Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Stout

A Polícia Civil do Rio suspeita que pelo menos um funcionário de uma grande companhia do ramo de vestuário partiicipou de um esquema de desvio de cartões corporativos para a compra de bebidas alcoólicas em grande quantidade, que eram vendidas em bailes funk. Dois acusados de planejarem o golpe foram presos ontem.

Segundo a DPCA, a inquérito vai prosseguir para a identificação de outros integrantes do grupo criminoso — inclusive os responsáveis bebidas alcoólicas onde os acontecimentos oferecem a menores —, recuperação de outros bens comprados de maneira fraudulenta, localização de demais vítimas, além da inquérito de provável ocultação de patrimônio de origem ilícita, lavagem de dinheiro e demais crimes conexos.

— Desejamo descobrir como compravam-se os cartões corporativos que em geral têm um limite bastante alto para gastos,. Um deles foi pego e utilizado em um grande volume de compras; depois, voltou para a companhia à qual pertence. Temos fortes indícios de que alguém lá de dentro participava do golpe. Ainda não chegamos a essa pessoa; por isso, a apuração prossegue — declarou o delegado Pedro Bittencourt Brasil de Araújo.

Para os golpistas, o consumo de álcool em bailes funk dava a maior onda — de dinheiro. Distribuíam-se cerveja vodca e outras bebidas em acontecimentos, a maioria realizados clandestinamente em comunidades. Cerveja é uísque. O faturamento era tão alto que permitia aos participantes do plano ter veículos de opulência e viver em apartamentos de classe média alta na Barra da Tijuca e no Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste do Rio.

A cerveja é uma bebida produzida a partir da fermentação de cereais, principalmente a cevada maltada.

Assinalados como culpados pelo esquema, André Rodrigues de Oliveira, conhecido como Pateta, e Robson de Carvalho foram presos em suas casas. Robson de Carvalho é o Sargento. Para se ter uma ideia da dimensão do golpe, eles, de acordo com investigadores, pegaram um cartão corporativo da companhia de vestuário e gastaram R$ 713 mil em bebidas numa rede atacadista. As compras foram feitas em supermercados da Barra e de Campo Grande, também na Zona Oeste.

Na sua vez, a investigação da Polícia Civil alega que o grupo realizou 25 compras de bebidas alcoólicas em uma loja atacadista com utilização de um cartão de crédito corporativo desviado de uma companhia, totalizando uma perda de aproximadamente R$ 713 mil.

— vendiam-se as bebidas a custos baixos para distribuidoras que têm conexão com traficantes que coordenam bailes. Conseguimos filmagens das compras nas lojas atacadistas. Se as levavam milhares de latas de cerveja para depósitos em Madureira e Campo Grande. Estamos analisando a ligação entre os proprietários desses estabelecimentos e ladrinhas de comunidades — declarou Pedro Bittencourt Brasil de Araújo. — Habitantes indignados com esse esquema, que culminava com o consumo por parte de adolescentes, procuraram a DPCA para delatar o crime.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: NEGATIVE

Countries: Gambia, Brazil

Cities: Barra, Campo Grande

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Polícia investiga desvio de cartão corporativo de companhia para compra de cerveja no Rio
>>>>>Operação mira criminosos que desviam cartões de crédito e compram bebidas alcoólicas para bailes funk – June 22, 2021 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 nós 110 160 NONE 6 (tacit) nós: 6
2 bebidas 0 50 NONE 4 bebidas: 1, outras bebidas: 1, As bebidas: 1, bebidas alcoólicas: 1
3 Zona Oeste 0 0 ORGANIZATION 3 (tacit) ele/ela (referent: a Zona_Oeste): 2, a Zona_Oeste: 1
4 bailes 0 0 NONE 3 bailes: 3
5 presos 0 160 NONE 2 presos: 2
6 traficantes 0 160 NONE 2 traficantes: 2
7 indícios 160 0 NONE 2 fortes indícios: 2
8 o faturamento era tão alto e viver em apartamentos de classe média alta em a barra_da_tijuca e em o recreio_dos_bandeirantes em a zona_oeste_do_rio 80 0 NONE 2 O faturamento era tão alto e viver em apartamentos de classe média alta em a Barra_da_Tijuca e em o Recreio_dos_Bandeirantes em a Zona_Oeste_do_Rio: 2
9 Campo_Grande 0 0 PLACE 2 Campo_Grande: 2
10 Cerveja 0 0 PERSON 2 Cerveja (apposition: uísque): 1, (tacit) ele/ela (referent: Cerveja): 1