Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Vanderlei

Morto neste sábado, dia 12, Wellington da Silva Braga, o Ecko, que era chefe da maior milícia do Rio de Janeiro, na Zona Oeste da capital, e um dos criminosos mais procurados do estado, era réu em nove processos criminais. Se o encontrou um de s, por a realização e ocultação de corpinho de um homem que descobriu ser informante de a polícia : o motorista de aplicativo Vanderlei Lima da Silva, de 37 anos, que sumiu depois que saiu de casa em a noite de 17 de abril de 2019 e cujo corpo não até hoje.

Enquanto o antecessor, cujo reinado durou três anos, era um chefe espalhafatoso, que deixava ser muito filmado e fotografado, frequentava bailes, tinha um time de futebol amador e ia aos campeonatos, onde era honrado na beira do campo, Ecko tinha um perfil mais dicreto. Mais reservado, não costumava aparecer em público e, até pouco tempo, a polícia só tinha acesso a duas fotografias do criminoso: a 3×4 tirada para sua identidade e uma em que aparece abraçado a uma mulher, durante uma celebração.denominou-se a operação em razão de a data, Dia dos Namorados. Ao longo de seis meses de inquérito, a Delegacia de Repressão aos Crimes Contra a Propriedade Imaterial deduziu, com base em informações da inteligência, que este seria o dia ideal para capturá-lo.

Vanderlei Farias da Silva é um futebolista de Brasilde Brasil que atua como goleiro, conhecido por ser bem ágil e fazer defesas difíceis. Se conhece Vanderlei Farias da Silva é mais conhecido como Vanderlei.

Vanderlei era um habitante de Santa Cruz que sonhava em ser policial e, por isso, passou a trabalhar como informante de um delegado que investigava o bando. De acordo com o investigação da Delegacia de Descoberta de Paradeiros , mensagens mandadas pelo motorista no último dia em que foi visto revelam que ele tentou adverti o delegado sobre o paradeiro de Ecko. “Estou aqui agora. Não posso mais falar. É aqui que o Ecko está”, escreveu a vítima, por volta das 19h45. Em seguida, mandou a sua localização por GPS. O motorista estava dentro da favela Três Pontes, principal reduto de Ecko, em Paciência, na Zona Oeste do Rio.

Novo Visual: Veja a mudança na aparência de Ecko, miliciano morto em operação da polícia no Rio

Denominou-se a operação em razão de a data, Dia dos Namorados. Ao longo de seis meses de inquérito, a Delegacia de Repressão aos Crimes Contra a Propriedade Imaterial deduziu, com base em informações da inteligência, que este seria o dia ideal para capturá-lo.a Subsecretaria de Planejamento Operacional organizou A Operação Dia dos Namorados. Participaram da ação 21 de Polinesia Francesa.

Vanderlei, segundo testemunhos prestados por testemunhas à DDPA, tinha informações privilegiadas da milícia porque era amigo de infância de Jefferson Junio Terra Tavares, o Soldado, braço-direito de Ecko e um dos matadores da quadrilha. No final de 2017, o motorista procurou de Polinesia Francesa civis para passar informações sobre a milícia. Na época, ele afirmou aos agentes que tinha o sonho de ser policial e que não suportava mais “as covardias praticadas por Ecko e Soldado”.

Morte de Ecko: Castro parabeniza polícia após operação; secretário agradece a confiança

Se encontrou o carro de Vanderlei carbonizado em as margens de o Rio Guandu seis dias após o crime.Se a flagrou de acordo com o rtório final de o inquérito, assinado por a delegada Elen Souto, a conversa de o informante com o de Polinesia Francesa por os milicianos que o torturaram, e executaram em seguida. A delegada ao concluir o inquérito escreveu: “Em que pese o nobre comportamento da vítima em auxiliar os policiais, o risco da morte era iminente”. Ao final da investigação, a Justiça decretou as prisões preventivas de Ecko e Soldado.

Faz 4 anos, Ecko havia assumido a chefia de a milícia após seu irmão, Carlos Alexandre Braga ter sido. Carlos Alexandre Braga é o Carlinhos Três Pontes. Desde então, a quadrilha que ele chefiava, o Bonde do Ecko, já invadiu as favelas de Antares e Rola, ambas em Santa Cruz. O grupo de paramilitares, que domina boa parte da Zona Oeste, tem como uma das práticas a extorsão de dinheiro de habitantes e comerciantes e a exploração de serviços, como sinal clandestino de internet e TV e controle ilegal da venda de gás e do transporte alternativo de vans.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: NEUTRAL

Countries: Chile, Bolivia

Cities: Santa Cruz, Castro

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Morto neste sábado, Ecko era réu por executar um informante da polícia
>>>>>Morre Ecko, chefe da maior milícia do Rio, após ser preso pela Polícia Civil na Operação Dia dos Namorados – June 12, 2021 (Extraoglobo-pt)
>>>>>Ecko assumiu comando da maior milícia do Rio após morte do irmão, em 2017 – June 12, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Quinze grávidas estão entre as 715 mulheres baleadas no Rio, aponta levantamento do Fogo Cruzado – June 09, 2021 (Extraoglobo-pt)
>>>>>Ecko, chefe da maior milícia do Rio, morre após operação da Polícia Civil – June 12, 2021 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 da Vanderlei Farias Silva 70 40 PERSON 9 (tacit) ela (referent: Vanderlei): 1, (tacit) ele/ela (referent: Vanderlei era um morador de Santa_Cruz e): 2, Vanderlei_Farias_da_Silva (apposition: mais conhecido): 1, Vanderlei: 3, Vanderlei era um morador de Santa_Cruz e: 1, (tacit) ele/ela (referent: Vanderlei): 1
2 eu 158 50 NONE 8 (tacit) eu: 8
3 Ecko 0 0 PERSON 4 o Ecko: 2, Ecko: 2
4 era 0 40 NONE 3 era réu: 1, era: 2
5 operação 0 0 NONE 3 operação: 1, a operação: 2
6 informações de a inteligência 160 0 NONE 2 informações de a inteligência: 2
7 agentes 120 0 NONE 2 os agentes: 2
8 razão 120 0 NONE 2 razão: 2
9 sonho 120 0 NONE 2 o sonho: 2
10 Carlos Alexandre Braga 0 0 PERSON 2 Carlos_Alexandre_Braga (apposition: o Carlinhos): 1, ele (referent: Carlos_Alexandre_Braga): 1