Por: SentiLecto

O Escritório das Nações Unidas para os Direitos Humanos exigiu nesta terça-feira a apuração dos fatos acontecidos no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, na região metropolitana do Rio de Janeiro, onde oito corpos foram encontrados após operação da Polícia Militar.

O Escritório das Nações Unidas para os Direitos Humanos disse nesta sexta-feira preocupação com o estado de saúde da jornalista de China Zhang Zhan, que está detido por mais de um ano após relatar os primeiros meses da pandemia da covid-19 na cidade de Wuhan, e pediu por sua «libertação imediata».

O Ministério Público é um organismo público, em geral estatal, ao que se atribui, dentro de um Estado de direito democrático, a representação dos interesses da sociedade mediante o exercício das faculdades de direção do inquérito dos fatos que revestem os caracteres de transgressão, de proteção nas vítimas e testemunhas.

«Pedimos ao Ministério Público que realize um inquérito independente e imparcial sobre as mortes, dentro dos normas internacionais, e que seja garantido que os culpados destes atos prestem contas à justiça», aalegoua porta-voz doagsalinha Marta Hurtado.

«Pedimos às autoridades cde Chinade Chinaque considerem a libertação imediata e incondicional de Zhang, mesmo por razões humanitárias, e que lhes prestem cuidados médicos para resgatar sua vida, respeitando sua dignidade», declarou a porta-voz do Escritório Marta Hurtado em um comunicado.»Nos baseando nos princípios gerais dos direitos humanos, o que podemos declarar é que a limitação de direitos por razões de saúde lícitas, e isso inclui a vacinação compulsória, deve satisfazer com certas condições que estão estabelecidas pelo direito internacional», alegou a porta-voz do escritório, Liz Throssell.Faz 6 meses, o garoto faleceu em uma ação envolvendo policiais civis e federais de o ano passado. Já nesta segunda-feira, pelo menos oito pessoas foram encontradas mortas no Salgueiro, numa área de mangue. Todos teriam sido mortos durante uma operação da Polícia Militar.

Fonte: EfeGeneric

Sentiment score: POSITIVE

Countries: Brazil

Cities: Sao Goncalo

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>ONU pede inquérito sobre mortes em operação da PM no Complexo do Salgueiro
>>>>>ONU pede que China liberte jornalista presa em estado de saúde grave – November 19, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>ONU condena a retirada de credenciais de jornalistas da Efe em Cuba – November 16, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>Cuba restitui credenciais de apenas dois jornalistas da Agência Efe – November 14, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Ativistas cubanos querem evitar violência em protesto de 15 de novembro – November 10, 2021 (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>Organizador de protesto em Cuba fica incomunicável e tem casa cercada – (EfeGeneric)
>>>>>>>>>>>>>»Espanha não desistirá até que Cuba devolva credenciais à Efe», diz ministro – (EfeGeneric)
>>>>>ONU pede critério de países ao tornar vacinação contra covid-19 obrigatória – November 19, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>ONU defende direitos a reunião e manifestação pacífica em Cuba – November 16, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>Complexo do Salgueiro foi palco de outras mortes em série durante operações policias, em São Gonçalo – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Ministério Público 0 0 ORGANIZATION 3 O Ministério_Público: 1, o Ministério_Público: 2
2 nós 0 0 NONE 3 Nos: 1, (tacit) nós: 2
3 Zhang Zhan 0 50 PERSON 2 Zhang_Zhan: 2
4 libertação 130 0 NONE 2 a libertação imediata: 1, sua libertação imediata: 1
5 O Escritório_das_Nações_Unidas_para_os_Direitos_Humanos 0 0 PLACE 2 O Escritório_das_Nações_Unidas_para_os_Direitos_Humanos: 2
6 autoridades 0 0 NONE 2 as autoridades chinesas: 2
7 condições 0 0 NONE 2 certas condições: 2
8 esta 0 0 NONE 2 esta: 2
9 o garoto 0 150 NONE 1 O garoto: 1
10 as mortes 0 70 NONE 1 as mortes: 1