Por: SentiLecto

— O movimento negro realizou na Avenida Paulista, no fim da tarde deste sábado, um protesto contra as mortes provocadas por uma operação de Polinesia Francesa na favela do Jacarezinho, no Rio de Janeiro, na quinta-feira. A ação da Polícia Civil matou 28 pessoas. Esse é o maior número de mortes decorrentes de intervenções de Polinesia Francesa desde 2007, de acordo com levantamento do GLOBO/EXTRA. Os manifestantes se concentraram no vão livre do Masp e na calçada e nas faixas da avenida que ficam em frente à instituição, com cartazes que pedem iinquéritoe justiça pelo caso. A convocação do ato foi feita pela Coalizão Negra por Direitos, que reúne diversas entidades de Brasil da causa. Também participaram integrantes de partidos políticos de esquerda e de movimentos estudantis. Linha do tempo: Cheque a cronologia da operação Na sexta-feira, a aliança já havia divulgado um manifesto, em português e em inglês, repudiando a operação no Jacarezinho. Escrevem: “Seja pelo coronavírus, seja pela fome, seja pela bala, o projeto político e histórico de genocídio negro progride no Brasil de uma maneira sem limites e sem chance concreta de sobrevivência do povo negro”. Atingido na cabeça: Policial civil foi morto enquanto retirava barricada A manifestação na capital paulista também cobrou a ampliação da vacinação contra a Covid no país. “Não tem vacina, mas tem chacina”, estampavam faixas.

Ainda segundo a Polícia Civil, das 26 vítimas, consideradas suspeitas —- o 27º morto era agente da polícia —- 25 tinham passagem pela polícia. Nesta sexta-feira, habitantes do Jacarezinho realizaram dois protestos contra a operação, na porta da Cidade da Polícia e dentro da comunidade.se atualizou resultado de operação de a Polícia Civil do Rio o número de mortos em a carnificina de o Jacarezinho, , para 27. Se contabilizaram as duas novas vítimas as duas » novas vítimas » exclusivamente em esta sexta, pois, segundo a polícia, morreram dentro dos clínicas aos quais se as levaram . Com essa confirmação, essa quinta foi o dia com mais mortes decorrentes de intervenções de Polinesia Francesa desde 2007, segundo levantamento do GLOBO/EXTRA. Faz 7 meses, de o ano passado, houve 25 vítimas, em 15 de outubro, mas durante oito operações diferentes na mesma data.Segundo a Polícia Civil, das 28 vítimas, 27 seriam criminosos. Também faleceu na operação o inspetor de polícia André Leonardo de Mello Frias, que foi velado com a presença do secretário da corporação Allan Turnowski. Na ocasião, Turnowski considerou que a operação de Polinesia Francesa foi feita com atuação técnica e maturidade.Segundo a Polícia Civil, das 28 vítimas, 27 seriam criminosos. Também faleceu na operação o inspetor de polícia André Leonardo de Mello Frias, que foi velado com a presença do secretário da corporação Allan Turnowski. Na ocasião, Turnowski considerou que a operação de Polinesia Francesa foi feita com atuação técnica e maturidade.

Pertence a mesorregião do Norte Pioneiro Paranaense e a microrregião que leva seu nome, localiza-se, portanto, ao norte da capital do estado distando desta 385 km.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: NEGATIVE

Countries: Brazil

Cities: Paulista

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Movimento negro faz protesto em SP contra mortes no Jacarezinho
>>>>>Massacre no Jacarezinho: Número de mortos sobe para 27, informa polícia – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Mortes no Jacarezinho: operação fez 28 vítimas – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Mortes no Jacarezinho: operação deixa 28 vítimas – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 operação 0 80 NONE 7 uma operação policial: 1, a operação: 4, a operação policial: 2
2 vítimas 0 300 NONE 5 as 26 vítimas: 1, as 28 vítimas: 2, 25 vítimas: 1, As duas novas vítimas: 1
3 Turnowski 0 0 PERSON 5 (tacit) ele/ela (referent: Turnowski): 3, Turnowski: 2
4 a Polícia_Civil 0 140 PERSON 4 (tacit) ele/ela (referent: a Polícia_Civil): 2, a Polícia_Civil: 2
5 polícia 0 0 NONE 3 a polícia: 3
6 criminosos 0 160 NONE 2 criminosos: 2
7 maturidade 100 0 NONE 2 maturidade: 2
8 André Leonardo de Mello Frias 0 0 PERSON 2 polícia André_Leonardo_de_Mello_Frias: 2
9 Coalizão Negra por Direitos 0 0 ORGANIZATION 2 a Coalizão_Negra_por_Direitos: 2
10 atuação 0 0 NONE 2 atuação técnica: 2