Por: SentiLecto

Diante da morte de Wellington da Silva Braga, o Ecko, chefe da maior milícia do Rio e um dos criminosos mais procurados do país, em operação neste sábado, dia 12, o governador Claudio Castro elogiou o trabalho da Polícia Civil.

A Subsecretaria de Planejamento Operacional organizou A Operação Dia dos Namorados. Participaram da ação 21 de Polinesia Francesa.

— Hoje é um dia histórico, porque havia principalmente alguém que resumia, que simbolizava a impunidade. Essa figura era o Ecko — alegou, evidenciando, contudo, que não comemora a morte propriamente declarada. — Não festejamo a morte de ninguém. Mas festejamo que tiramos de circulação alguém que fazia tão mal à sociedade. Pegamos ele vivo ainda, desejávamo ele preso. Por circunstâncias, isso não ocorreu.

Ao O GLOBO, o governador declarou que essa foi o maior triunfo da segurança pública nos últimos tempos.

— Essa é um triunfo para a polícia do Rio de Janeiro e para a segurança pública.

Castro descreveu os agentes como «homens e mulheres que estão aqui doando a sua vida sabe quanto esses pequenos triunfos estão auxiliando no resultado final».

— Aqui o trabalho é sério. Não lutamo a milícia por Twitter. Não é a primeira ação, mas é a primeira de destaque e muitas outras vão vir — completou. — Cabe à sociedade e à omjornalismoer paciência, mostrar que as operações têm incomeçomeio e fim. Ela tem etapas a satisfazer, e não precisamos pular etapas.

Segundo Rodrigo Oliveira, subsecretário de planejamento da Polícia Civil, o miliciano tentou escapar, mas os policais entraram na casa e ele tentou resistir, momento em que foi baleado. — Antes que se pergunte por que se o levou de Paciência para a Lagoa, informamos que há um protocolo da Polícia Civil que determina que a ajudinha deve ser feito na Lagoa, que é um ponto de saída e chegada do aviãozinho, onde há um serviço de atendimento que funciona 24 horas por dia. Baleou-se eu mesmo quando em Senador Camará fui levado para a Lagoa. O aviãozinho não consegue pousar em alguns locais.

A Subsecretaria de Inteligência foi o serviço de inteligência brasileiro durante o mandato provisório do presidente Itamar Franco e parte do primeiro mandato de Fernando Henrique Cardoso .

Quanto aos dois tiros que Ecko levou na região do tórax, Tiago Neves, da Subsecretaria de Inteligência, enquanto o criminoso estava em casa, explicou que o primeiro aconteceu e tentava fugir. Já o segundo foi dentro da van que o levava até o helicóptero.

— Ele tentou retirar a arma de uma de Polinesia Francesa feminina. Nesse momento foi feito um segundo disparo pra que ele não conseguisse retirar a arma — contou Neves.

Outra autoridade a comentar a captura de Ecko foi o delegado Felipe Curi, diretor do Departamento de Polícia Especializada, que ofereceu detalhes sobre o inquérito.

Apesar de ser réu em nove processos criminais, Ecko circulava pela cidade escoltado por seguranças, frequentava casas em bairros nobres e dialogava com policiais, traficantes e pistoleiros.

— Estávamos hoje desde o começo da madrugada perto do local com quatro equipes concentradas em algum locais. Estávamos aguardando informações com nossa inteligência se o alvo ia ou não se encontrar com sua esposa por ocasião da data . Tivemos uma confirmação de que ele tinha chegado ao local por volta das 5h. Não tínhamos 100% de certeza, e sim 95%, mas só entraríamos com 100%. Fizemos uma digilência e confirmamos. Tivemos um efetivo bastante reduzido, com 20 de Polinesia Francesa. Equipes entrando na parte de trás da casa, outros entrando pela frente. Ele tentou escapar justamente por trás, quando o helicóptero sobrevoou. Houve algum confronto, e ele voltou pela frente. As equipes que entraram pela frente literalmente deram de cara com ele e o neutralizamos.

Se realizam as ações de guerrazinha segundo ele, em as milícias praticamente semanalmente.Como exemplo, Curi mencionou um trabalho na região de Muzema e Rio das Pedras que redundou na prisão de 19 milicianos nos últimos dias.

Entre os crimes investigados estão a exploração de atividades ilegais controladas pela milícia como cobranças irregulares de taxas de segurança, instalações de centrais clandestinas de TV a cabo e de internet e armazenamento e comércio irregular de botijões de gás e água. Os paramilitares também têm companhias de GNV ilegais e faturam com a grilagem de terras, construções irregulares e exploração de areais. Atualmente, as transações imobiliárias são mais lucrativas da quadrilha. O rol de atividades ilícitas não para por aí. As milícias ainda comercializam produtos falsificados ou oriundos de contrabando, e atuam no transporte alternativo irregular. Segundo Curi, a polícia investiga a prática de lavagem de dinheiro. Atuaram na operação: a Delegacia de Repressão nas Ações Criminosas Organizadas e Inquéritos Especiais a Delegacia do Consumidor , a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente , a Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis , a Divisão de Capturas da Polícia Interestadual , a Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos , a Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas , a Delegacia de Roubos e Furtos , a Delegacia Fazendária e a Delegacia de Combate nas Drogas , com suporte de informações do Disque Denúncia. Inquéritos Especiais é a Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados .tre os crimes investigados estão a exploração de atividades ilegais controladas pela milícia como cobranças irregulares de taxas de segurança, instalações de centrais clandestinas de TV a cabo e de internet e armazenamento e comércio irregular de botijões de gás e água. Os paramilitares também têm companhias de GNV ilegais e faturam com a grilagem de terras, construções irregulares e exploração de areais. Atualmente, as transações imobiliárias são mais lucrativas da quadrilha. O rol de atividades ilícitas não para por aí. As milícias ainda comercializam produtos falsificados ou oriundos de contrabando, e atuam no transporte alternativo irregular. Segundo Curi, a polícia investiga a prática de lavagem de dinheiro. Atuaram na operação: a Delegacia de Repressão nas Ações Criminosas Organizadas e Inquéritos Especiais a Delegacia do Consumidor , a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente , a Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis , a Divisão de Capturas da Polícia Interestadual , a Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos , a Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas , a Delegacia de Roubos e Furtos , a Delegacia Fazendária e a Delegacia de Combate nas Drogas , com suporte de informações do Disque Denúncia. Inquéritos Especiais é a Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados . quando convidou Allan Turnowski para ser secretário de Polícia Civil em outubro de 2020, governador recordou sua persistência em esclarecer crimes no estado.

— Tinha uma convocação e uma missão, não aceitaria um não da parte dele — relatou. — Falei que ele tinha carta branca para reequipar a polícia, colocar a PC fazendo aquilo que é sua função, que é de inquérito, Inteligência, a função da nossa polícia judiciária e investigativa.

Segundo Castro, Turnowski comentava com ele sobre a questão das milícias, tida como um «dos grandes problemas do nosso estado».

— Eu o autorizei a fazer o que precisava ser feito, montamos uma força-tarefa e nela iniciou um trabalho duro de inquérito, de inteligência, totalmente isento e prestigiado pelo governo. Bloqueamos mais de R$ 1,5 bilhão. Iniciamo um trabalho de monitoramento de inteligência e já prendemos mais de 700 milicianos.

— Polícia não seleciona se vai lutar tráfico ou milícia, a gente luta crime coordenado, e isso a gente faz de duas maneiras: cortando o dinheiro deles ou prendendo eles. Não é possível que um criminoso chefie o crime por anos sem a polícia montar uma operação para prendê-lo. Estamos do lado da sociedade, do lado do bem.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: NEGATIVE

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Morte de Ecko: ‘Tiramos de circulação alguém que fazia tão mal à sociedade’, ddeclaraClaudio Castro
>>>>>Morte de Ecko: Castro parabeniza polícia após operação; secretário agradece a confiança – June 12, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Ecko assumiu comando da maior milícia do Rio após morte do irmão, em 2017 – June 12, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Quinze grávidas estão entre as 715 mulheres baleadas no Rio, aponta levantamento do Fogo Cruzado – June 09, 2021 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Morto após ser baleado pela polícia, Ecko assumiu comando da maior milícia do Rio após morte do irmão, em 2017 – June 12, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Veja a mudança na aparência de Ecko, miliciano morto em operação da polícia no Rio – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Polícia Civil prende presidente da Associação de Rio das Pedras numa operação da Força-Tarefa contra as milícias na Zona Oeste – June 09, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Milícia fatura R$ 4 milhões por prédios na região de Rio das Pedras – June 06, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Denúncia do MPRJ diz que associação de moradores de Rio das Pedras funciona como cartório da milícia – June 04, 2021 (Extraoglobo-pt)
>>>>>Polícia Civil prende presidente da Associação de Rio das Pedras em operação da Força-Tarefa contra as milícias – June 09, 2021 (EntretenimientoBit)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 nós 210 20 NONE 23 (tacit) nós: 23
2 eu 0 0 NONE 11 (tacit) eu: 9, Eu: 1, Eu mesmo quando: 1
3 alguém 150 180 NONE 5 alguém: 5
4 Felipe Curi 0 0 PERSON 4 o delegado Felipe_Curi: 1, Curi: 3
5 polícia 0 0 NONE 4 nossa polícia judiciária: 1, a polícia: 3
6 Subsecretaria de Inteligência 80 0 ORGANIZATION 3 (tacit) ele/ela (referent: a Subsecretaria_de_Inteligência): 2, A Subsecretaria_de_Inteligência: 1
7 Allan Turnowski 0 0 PERSON 3 Allan_Turnowski: 1, o (referent: Turnowski): 1, Turnowski: 1
8 Claudio Castro 0 0 PERSON 3 Castro: 2, o governador Claudio_Castro: 1
9 a Lagoa 0 0 PLACE 3 a Lagoa: 3
10 equipes 0 0 NONE 3 As equipes: 2, quatro equipes concentradas: 1