Por: SentiLecto

O empresário Ricardo Machado de Sá Roriz, de 62 anos, publicou na tarde desta feira um pedido de desculpas. Enquanto ela fazia ioga na Lagoa Rodrigo de Freitas, no último sábado, ele filmou sem aprovação a advogada Mariana Maduro, de 33 anos , na Zona Sul do Rio. Roriz, que já chegou a ter mais de 300 mil seguidores nas redes sociais, divulgou as imagens na internet e elas viralizaram. Enquanto este faz gestos obscenos ao gravar as vítimas, no vídeo, ele brinca com o ambulante Celsão.

— Ela está semeando bananeira? Vê, vê, vê — declara Celsão.— Celsão, você fica disfarçando. Botará a água ali e ficar fingindo. Celsão, você não vale p**** nenhuma. Olha lá, o que é um velho tarado. Celsão, você é o maior ‘voyeur’ — enquanto filma as mulheres, responde Roriz se exercitando.— Eu gosto pra ‘blau blau blau’ — alegou Celsão, simulando masturbação.

Por meio da página de sua loja de artigos militares, que chegou a ser retirada do ar horas antes, Roriz declarou que a «conversa íntima entre dois amigos» foi a público «através de uma publicação infeliz» feita em seu Instagram. Ele adicionou que o post «não durou nem 50 min ativo» em sua página. A retratação veio após o empresário ter prestado testemunho na 12ª DP , na tarde desta terça. Ele pode responder por perturbação de tranquilidade, ato obsceno e insulto.

«Good morning. Mensagem do dia: sempre que você tiver dúvida quem tá certo ou errado em alguma coisa, é só ver quem tá padecendo. Sempre a culpa é de quem padece. Valeu!», escreveu ele em post publicado com a legenda «bom domingo a todos» e, posteriormente, apagado de sua rede social.

«Venho externar minha solidariedade a quem se sentiu ofendido ou depreciado pela referida postagem, assim que tomei conhecimento do erro cometido, retirei imediatamente a postagem que não durou mais de 50 min ativa, deixo claro que a partir desta data supracitada não foi por mim impulsionada mais nenhuma postagem nesse teor. Assim, registro minhas escusas públicas a todos aqueles que se sentiram ofendidos», escreveu.

Na sua vez, – Está sendo bastante difícil, eu estou bastante triste com isso inclusive porque eu fui convidada para ser sócia de um escritório super bacana. Combinei com meu antigo emprego que ficaria até dia 31, sexta, e iniciaria no novo escritório na segunda. Aí, na segunda, ao invés de estar contente e sorrindo, eu estava triste e chorando, tendo que ser forte para dar entrevista, sem conseguir me concentrar para produzir, entrar de cabeça nos projetos, prospectar clientes. Por mais que eles estejam me dando todo o suporte, é bastante ruim você entrar num trabalho novo assim. Eu saí de um dos maiores escritórios brasileiros para ser sócia de um que está aumentando exponencialmente, e apagou-se essa conquista completamente. Finalmente, é um pesadelo – lamentou.

A Diretoria de Mulheres da OAB-RJ e a Comissão OAB-Mulher RJ emitiram uma nota de repúdio aos atos dois dois homens, reiterando o direito que a advogada tem de se exercitar ao ar livre sem ser assediada.

Por outro lado, «Eu vou vir um filme pornô, quando elas desejarem, do dia para a noite, para as pessoas utilizarem. Isso é bastante bizarro. Eu não sou isso, eu não optei por isso. Eu jamais mais farei minha prática de ioga, porque eu jamais mais vou voltar a pensar que minhas pernas estão para o ar num movimento belo, pensarei num bobo qualquer se masturbando. É bastante triste que as pessoas façam isso com outras sem nenhuma espécie de pudor ou remorso», desabafou ao G1.»Eu vou vir um filme pornô, quando elas desejarem, do dia para a noite, para as pessoas utilizarem. Isso é bastante bizarro. Eu não sou isso, eu não optei por isso. Eu jamais mais farei minha prática de ioga, porque eu jamais mais vou voltar a pensar que minhas pernas estão para o ar num movimento belo, pensarei num bobo qualquer se masturbando. É bastante triste que as pessoas façam isso com outras sem nenhuma espécie de pudor ou remorso», desabafou ao G1.

«Repudiamos os atos de dois homens que enquanto a mesma realizava exercícios ao ar livre neste último final de semana, filmaram a professora e advogada Mariana Maduro. Além de filmarem a advogada sem o sua aprovação, os assaltantes realizaram postagem do video na página do Instagram @lojademilitaria, comobservaçõess de cunho sexual, objetificando seu corpo.

É incrível que, em pleno ano de 2020, corpos femininos ainda sejam objetificados e sexualizados dessa maneira, pouco importando para os ofensores as vontades de uma mulher. Não há mais espaço, em nossa sociedade, para que abusos e opressões continuem acontecendo. Isso porque, atitudes como essa, perpetuam o não agradecimento da mulher como indivíduo de direitos.

Diante disso, a Diretoria de Mulheres da OAB RJ e a Comissão OAB Mulher RJ solidarizam-se com a advogada e professora Mariana Maduro, e assim como já foi feito de maneira privada, demonstram suporte à advogada, colocando-se à disposição institucionalmente. Reitera-se o compromisso desta Diretoria e Comissão de constante defesa pela igualdade de gênero, de proteção às mulheres, bem como da pconservaçãodo princípio da dignidade humana.»

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: NEUTRAL

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Enquanto ela fazia ioga na Lagoa, empresário que filmou e expôs advogada pede desculpas
>>>>>’A culpa é de quem sofre’, disse empresário um dia depois de assediar mulheres que faziam ioga na Lagoa – (Extraoglobo-pt)
>>>>>’Me sinto num filme pornô’, diz advogada que foi filmada e exposta enquando fazia ioga na Lagoa – August 04, 2020 (Extraoglobo-pt)
>>>>>‘Me sinto num filme pornô’, diz advogada que foi filmada e exposta enquanto fazia ioga na Lagoa – August 04, 2020 (EntretenimientoBit)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 eu 95 80 NONE 27 Eu: 9, (tacit) eu: 9, eu: 7, mim: 1, me: 1
2 Roriz 30 15 PERSON 9 Roriz: 4, (tacit) ele/ela (referent: Roriz): 3, ele (referent: Roriz): 1, Ele (referent: Roriz): 1
3 Celsão 0 0 PERSON 7 (tacit) ele/ela (referent: Celsão): 1, Celsão você: 1, (tacit) ele/ela (referent: Celsão você): 1, Celsão: 4
4 pessoas 0 230 NONE 4 as pessoas: 4
5 postagem 60 0 NONE 4 a referida postagem: 1, nenhuma postagem: 1, a postagem: 2
6 você 0 0 NONE 4 você: 4
7 ar 80 0 NONE 3 o ar livre: 1, o ar: 2
8 A Diretoria_de_Mulheres_da_OAB-RJ e a Comissão_OAB-Mulher_RJ 30 0 ORGANIZATION 3 (tacit) eles/elas (referent: A Diretoria_de_Mulheres_da_OAB-RJ e a Comissão_OAB-Mulher_RJ): 1, elas (referent: A Diretoria_de_Mulheres_da_OAB-RJ e a Comissão_OAB-Mulher_RJ): 1, A Diretoria_de_Mulheres_da_OAB-RJ e a Comissão_OAB-Mulher_RJ: 1
9 idiota 0 180 NONE 2 um idiota: 2
10 os atos de dois homens 0 160 NONE 2 os atos de dois homens: 2