Por: SentiLecto

Faz 2 anos, quando por erro o piloto acionou o código de emergência, um Airbus A330 estava prestes a decolar de o Aeroporto de Schiphol, em Amsterdã, com destino a Madri, mencionando o sequestro de o aviãozinho, em novembro de 2019. Se fechou o aeroporto em poucos minutos, , totalmente evacuado, e centenas de ambulâncias mandadas para o local, além de forças especiais de segurança. Esclarecido o erro, o saldo positivo foi provar que o sistema de segurança funcionava perfeitamente.

Faz 8 meses, em o sequestro de um helicóptero em o Rio com o objetivo de salvar traficantes condenados o código de emergência específico, um sequestro., o piloto Adonis Lopes seguiu os protocolos de segurança, acionando — como relatou — mencionando que havia uma interferência injustificada, certamente um sequestro. Não houve respostas dos órgãos de controle aéreo e de segurança, lamentou o piloto numa publicação em rede social, pedindo uma observação sobre tal fato. Adonis é piloto de Polinesia Francesa há 35 anos, logo tem muito experiência, e sabia que o plano dos sequestradores estava fadado ao fracasso ou a uma grande calamidade.

Não se sabe ainda se o plano de escapada foi arquitetado pelos presos. A Secretaria de Administração Penitenciária alegou que não registrou nenhuma movimentação atípica na cadeia. Entretanto, a pasta determinou que a Corregedoria Interna e a Inteligência apure possíveis planos de escapada e a participação de detentos no planejamento da escapada. Ainda que têm equipes de segurança prontas para intervir em caso de alguma tentativa de escapada ou de invasão, a pasta garante.

Certamente veio à lembrança do piloto algo semelhante. Faz 8 meses, aconteceu uma tentativa de resgate de traficantes de dentro de um presídio em o antigo Complexo Penitenciário da Frei Caneca, localizado em o Centro do Rio de Janeiro, com a uso de um helicóptero, em agosto de 1987. O plano era pousar no topo de uma caixa d’água do presídio, salvando um dos maiores traficantes de drogas da época, Paulo Roberto de Moura, conhecido como Meio-Quilo. Os agentes penitenciários reagiram, disparando centenas de vezes contra o aviãozinho, a qual, com Meio-Quilo agarrado aos esquis, tentou levar voo. O helicóptero pairou por alguns metros e despencou no pátio do presídio. Todos faleceram. Na época alguém declarou: os marginais estão assistindo a muito filme.

O artigo 482 da CLT prescreve que constitui motivo de justa causa a dispensa de funcionário que desempenhar suas funções com desídia. A desídia é o descuido a preguiça. O descuido é a falta de atenção, o que pode provocar um acidente grave. Em tempos de extrema suscetibilidade, onde na maioria das vezes falar a verdade, reclamar por providências e assinalar erros torna-se uma agressão, como se assinalar incompetência não fosse imprescindível para evitar prejuízos maiores. É necessário coragem para pedir uma observação sobre o que exatamente levou os órgãos de controle aéreo a ignorar o aviso de sequestro do helicóptero no Rio de Janeiro. Houve equívoco nos equipamentos para realizar a comunicação ou houve desídia dos culpados?

Na sua vez, a polícia ainda não elucidou totalmente o motivo da ida para essa cidade. O que já se sabe é que a quadrilha tinha procurado o táxi aéreo para um casal que passaria o domingo em Angra, voltando na segunda-feira. No entanto, quem apareceu para o voo foram os dois homens, e o regresso acabou “antecipado”. Ainda não se sabe se houve contratempos que levaram a dupla a partir para a cadeia no mesmo dia.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: NEGATIVE

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>O sequestro do helicóptero e a desídia
>>>>>Tentativa de resgate de preso com helicóptero tem perguntas sem respostas; confira – September 21, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>‘A intenção era não ir para o presídio’, conta piloto sequestrado que frustrou resgate de bandido no Complexo de Bangu de helicóptero – September 20, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Piloto é sequestrado por passageiros que queriam resgatar bandido no Complexo de Bangu – September 19, 2021 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>’Deu ruim aqui, o piloto aloprou’, disse um dos sequestadores que tentou resgatar comparsa no Gericinó – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>‘Foi um mix de audácia com tolice’, diz piloto de helicóptero sequestrado por bandidos que queriam resgatar preso – September 20, 2021 (EntretenimientoBit)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 eu 0 0 NONE 5 (tacit) eu: 5
2 piloto 0 0 NONE 3 o piloto: 2, piloto policial: 1
3 erro 0 180 NONE 2 o erro: 1, erro: 1
4 desídia 0 70 NONE 2 desídia: 1, A desídia: 1
5 Adonis Lopes 120 0 PERSON 2 o piloto Adonis_Lopes: 1, (tacit) ele/ela (referent: o piloto Adonis_Lopes): 1
6 casal 0 0 NONE 2 um casal: 2
7 contratempos 0 0 NONE 2 contratempos: 2
8 helicóptero 0 0 NONE 2 O helicóptero: 1, um helicóptero: 1
9 pasta 0 0 NONE 2 A pasta: 1, a pasta: 1
10 voo 0 0 NONE 2 voo: 1, o voo: 1