Por: SentiLecto

Se atualizou o número de mortos em o carnificina de o Jacarezinho resultado de uma operação de a Polícia Civil do Rio em a manhã de esta quinta-feira o número de mortos em a carnificina de o Jacarezinho, resultado de uma operação de a Polícia Civil do Rio em a manhã de esta quinta-feira, para 28. Duas das três «novas vítimas» que foram contabilizadas exclusivamente nesta sexta, segundo a polícia, morreram dentro dos clínicas aos quais se as levou . Faz 1 dia, com essa confirmação foi o dia com mais mortes decorrentes de intervenções de Polinesia Francesa desde 2007, segundo levantamento de o GLOBO-EXTRA. Faz 7 meses, de o ano passado, houve 25 vítimas, em 15 de outubro, mas durante oito operações diferentes na mesma data.

Jacarezinho: família de vítima delata marcas de cortes em corpo

Ainda segundo a Polícia Civil, das 26 vítimas, consideradas suspeitas —- o 27º morto era agente da polícia —- 25 tinham passagem pela polícia. Nesta sexta-feira, habitantes do Jacarezinho realizaram dois protestos contra a operação, na porta da Cidade da Polícia e dentro da comunidade. Faz 4 meses, o Alto Comissariado das Nações Unidas para Direitos Humanos, que pediu em a Justiça de Brasil uma » inquérito independente e imparcial «, declarou, em esta, estar após a sangrenta operação contra o tráfico de drogas de a polícia em uma favela de o Rio de Janeiro » profundamente inquietado «,após a sangrenta operação contra o tráfico de drogas da polícia em uma favela do Rio de Janeiro , e

O porta-voz da instituição da ONU, Rupert Colville alegou: «Recebemos relatos angustiantes, segundo os quais, depois do acontecido, a polícia não tomou as medidas necessárias para conservar as provas na cena do crime, o que pode dificultar o inquérito».

Um grupo de aproximadamente 150 pessoas realizou um protesto contra a operação de Polinesia Francesa na noite desta sexta-feira, na porta da Cidade da Polícia, no Jacaré, ao lado da comunidade, na Zona Norte do Rio. Com faixas e cartazes, o grupo fez um caminhada e pediu justiça para o caso. Alguns habitantes utilizavam camisas com a matricula «25 mortos não é operação, é chacina «.

Na sua vez, a ação levou medo aos habitantes e mais uma vez mudou a rotina, com confronto entre agentes e criminosos durante horas. Entre os 25 óbitos está o de um policial civil atingido por um tiro na cabeça. Cinco pessoas também ficaram feridas, sendo duas delas num trem do metrô que passava pela região.— A sobrinha dele começou a mandar mensagens declarando que o tio tinha falecido. Eu declarou pra ela que ele tinha ido adquiri pão e que não poderia ser verdade. É que eu não desejou acreditar. Eu fiquei nervosa porque tenho dois filhos, um recém nascido. Eu saiu pela rua procurando ele e descobri que ele estava no acesso à padaria. Os habitantes contaram que ele berrou “aí, aí, aí” após ser baleado na perna, e se o executou depois . Preso, seria lucro, se ele tivesse ido para a clínica e sido. Eles foram para matar e não prender. Eles estão falando uma coisa que não é — declara a mulher do pedreiro, que por medo de vinganças, pediu para não ser identificada.Inquérito: Polícia declara que três criminosos do Jacarezinho recrutavam meninos de até 12 anos para atuação no tráfico

Uma faixa com os mesmos declarare também era empunhada pelos manifestantes. O protesto foi acompanhado de forte aparato de Polinesia Francesa com pelo menos 15 patrulhas da Polícia Militar. Apesar disso, não houve qualquer incidente. Após cinco minutos de caminhada, os manifestantes entraram na comunidade onde fizeram uma prece pelos mortos. Durante a manifestação, o tráfego ficou em meia pista na Avenida Dom Hélder Câmara e um pequeno engarrafamento chegou a se formar no local.

O Ministério Público do Rio está investigando as circunstâncias das mortes e, através da 1ª Promotoria de Justiça de Investigação Penal Especializada da Capital, instaurou procedimento para apurar se houve violações a direitos durante a operação de Polinesia Francesa. O MPRJ ainda acompanhou as perícias nos corpos com um médico perito da instituição dentro do IML.

Os promotores de Justiça integrantes da Coordenadoria-Geral de Segurança Pública, do GTT – Segurança Pública e da Coordenadoria-Geral de Promoção da Dignidade da Pessoa Humana estão sediando relatos e recebeu imagens e vídeos da operação de associações e da população. O MPRJ disponibiliza um canal, para quem desejar cooperar com acusações, informações e registros audiovisuais pelo número 2215-7003, que também funciona no whatsapp. Garante-se o sigilo

— Para quem conhece de operação um pouquinho, só um pouquinho ele atira para escapar. Um pouquinho é o traficante. Faz 1 dia, eles atiravam para guardar posição, atiravam para matar, para confrontar, ontem. Eles não correram. O que a Polícia Civil mostrou ontem foi técnica, foi maturidade, foi profissionalismo de mostrar à sociedade que aquele traficante que invadiu a casa de uma mhabitante ele é iopositorde toda sociedade. Porque pode invadir sua casa na Zona Sul, na Zona Norte, na Zona Oeste. E o último obstáculo eram vocês . E vocês fizeram a missão de vocês. A inteligência já confirmou todos os mortos como traficantes. Dezenove com folhas corridas até agora — declarou o secretário.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: NEGATIVE

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Carnificina no Jacarezinho: Número de mortos sobe para 28, informa polícia
>>>>>Ministério dos Direitos Humanos lamenta 25 mortes no Jacarezinho: ‘devem proteger a vida de todos’ – (Extraoglobo-pt)
>>>>>‘Foi baleado na perna, chorou, pediu ajuda, mas eles mataram’, diz mulher de uma das vítimas de massacre no Jacarezinho – May 07, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Polícia apreendeu relatório sobre operação no Jacarezinho em casa onde cinco suspeitos morreram – May 07, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Operação no Jacarezinho: Polícia diz que cumpriu protocolos do STF e que não comemora o resultado com 25 mortes – May 06, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Três policiais civis são baleados e dois passageiros do metrô ficam feridos em manhã de tiroteio no Jacarezinho – May 06, 2021 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Policial civil morre, outros dois são baleados e passageiros do metrô ficam feridos em manhã de tiroteio no Jacarezinho – May 06, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Suspeito morre baleado após furtar peças de veículos em estacionamento de delegacia, em Inhaúma – May 04, 2021 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Ação no Jacarezinho: policial civil foi morto enquanto retirava barricada – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Castro lamenta ‘vidas perdidas’ em operação no Jacarezinho, mas diz que ação foi pautada em ‘trabalho de inteligência’ – May 06, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Ação no Jacarezinho está entre os confrontos com maior número de mortes no Rio – May 06, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Em manhã de confronto no Jacarezinho, moradores relatam medo e violência na região – May 06, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Massacre no Jacarezinho: relembre seis ações policiais com mais de dez mortes que marcaram o Rio nas últimas três décadas – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>’A cama da criança estava encharcada de sangue’, descreve defensora sobre visita ao Jacarezinho após massacre – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 eu 0 70 NONE 8 (tacit) eu: 4, Eu: 3, eu: 1
2 operação 35 50 NONE 6 a operação policial: 2, a sangrenta operação: 1, a operação: 1, operação: 2
3 MPRJ 84 0 ORGANIZATION 4 O MPRJ: 2, (tacit) ele/ela (referent: O MPRJ): 2
4 comunidade 0 0 NONE 4 a comunidade: 1, uma comunidade: 1, comunidade: 2
5 polícia 0 0 NONE 4 a polícia: 4
6 vocês 0 0 NONE 4 (tacit) vocês: 1, vocês: 3
7 mortos 0 290 NONE 3 25 mortos: 1, os mortos: 1, todos os mortos como traficantes: 1
8 vítimas 0 180 NONE 3 as três novas vítimas: 1, as 26 vítimas: 1, 25 vítimas: 1
9 moradores 0 0 NONE 3 Alguns moradores: 1, Os moradores: 1, os moradores: 1
10 traficante 0 224 NONE 2 aquele traficante: 2