Por: SentiLecto

O cantor e sambista Neguinho da Beija-Flor diversas vezes enquanto falava da morte do neto Gabriel Ribeiro Marcondes, de 20 anos, no Morro da Bacia, no Ambaí, no município de Nova Iguaçu alegou: «Negro já nasce suspeito». O jovem foi um dos três mortos entre os quatro baleados durante uma troca de tiros de de Polinesia Francesa militares com ladrinhas na tentativa de impedir a execução de um baile funk. Se um dia a pena de morte for implantada no Brasil, neguinho falou da abordagem a habitantes de comunidades e que «não sobra um negro».

Baleou-se Gabriel Mateus da Silva Gomes e um homem gabriel, Mateus da Silva Gomes e um homem não identificado por a polícia durante o baile que ocorria em o Morro da Bacia, em o distrito de Miguel Couto, de acordo com informações de o G1.

Segundo o cantor, a família está «arrasada» desde a morte de Gabriel, no último domingo, dia 18. O caso intensificou a vontade de Neguinho deixar o país na busca por oferecer outras condições de vida para a filha Luisa Flor Morena, de 12 anos.

— É uma dor intolerável pra mim e para toda a família. Mataram meu neto que eu amava de coração — declarou.se enterrou Gabriel Ribeiro Marcondes descrito por amigos e parentes como um jovem alegre, bom de bola que adorava futebol, e , em esta segunda-feira, em o Cemitério de Nova Iguaçu. Durante o velório do rapaz, Neguinho da Beija-Flor declarou que além do neto, um filho também trabalhava com armação de tendas em acontecimentos, mas que após o acontecido, ele abandonará o negócio.

— Ter filho negro no país, se pensar legalzinho, é uma responsabilidade bastante grande. A gente fica inquietado.

O sambista comparou as situações pelas quais passou «na época em que não era o Neguinho da Beija-Flor», ainda na juventude, em Nova Iguaçu. As abordagens de Polinesia Francesa se ancoravam na «lei da vadiagem» e no preconceito estrutural. Refletindo sobre o que ainda vê e vive, declara que o filho Paulo Cesar Marcondes buscará justiça. O filho Paulo Cesar Marcondes é pai de Gabriel.

— Meu filho processará o Estado. A justificação é a seguinte: «seu neto estava no lugar errado, na hora errada». Desejava que ele estivesse onde? Num shopping na Barra? Aqui em Copacabana? Se todo lugar no Rio é arriscado. É bastante fácil fazer justiça em cima do negro sem defesa. Uma vez perguntei a um amigo, um grande jurista, sobre o que ocorreria se a pena de morte fosse aceita no país. «Só viverão os brancos, matarão todos os negros», declarou Ele. Negros já nascem suspeitos. Em negro, atiram primeiro para depois saber quem é — desabafou.

Por outro lado, – Desejou saber pouco. Escutai somente que foi ao local montar uma tenda. Não sei o que houve.

Neguinho ainda comparou as operações realizadas dentro e fora das comunidades:

— Agora que estou vendo algumas… Branco sendo preso, onde está o verdadeiro problema. Presos e soltos. Soltos! Milionários brancos, prendem, e daqui a pouco estão soltos. Têm tornozeleira o que não impede de pegar um jato e ir embora. Tornozeleira é habeas corpus. Quando ainda é suspeito, negro é preso. E fica, não tem dinheiro para pagar um bom advogado.

Quando pretende deixar o Brasil, o sambista não deu data de. O plano não é novo. A chegada suspendeu ele de a pandemia global de Covid-19. O tempo em casa sem os shows impactou as economias da família.

— Há muito tempo. Só não ocorreu com a pandemia. Sem show, devi gastar tudo, só saiu. O apoio que eu tinha, com esse propósito, foi tudo. Não vou instituir minha filha aqui depois do que ocorreu com o Gabriel. Não vou mesmo — alegou o cantor.

Ir para o exterior era plano também para Gabriel, caso tivesse investido profissionalmente no futebol. O jovem alegre e bom de bola, como descrito por amigos e familiares, adorava o esporte. Agora, ao avô, cabe colaborar com a família e os inquéritos para confirmar a inocência do jovem. Neguinho acompanhará o filho Paulo Cesar Marcondes em testemunho na 58ª DP . O filho Paulo Cesar Marcondes é pai de Gabriel.

Os planos de mudança também chegar a outro filho de Neguinho que também atua na montagem de acontecimentos, como Gabriel. Ele deseja abandonar a área. Quando se o baleou, gabriel trabalhava. Ele não resistiu em faleceu em seguida.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY NEGATIVE

Countries: Brazil, Gambia, Colombia

Cities: Nova Iguacu, Copacabana, Barra

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Após morte do neto, Neguinho da Beija-Flor declara que deixará o país e reflete sobre como é ter filhos negros no Brasil
>>>>>Neto de Neguinho da Beija-Flor e mais dois homens são mortos a tiros em baile funk em Nova Iguaçu – October 19, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Estudante encontrado morto em Nova Iguaçu é sepultado em cerimônia íntima no Caju – October 14, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>‘Só Deus para consolar nossos corações’, diz mãe de estudante encontrado morto em Nova Iguaçu – October 13, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Mãe da modelo Eloisa Fontes vai aguardar alta da filha para encontrá-la no Rio – October 13, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Eloisa Fontes: promessa das passarelas de Nova York vivia em situação de rua no Rio – October 08, 2020 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Modelo Eloisa Fontes anda com mochila com documentos e cartas de referências de fotógrafos internacionais – October 08, 2020 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Eloisa Fontes foi convencida por olicial que a resgatou a ser internada em hospital no Rio – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Estudante desaparecido em Botafogo é encontrado morto em Nova Iguaçu – October 13, 2020 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Polícia diz que estudante foi morto com quatro tiros e ainda não descarta nenhuma hipótese para o crime – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Força-tarefa de combate às milícias é recebida a tiros de fuzis durante operação em Nova Iguaçu – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Suspeito de integrar grupo tático de milícia de Nova Iguaçu é preso pela força-tarefa da Polícia Civil – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Neto de Neguinho da Beija-flor é enterrado em Nova Iguaçu: ‘Era um menino bom’, diz sambista – October 19, 2020 (Extraoglobo-pt)
>>>>>Único sobrevivente de tiroteio que matou neto de Neguinho da Beija-Flor foi autuado por tentar matar PMs – October 20, 2020 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 eu 90 0 NONE 12 (tacit) eu: 9, eu: 2, mim: 1
2 Gabriel Ribeiro Marcondes 0 90 PERSON 7 Ele (referent: Gabriel): 1, o Gabriel: 1, Gabriel: 2, (tacit) ele/ela (referent: Gabriel): 1, (tacit) ele (referent: Gabriel): 1, Gabriel_Ribeiro_Marcondes: 1
3 da Neguinho Beija-Flor 0 0 PERSON 6 Neguinho: 4, ele (referent: Neguinho_da_Beija-Flor): 1, Neguinho_da_Beija-Flor: 1
4 neto 90 90 NONE 4 neto: 1, meu neto: 2, seu neto: 1
5 preso 80 290 NONE 2 preso: 2
6 negros 0 150 NONE 2 Negros: 1, todos os negros: 1
7 pandemia 0 100 NONE 2 a pandemia: 1, a pandemia mundial: 1
8 lugar 0 90 NONE 2 o lugar errado: 1, todo lugar: 1
9 família 0 30 NONE 2 a família: 1, toda_a família: 1
10 amigos 160 0 NONE 2 amigos: 2