Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Zinho 2010

O delegado William de Medeiros Pena Junior não é mais o titular da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas e de Inquéritos Especiais , unidade que é uma das rculpadaspor investigar uma disputa entre os bandos dos milicianos Danilo Dias Lima, o Danilo Tandera, e Luís Antônio da Silva Braga, o Zinho. Transferiu-se Pena de acordo com o boletim interno de a corporação, para o Departamento Geral de Gestão de Pessoas, apelidado por policiais de ‘ geladeira «.

Na ação, que contou somente com oito de Polinesia Francesa, três pessoas foram presas e duas armas apreendidas, uma delas uma pistola com um silenciador.

Na Os ataques ocorreram próximo ao entroncamento brasileiro com a Rodovia Rio-Santos. Não há notícias de feridos. A região onde os incêndios aconteceram tem sido alvo de conflitos envolvendo milicianos adversários.

A transferência teria acontecido a pedido do próprio William Penna, que vai ficar lotado na DGGP até uma futura nomeação.

Quem assume a titularidade da Draco é o delegado Thiago Neves, de 38 anos. Segundo a polícia, Neves é um expert em lutar organizações criminosas com prisões e asfixia financeira das quadrilhas, pilares considerados importantes para lutar às milícias.

O delegado já foi titular do Núcleo de Investigação de Combate ao Crime Organizado e Lavagem de Dinheiro , que pertencia ao Departamento Geral de Combate a Corrupção, ao Crime Organizado e a Lavagem de Dinheiro, . Antes de ser transferido para Draco, Thiago Neves era Diretor do Departamento Geral de Integração Operacional em Ações de Inteligência da Subsecretaria de Inteligência.

Uma das missões do novo titular da Draco vai ser investigar os grupos paramilitares de Zinho e de Tandera. As duas quadrilhas rivais disputam territórios e a exploração de negócios irregulares, na Zona Oeste do Rio, e na Baixada Fluminense, que de acordo com estimativas da polícia, agitam cerca de R$ 10 milhões mensais. Parte deste dinheiro, cerca de R$ 2 milhões, vem de extorsões praticadas contra motoristas de vans.

Crizam César de Oliveira Filho é um comentarista desportivo, dirigente, treinador de futebol e ex-futebolista de Brasil que atuava como meio-campista. Conhece-se Crizam César de Oliveira Filho é mais conhecido como Zinho.

Faz 3 meses, homens de o grupo de Danilo Tandera agrediram áreas dominadas por a milícia adversário em pontos de os bairros de Santa Cruz, Paciência, Jardim Palmares e Campo Grande, todos em a Zona Oeste, em o último dia 16 de setembro. O grupo invasor Em a ocasião , seis vans incendiou elas. A ação seria uma maneira de pressionar os profissionais do volante a pagarem taxas para o bando de Tandera e, ao mesmo tempo, enfraquecer o grupo adversário. O episódio deixou ainda seis homicídios num espaço de seis dias.

Zinho e Tandera estão com as prisões preventivas decretadas pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Se consideram os dois foragidos. Os criminosos faziam parte de uma única milícia. Faz 6 meses, Zinho cuidava de a parte financeira de o grupo, que em a ocasião era chefiado por seu irmão Wellington da Silva Braga, o Ecko.

Faz 19 dias, agentes de a especializada explodiram um sítio em Seropédica, também em a Baixada que seria utilizado por Tandera,, em o último dia 22. O miliciano conseguiu escapar. No local, os de Polinesia Francesa apreenderam uma falsa patrulha da Corregedoria da Polícia Civil.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY NEGATIVE

Countries: Brazil, Bolivia

Cities: Santa Cruz, Campo Grande

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Delegacia especializada que luta milícias, Draco tem novo delegado titular
>>>>>Acusados de chefiar grupo de extermínio da milícia são presos na Baixada Fluminense – November 30, 2021 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 grupo 0 130 NONE 3 o grupo comandado: 1, o grupo invasor: 1, o grupo chefiado: 1
2 Zinho 0 50 PERSON 3 Zinho: 2, o Zinho: 1
3 criminosos 0 210 NONE 2 criminosos: 1, Os criminosos: 1
4 Tandera 12 0 PERSON 2 Tandera: 1, (tacit) ele/ela (referent: Tandera): 1
5 Crime Organizado 0 0 ORGANIZATION 2 o Crime_Organizado: 2
6 DGGP 0 0 ORGANIZATION 2 (tacit) ele/ela (referent: a DGGP): 1, a DGGP: 1
7 Departamento de Combate a Corrupção 0 0 PERSON 2 o Departamento_Geral_de_Combate_a_Corrupção: 1, o Departamento_Geral_de_Gestão_de_Pessoas: 1
8 Lavagem_de_Dinheiro 0 0 OTHER 2 Lavagem_de_Dinheiro: 2
9 Pena 0 0 PERSON 2 (tacit) ele/ela (referent: Pena): 1, Pena: 1
10 a Baixada 0 0 PLACE 2 a Baixada: 2