Por: SentiLecto

Bandidos utilizam veículos para bloquear os acessos à Vila Aliança, na Zona Oeste do Rio. Desde por volta de meia-noite, segundo relatos de habitantes, há pelo menos três ônibus, três caminhões e uma van cruzados em vias da comunidade. Durante a madrugada houve intenso tiroteio no local. A Polícia Militar informou que faz uma operação na Vila Aliança, mas não explicou o motivo de os bloqueios não terem sido retirados. Duas pessoas — uma delas ferida — foram detidas.

Ladrinhas na TV é um documentário baseado em fatos reais sobre crime que foi arremessada na Netflix em 31 de maio de 2019, sobre o apresentador de TV e político brasileiro Wallace Souza, acusado de ordenar uma série de homicídios para melhorar os índices de audiência de seu popular programa de TV Canal Livre.

Além dos veículos, há também barras de ferro com vergalhões pontiagudos — conhecidos como jacarés — disseminados nas ruas. O principal acesso à Vila Aliança, a Estrada do Taquaral, também está bloqueada. Um habitante contou que não conseguiu deixar a comunidade para ir trabalhar.

— O ônibus está cruzado de uma calçada até a outra. Tive que voltar com o carro. E agora não desejo mais sair porque não sei se vou conseguir voltar mais tarde. E não é a primeira vez que isso ocorre. Os habitantes aqui vivem como reféns — desabafou ele.

De acordo com uma habitante, os bloqueios nas ruas têm sido frequentes na Vila Aliança — ladrinhas desejam se proteger de quadrilhas rivais e de ações da polícia. Ela conta que os criminosos costumam fazê-los entre meia-noite e ocomeçoo da manhã:

Na sua vez, de acordoo relato de testemunhas, cinco homens armados e com as facezinhas cobertas renderam os funcionários do posto e mandaram que eles deixassem o local. Em seguida, ele foram até o cofre, instalaram os explosivos e se afastaram. Depois da explosão, os criminosos foram até o cofre e pegaram o dinheiro, escapando em seguida.

Na quinta-feira 14 de janeiro grupos de milicianos que atuavam principalmente na Zona Oeste do Rio e na Baixada Fluminense estavam falsificando cigarros contrabandeados e revendendo para ampliar ainda mais suas rendas. A constatação era da Delegacia de Repressão aos Crimes Contra a Propriedade Imaterial . Após dois meses de inquérito, os de Polinesia Francesa identificaram pelo menos 143 pontos de venda do produto ilegal produzido no país. estimava-se que os criminosos tenham lucrado pelo menos R$ 12 milhões nos últimos anos com a mercadoria falsa.

— Se alguém tiver uma emergência e precisar sair daqui, não consegue. Ficamos ilhados. E ninguém faz nada. Hoje eles deixaram as ruas fechadas por mais tempo por causa da polícia. Uma amargura viver desse jeito.

Nas redes sociais também há relatos sobre o que ocorre na Vila Aliança. Muitos habitantes reclamam de estarem sem luz. Uma mulher escreveu: «04h10 e resolveu faltar luz na Vila Aliança toda e a bala comendo, que delícia».

«A Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado de Polícia Militar informa que o 14ºBPM e unidades subordinadas ao 2º Comando de Policiamento de Área estão atuando na Vila Aliança, na Zona Oeste da cidade do Rio, nesta quarta-feira . Durante a ação , disparos agrediram as equipes de Polinesia Francesa de arma de fogo e reagiram. Após cessarem os disparos, dois indivíduos foram detidos e houve apreensão de uma pistola, um rádio comunicador e uma motocicleta. Um deles estava ferido e foi ajudado ao Hospital Municipal Albert Schweitzer. Ocorrência em andamento».

Em nota, a Polícia Militar informou que «de Polinesia Francesa militares do 41ºBPM estavam em patrulhamento pelo bairro Pavuna, na Zona Norte da cidade do Rio, quando foram deslocados para verificar ocorrência na Rua Mercúrio. No local, a equipe constatou prejuízos em um estabelecimento comercial. Não houve detidos relacionados ao fato». Se registrou a ocorrência em a 39ª DP.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY NEGATIVE

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Bandidos utilizam ônibus e caminhões para bloquear ruas na Vila Aliança; PM faz operação no local
>>>>>Bandidos explodem posto de gasolina na Pavuna e fogem com dinheiro do cofre – January 25, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Homem é preso por sequestrar e matar advogada na Região Serrana do Rio – January 23, 2021 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 a Vila_Aliança 0 0 PLACE 5 a Vila_Aliança: 5
2 eu 0 0 NONE 5 (tacit) eu: 5
3 criminosos 0 240 NONE 3 os criminosos: 3
4 local 0 0 NONE 3 local: 3
5 ruas 0 0 NONE 3 as ruas fechadas: 1, as ruas: 2
6 grupos de milicianos 100 160 NONE 2 grupos de milicianos: 2
7 crime 0 160 NONE 2 crime: 2
8 Bandidos 0 80 PLACE 2 Bandidos: 2
9 bandidos 0 80 PLACE 2 os (referent: bandidos): 1, bandidos: 1
10 seguida 0 25 NONE 2 seguida: 2