Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Bandeira de Volta Redonda

O Ministério Público do Rio e a Polícia Militar realizam uma ação, na manhã desta quarta-feira, contra o tráfico de drogas nas áreas de Angra dos Reis, Volta Redonda e Belford Roxo. Participam da Operação Mercans agentes do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado em parceria com a Coordenadoria de Segurança e Inteligência , a Subsecretaria de Inteligência e a Corregedoria-Geral da PM. No total, a ação visa satisfazer dez mandados de prisão preventiva e 52 de busca e apreensão contra traficantes que atuam em Angra dos Reis, Volta Redonda e Belford Roxo. O Juízo expediu os mandados de a 1ª Vara Criminal de Angra dos Reis.

Integrante do domo de uma das principais facções criminosas do Rio, o traficante Álvaro Malaquias Santa Rosa, o Peixão, e outras seis pessoas, incluindo uma mulher, tiveram as prisões preventivas decretadas pela Justiça e estão sendo procurados pela polícia. Faz 5 anos, promotores acusaram a quadrilha de o Grupo de Atuação Especial a o Combate a o Crime Organizado, de a 1ª Promotoria de Investigação Penal dos Núcleos de Duque de Caxias e Nova Iguaçu. e a pessoas de religiões de matriz africana, na Baixada Fluminense, entre 2016 e 2019. Se a transmitiu de acordo com a acusação de os promotores, em alguns casos, a ordem de Peixão para agredi e depredar os templos a partir de aplicativos de celulares ou por telefonemas.

Volta Redonda é um município de Brasil do estado do Rio de Janeiro, Região Sudeste do país.

Belford Roxo é um município de Brasil da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro.

Até agora, cinco mandados de prisão já foram satisfeitos contra delatados. Outras duas pessoas também foram presas em flagrante por tráfico e associação durante a operação, que continua.

De acordo com a acusação do MPRJ, o inquérito identificou que 38 delatados são vinculados a uma facção criminosa voltada para o tráfico de drogas no bairro Perequê, em Angra. Através de monitoramento autorizado pela Justiça, os promotores alegam que foi possível verificar que, além da venda ilegal de drogas, o grupo criminoso realiza transporte de armas, assassinatos e extorsões, além de envolver menores de idade em suas práticas ilegais. Há ainda mandados de busca e apreensão expedidos pela Auditoria de Justiça Militar contra PMs investigados por comportar-se junto à quadrilha.

De acordo com a acusação, em uma das vezes, Peixão ordenou que três homens, acompanhado por um menor, rendessem um pai de santo e os frequentadores de um templo de candomblé, também localizado no bairro Parque Paulista. Durante o ataque, as ladrinhas ainda exigiram que todos os terreiros da localidade fossem fechados. Em outra ocasião, segundo o MPRJ, os criminosos, que se autodenominam “Bandidos de Jesus”, invadiram outro terreiro, berrando e ameaçando os participantes, que se os proibiram em a ocasião, de caminhar de roupa branca em a localidade.Esta não é primeira vez que Peixão tem a prisão decretada pela Justiça.Álvaro Malaquias Santa Rosa tem em seu nome outros há ainda outros nove mandados de prisão expedidos pelo Tribuna de Justiça do Rio, a maior parte deles por crimes de tráfico e assassinato.

Se divide a acusação em núcleos de atuação, com base principal para comercialização de a droga em Angra dos Reis, mas com atuação integrada aos núcleos de Belford Roxo e Volta Redonda. Identificou-se os delatados Luiz Gustavo da Silva Rosa como líderes , vulgo Bicheiro, e Wildiner Romero Barbosa, vulgo Barriga. Sob a ordem deles atuam sete administradores do tráfico, que têm por função principal a recepção e o repasse de drogas, armas, munições e qualquer material ilícito determinado pelos líderes.

Diante do apurado, o MPRJ ofereceu acusação, contra os integrantes identificados, pelo crime de associação para prática de tráfico de drogas, majorado pelo emprego de violência, grave ameaça e emprego de arma de fogo como maneira de intimidação coletiva e por envolver ou atingir criança e adolescente.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: VERY NEGATIVE

Countries: St. Pierre And Miquelon, Brazil

Cities: Angra Dos Reis

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>MP do Rio e PM fazem operação contra o tráfico em Angra dos Reis, Volta Redonda e Belford Roxo
>>>>>Justiça decreta prisão de traficante Peixão e mais seis por ataques contra religiosos de matriz africana – February 22, 2021 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Peixão 0 40 PERSON 3 Peixão: 3
2 promotores 0 40 NONE 3 os promotores: 2, promotores: 1
3 Justiça 0 0 ORGANIZATION 3 a Justiça: 3
4 criminosos 0 300 NONE 2 os criminosos: 2
5 o tráfico de drogas 0 300 NONE 2 o tráfico de drogas: 2
6 tráfico 0 230 NONE 2 o tráfico: 1, tráfico: 1
7 quadrilha 0 50 NONE 2 A quadrilha: 1, a quadrilha: 1
8 atuação 60 0 NONE 2 atuação integrada: 1, atuação: 1
9 Angra_dos_Reis 0 0 PLACE 2 Angra_dos_Reis: 2
10 Crime Organizado 0 0 ORGANIZATION 2 o Crime_Organizado: 2