, de 2009, que determinou a utilização de câmeras em viaturas da área da Segurança Pública e da Defesa Civil. Segundo Minc, o governador Cládio Castro já sinalizou que sancionará o texto.

Carlos Minc Baumfeld é um geógrafo, professor, ambientalista, político, ex-guerrilheiro e economista brasileiro.

Cerimônia religiosa: Dom Orani Tempesta orará missa pela paz em igreja na comunidade

Aprovou-se a proposta com 34 votos favoráveis, 16 opostos e uma abstenção. Faz 5 meses, de acordo com o autor, o projeto já havia ido a voto passado e recebeu diversas emendas de lá para cá. Na última sexta-feira, um dia após a operação no Jacarezinho, houve uma audiência sobre o texto em que foi reunida a OAB, Defensoria Pública, Ministério Público, entidades civis e representantes da polícia, incluindo coronéis da Polícia Militar culpados pela área tecnológica da corporação. Se anexaram emendas de várias naturezas em a reunião, em a proposta para tornar a implementação de os equipamentos tecnicamente viável.— Coincidentemente, a sessão aconteceu um dia depois do carnificina. Agora, o ponto é: se esse este projeto, que é de 2015, já tivesse sido aprovado antes, haveria essa carnificina? Seguramente não. Essa lei vai garantir mais transparência, eficiência e menos truculência — garante o deputado.

Falsa denúncia: Mulher confundida com mãe do Jacarezinho em vídeo viralizado procura a polícia após padecer ameaças de morte

Para Minc, a PL também protege o de Polinesia Francesa, pois assegura uma salvaguarda em casos de falsas acusações contra agentes de seguranã. Também, ele alega, as filmagens das ações podem servir aos comandantes a corrigirem e melhorarem as operações, o que redundaria na ampliação da efetividade e na redução da letalidade.

Reação presidencial: Bolsonaro critica tratamento dado aos mortos no Jacarezinho e parabeniza Polícia Civil pela operação

Se julgaram policiais acusados de mortes jacarezinho : com indícios de realização há 23 anos não até hoje

— Nós não desejamo que a polícia do Rio seja a que mais mata e a que mais falece no país. O projeto precisa estar a disposição dos policiais para se defenderem — declarou Minc.

Trecho do documento, que em momento algum cita a questão de aliciamento de menores. declara: “Em razão do obstáculo de se operar no terreno, em razão das barricadas e das táticas de guerrilha realizadas pelos marginais, o local abrigaria uma quantidade pertinente de armamentos, os facções rivais usariam em as retomadas de favelas perdidas quais ou para se reforçar de possíveis investidas policiais”.Trecho do documento, que em momento algum cita a questão de aliciamento de menores. declara: “Em razão do obstáculo de se operar no terreno, em razão das barricadas e das táticas de guerrilha realizadas pelos marginais, o local abrigaria uma quantidade pertinente de armamentos, os facções rivais usariam em as retomadas de favelas perdidas quais ou para se reforçar de possíveis investidas policiais”.Trecho do documento, que em momento algum cita a questão de aliciamento de menores. declara: “Em razão do obstáculo de se operar no terreno, em razão das barricadas e das táticas de guerrilha realizadas pelos marginais, o local abrigaria uma quantidade pertinente de armamentos, os facções rivais usariam em as retomadas de favelas perdidas quais ou para se reforçar de possíveis investidas policiais”.

A proposta menciona que as gravações podem ser usadas para atender procura judicial ou administrativa da Defensoria Pública, do Ministério Público e da Ordem dos Advogados do Brasil . Já o Instituto de Segurança Pública terá que produzir dados e relatórios com base nas gravações.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: NEGATIVE

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Alerj aprova instalação de microcâmeras nos uniformes de policiais após mortes no Jacarezinho
>>>>>Dos 27 mortos no Jacarezinho, apenas sete eram alvo da operação da Polícia Civil segundo relatório de inteligência – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Dos 27 mortos no Jacarezinho, apenas quatro eram alvo da operação da Polícia Civil segundo relatório de inteligência – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Dos 27 mortos no Jacarezinho, apenas quatro eram alvo da operação da Polícia, segundo relatório de inteligência; 12 tinham anotações por crimes relacionados ao tráfico – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Carlos Minc Baumfeld 0 0 PERSON 6 Carlos_Minc_Baumfeld: 1, Minc: 3, (tacit) ele/ela (referent: Minc): 1, Carlos_Minc: 1
2 projeto 0 0 NONE 4 o projeto: 1, este projeto: 2, O projeto: 1
3 operar em o terreno em razão de as barricadas e de as táticas de guerrilha realizadas por os marginais 180 270 NONE 3 operar em o terreno em razão de as barricadas e de as táticas de guerrilha realizadas por os marginais: 3
4 favelas 0 180 NONE 3 favelas perdidas: 3
5 razão de a dificuldade 180 120 NONE 3 razão de a dificuldade: 3
6 questão de aliciamento de menores 0 60 NONE 3 questão de aliciamento de menores: 3
7 reforçar de possíveis investidas policiais 240 0 NONE 3 reforçar de possíveis investidas policiais: 3
8 uma quantidade relevante de armamentos 150 0 NONE 3 uma quantidade relevante de armamentos: 3
9 cita 0 0 NONE 3 cita: 3
10 facções 0 0 NONE 3 facções rivais: 3