Por: SentiLecto

Familiares e amigos do jovem João Pedro Mattos, de 14 anos, morto com um tiro de fuzil no peito durante uma operação das polícias Federal e Civil, no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, realizam nesta sexta-feira, um protesto no bairro Itaúna. Com uma faixa onde se lê «Somos todos João Pedro», os participantes pedem justiça por parte das autoridades.

Quando passou a satisfazer Pena em regime semi-aberto no Instituto penal Edgar Costa, foragido do sistema penitenciário desde 2015 em Niterói, Faustão fora preso em 2010 durante a profissão da Vila Cruzeiro, no Complexo do Alemão para a implantação de uma Unidade de Polícia Pacificadora . Se o baleou em a ocasião .se acusa Faustão segundo o Portal dos Procurados, também de envolvimento em a queda de um helicóptero de a Polícia Militar em o Morro dos Macacos, em Vila Isabel, em 2009. Se o investiga também como um de os participantes de a ação que em 2016 foram culpados por ameaçar e ordenar habitantes, entre eles casas em o Complexo do Miriambi, em São Gonçalo . que policiais, deixassem suas casas no Complexo do Miriambi, em São Gonçalo. e isso com o aval do traficante Schumacher, chefe do tráfico do Jardim Catarina.

À frente do grupo, o pai de João Pedro, o comerciante Neilton Mattos, declarou durante discurso desejar chamar a atenção do estado para o crime cometido contra o filho, classificado por ele como «fatalidade». A previsão é que o protesto siga através de uma marcha por ruas do bairro.

Tia do adolescente, Denise Rosa trabalhava no quiosque junto com Mattos no momento dos tiros. Ela alegou que, num primeiro momento, os de Polinesia Francesa não permitiram que ela entrasse na casa para ver o que havia ocorrido.De acordo com fontes escutadas pelo EXTRA, a operação realizada no Complexo do Salgueiro foi planejada pela Polícia Federal, que tinha informações de inteligência da quadrilha. A Core foi acionada para dar suporte à ação.

As causas da morte do adolescente estão sendo investigadas pela União desde a última terça-feira após o Ministério Público Federal encaminhar à superintendência da Polícia Federal no Rio solicitações de informações sobre o caso pelo fato de a operação, oacontecidana comunidade, ter sido de responsabilidade da Polícia Federal.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: NEUTRAL

Countries: Brazil

Cities: Sao Goncalo

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Familiares e amigos pedem justiça pela morte de João Pedro durante protesto em São Gonçalo
>>>>>Morte de adolescente: Operação policial em São Gonçalo buscava prender traficante Faustão – (Extraoglobo-pt)
>>>>>’A polícia interrompeu o sonho do meu filho’, diz pai de jovem de 14 anos morto a tiro em casa durante operação em São Gonçalo – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Corpo de adolescente morto em operação em São Gonçalo é enterrado com pedidos de “justiça” – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Faustão 0 50 PERSON 3 Ele (referent: Faustão): 1, Faustão: 2
2 Denise Rosa 0 0 PERSON 3 Ela (referent: Denise_Rosa): 1, Denise_Rosa: 1, ela (referent: Denise_Rosa): 1
3 João Pedro Mattos 0 0 PERSON 3 Mattos: 1, (tacit) ele/ela (referent: o jovem João_Pedro_Mattos): 1, todos João_Pedro: 1
4 protesto 0 80 NONE 2 o protesto: 1, um protesto: 1
5 Familiares e amigos de o jovem João_Pedro_Mattos 80 50 PERSON 2 (tacit) eles/elas (referent: Familiares e amigos de o jovem João_Pedro_Mattos): 1, Familiares e amigos de o jovem João_Pedro_Mattos: 1
6 ação 100 0 NONE 2 a ação: 2
7 Complexo do Salgueiro 0 0 ORGANIZATION 2 o Complexo_do_Salgueiro: 2
8 Federal 0 0 PERSON 2 a Polícia_Federal: 2
9 eu 0 0 NONE 2 (tacit) eu: 2
10 participantes 0 0 NONE 2 os participantes: 2