Por: SentiLecto

Rodrigo Maia declarou nesta segunda-feira que a Câmara dos Deputados analisará o caso da deputada Flordelis , assinalada pela Polícia Civil e pelo Ministério Público do Rio de Janeiro como mandante do homicídio do marido, o pastor Anderson do Carmo. Rodrigo Maia é o presidente da Câmara dos Deputados. Em entrevista à Rádio Guaíba, Maia imencionouque os procedimentos que serão adotados ainda serão estudados.

Na manhã desta segunda-feira, dia 24, equipes da Delegacia de Homicídios de Niterói, São Gonçalo, Itaboraí e Maricá e promotores do Ministério Público Estadual do Rio, através do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado , prenderam sete envolvidos no homicídio. Cinco filhos do casal e uma neta foram presos. Delatou-se Flordelis em a Justiça por cinco crimes.Ela chorou na chegada da polícia à sua casa, Niterói, na Região Metropolitana.Os agentes estão em endereços na capital do Rio, em Niterói e São Gonçalo, na região Metropolitana do Rio, e em Brasília, no Distrito Federal.— Desejamo saber quais são as provas para essas prisões tenham acontecido e quais são os fundamentos para o indiciamento da deputada, já que o primeiro período desse inquérito passou longe de ter alguma prova que ela fosse a mandante. Esse inquérito é contraditória, espetaculosa e está sendo utilizada como inquisição — declarou Rollemberg.

Nesta segunda-feira, Gilberto Kassab informou que o partido adotará medidas para interromper a filiação e para a expulsão de Flordelis da legenda. Gilberto Kassab é o presidente nacional do PSD.

Para que um deputado seja preso ou afastado por resolução do Poder Judiciário, é preciso que a Câmara dê autorização.

— Se o Judiciário pedir o afastamento, decidiremos. Em relação ao processo, devo analisar para que a Câmara avalie que providências tomar — declarou Maia, que declarou que o crime que «não tem relação com o mandato» e que não existe foro especial para o caso. Representantes da Polícia Civil e do Ministério Público do Rio detalharam, em entrevista na manhã desta segunda-feira, os inquéritos sobre a morte do pastor. A acusação assinala que a deputada arquitetou a morte do marido, além de ter arregimentado, incentivado e persuadido os demais delatados a participarem do crime. Cinco filhos e uma neta da parlamentar foram presos nesta segunda-feira.

Na sua vez, ao receber a notícia, Flordelis começou a chorar e precisou ser contida por alguns dos filhos. Enquanto isso, os investigadores revistaram dois carros que estavam no local. Antes das 7h, os policiais e promotores deixaram a residência da deputada com quatro filhos presos: Carlos Ubiraci, André Luiz, Adriano dos Santos e Marzy Teixeira. Pouco depois das 7h10, uma psicóloga chegou a casa de Flordelis para acompanhá-la, já que a deputada não parava de chorar.

Quando investiga, em 2018, o Supremo Tribunal Federal decidiu que -se um parlamentar por crimes que não têm relação com o mandato, o caso deve ser julgado na primeira instância. Faz 1 ano, o caso de Flordelis chegou a ser analisado por o ministro Luís Roberto Barroso que reafirmou a proficiência de o MPRJ e de a Polícia Civil sobre o caso.,, em 2019 que reafirmou a proficiência do MPRJ e da Polícia Civil sobre o caso.

O caso pode ser instruído pela Corregedoria da Câmara e depois mandado ao conselho ou ser analisado diretamente pelo colegiado se algum partido fizer a representação. Caso a resolução do conselho seja pela cassação do mandato da deputada, o plenário ainda precisa referendar a resolução.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: NEGATIVE

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Maia declara que Câmara avaliará caso de Flordelis, acusada de mandar matar marido
>>>>>Flordelis terá que entregar passaporte e informar à Justiça quando for a Brasília; PSD prepara sua expulsão – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Deputada Flordelis é mandante da morte do pastor Anderson do Carmo, diz polícia; ação tenta prender suspeitos – August 24, 2020 (Extraoglobo-pt)
>>>>>’Investigação é contraditória e está sendo usada como (ato) inquisitório’, diz advogado de Flordelis – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 eu 140 60 NONE 4 (tacit) eu: 4
2 caso 0 0 NONE 4 o caso: 3, O caso: 1
3 crimes 0 240 NONE 3 crimes: 2, cinco crimes: 1
4 Flordelis 0 0 PERSON 3 Flordelis: 2, Ela (referent: Flordelis): 1
5 Maia 0 0 PLACE 3 Maia: 3
6 esta 0 0 NONE 3 esta: 3
7 mandato 0 0 NONE 3 o mandato: 3
8 relação 0 0 NONE 3 relação: 3
9 presos 0 160 NONE 2 presos: 2
10 chorar 0 120 NONE 2 chorar: 2