Por: SentiLecto

Os habitantes da Praças Seca, na Zona Oeste do Rio, têm padecido com os constantes tiroteios em comunidades da região. Só em março, foram 11 dias consecutivos de intensas troca de tiros entre ladrinhas, milicianos e policiais entre os dias 9 e 19, segundo a plataforma «Fogo Cruzado». Em um obrigou-se crianças de a Escola municipal de eles, Sobral Pinto, localizada em o Morro do Barão a se proteger sentar-se no chão do corredor, além de conservar o distanciamento em meio à pandemia de Covid-19. Se os concentraram conforme a plataforma, só em esta comunidade %89 de os tiroteios registrados em o bairro.

No vídeo que viralizou nas redes sociais, uma das crianças pergunta para professora: «Tia, como a gente saberá onde estão os tiros?». Segundo o Instituto Fogo Cruzado, a Praça Seca teve 37 tiroteios/disparos de arma de fogo, sendo que 33 deles ocorreram no Morro da Barão. Outros dois tiroteios foram na Favela Bateau Mouche , um na Favela da Chacrinha e outro fora de favelas da região. Em um deles, uma pessoa acabou morta.

Vocês conseguem compreender a complexidade que é viver numa favela? As crianças no corredor pra se proteger dos tiros. A professora inquietada com o distanciamento por causa da Covid… É isso, a realidade da desigualdade social!!! pic.twitter.com/6uIakxsqmc

Ainda na madrugada de hoje…Mais duas nossos de Polinesia Francesa de o 14BPM retiraram de as ruas armas de combate , em este ano.. Os dois #fuzis e uma #pistola foram apreendidos na região de #SenadorCamará. Três criminosos se feriram ao entrarem em confronto, sendo ajudados ao HMAS. pic.twitter.com/FHtSRoSu8Y

Na segunda-feira 22 de março Crianças sentar-se, com as mãos nos ouvidos e bastante assustadas. Essa cena era vista em um vídeo gravado dentro de uma escola em uma comunidade do Rio de Janeiro. Faz 9 dias, o ativista Renê Silva publicou as imagens, fundador de o » Voz da Comunidade » em esta, e viralizaram nas redes sociais. Os meninos e meninas estavam em um dos corredores da Escola Municipal Sobral Pinto, na Praça Seca, Zona Oeste. Faz 12 dias, o tiroteio aconteceu em a, segundo comentou Renê em a postagem feita em o Twitter.

Faz 2 meses, o Rio de Janeiro contabilizou 343 tiroteios que redundaram em 41 mortes e 43 pessoas feridas,, durante todo o mês de março. Depois da Praça Seca, o segundo bairro com mais tiroteios na capital Fluminense foi a Vila Kennedy, também na Zona Oeste, com 22 tiroteios, que deixaram três mortos e um ferido. Logo em seguida vem o Complexo do Alemão com 18 tiroteios e dois feridos, seguido do bairro da Penha com 15 tiroteios.

Em relação a Região Metropolitana do Rio, o Instituto Fogo Cruzado mapeou 582 tiroteios/disparos de arma de fogo. Deste total, 31% deles houve participação de agentes de segurança pública, ou seja, em 179 casos. Faz 1 ano, o número de tiroteios foi %30 maior que o acumulado em o mesmo quando houve 446 registros Houve ampliação de 40% também nos tiroteios com a participação de agentes de segurança: foram 128 em março de 2020.

Em comparação com fevereiro, que teve 380 tiroteios/disparos de arma de fogo, houve ampliação de 53% nos tiroteios em março, que adicionou 582 registros. Porém houve queda de 5% no número de mortos: Faz 1 mês, foram 94. Faz 14 dias, com 35 registros, teve o maior número de tiroteios-disparos de arma de fogo em o mês, em março o dia 17. Os dias 6 e 27 tiveram o maior número de mortos: foram 7. E os dias 9 e 25, com 8, foram os dias com mais feridos.

Após o confronto, três homens foram encontrados feridos dentro do veículo. Em Realengo, onde faleceram, se os levou a o Hospital Municipal Albert Schweitzer. Encaminhou-se o caso para a 34ªDP. Conforme a PM, com os três homens foram apreendidos dois fuzis calibre 5.56, uma pistola calibre 9, um radiotransmissor e munições. Novos disparos foram feitos contra os de Polinesia Francesa militares.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: NEGATIVE

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Praça Seca foi o bairro do Rio com mais tiroteios em março; vídeo de crianças assustadas em escola no local viralizou
>>>>>Três homens são mortos em confronto com a PM em Senador Camará, na Zona Oeste do Rio – March 31, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Disputa de território entre criminosos deixa quatro mortos em Bangu – March 28, 2021 (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 tiroteios 80 140 NONE 13 343 tiroteios: 2, Outros dois tiroteios: 1, os tiroteios registrados: 1, 22 tiroteios: 2, 15 tiroteios: 1, 18 tiroteios: 1, os tiroteios: 3, mais tiroteios: 1, os constantes tiroteios: 1
2 bairro 0 0 NONE 3 o segundo bairro: 1, o bairro: 2
3 registros 0 0 NONE 3 35 registros: 1, 582 registros: 1, 446 registros: 1
4 confronto 0 70 NONE 2 o confronto: 1, confronto: 1
5 complexidade 80 0 NONE 2 a complexidade: 2
6 Instituto Fogo 0 0 PERSON 2 o Instituto_Fogo_Cruzado: 2
7 a Praça_Seca 0 0 PLACE 2 a Praça_Seca: 2
8 aumento 0 0 NONE 2 aumento de %40: 1, aumento de %53: 1
9 homens 0 0 NONE 2 os três homens: 1, três homens: 1
10 pic 0 0 OTHER 2 pic: 2