Por: SentiLecto

O vereador e ex-presidente da câmara municipal de Belford Roxo, Márcio Cardoso Pagniez testou positivo para o Covid-19. Márcio Cardoso Pagniez é o Marcinho Bombeiro. O parlamentar está preso desde outubro do ano passado, acusado de chefiar uma milícia e também de ser mandante de dois assassinatos na cidade da Baixada Fluminense. Márcio, de 51 anos, é terceiro-sargento do Corpo de Bombeiros e está detido no Grupamento Especial Prisional da corporação, em São Cristóvão, na Zona Norte do Rio. Flávio Fernandes entrou com um pedido na Justiça para que o cliente fique em prisão domiciliar Flávio Fernandes é o advogado do vereador., mas ainda não houve resolução para o requerimento.

Márcio começou a ter sintomas de gripe no fim do mês passado. Faz 1 mês, ele teve piora em o quadro, com fortes dores de cabeça, em o dia 27 de março, e requereu atendimento médico. Se levou o bombeiro para o Hospital Central Aristarcho Pessoa, em o Rio Comprido. Lá, recebeu atendimento e fez o teste para saber se estava com Covid-19.

O advogado Flávio Fernandes relata que ao longo da última semana esteve três vezes na unidade de saúde, que pertence ao Corpo de Bombeiros, para ter informações sobre o o exame. Se o informou no entanto, de que o resultado ainda não havia saído. No último domingo, a família de Márcio soube do diagnóstico pela secretaria municipal de Saúde de Belford Roxo, que foi informada sobre o exame. O EXTRA teve acesso ao resultado atestando que o vereador está com a enfermidade.

A unidade abriga somente bombeiros presos. Faz 19 dias, o exame de o militar foi feito em o último e o resultado deu postivo para Covid-19. Se repassou a finalização em o último domingo, para o Corpo de Bombeiros que informou que o preso está em isolamento,.

– Faz 2 dias, de o dia 6, estive logo cedo em a unidade prisional, em a manhã e, pasme, fui eu que levei a notícia. Os guardas sequer sabiam que o Márcio havia testado positivo – relata o advogado.

Flávio Fernandes entrou com o pedido de prisão domiciliar para Márcio na última segunda-feira. O advogado argumenta que a própria secretaria estadual de Saúde do Rio, Ministério da Saúde e Organização Mundial de Saúde recomendam o isolamento domiciliar para quem testar positivo para a Covid-19. Desde que começou a ter os sintomas, ele afirma que o isolamento ao qual submeteu-se Márcio em a unidade prisional, é “fajuto” e não acontece da maneira correta. Ainda que outros dois bombeiros presos também testaram positivo após o resultado de seu cliente, fernandes alega.

Por outro lado, ainda de acordo com o pilar de Alcemo Gois, a Secretaria de Administração Penitenciária e a Polícia Militar, que também comandam presídios no estado, monitoram casos de outros presos suspeitos de estarem contagiados pelo coronavírus.

– A necessidade do confinamento e da prisão domiciliar é recomendação da própria Organização Mundial de Saúde. O Irã, que é um regime duro, extremamente conservador, libertou mais de 90 mil presos. Outros países do mundo também . E eram presos que não estavam doentes, somente para evitar a proliferação do vírus e mortes. Mas, nesse caso, eles já estão doentes. Primeiro, foi o Márcio e depois, mais dois – alega o advogado.

Faz 6 meses, acusou se Marcinho também De acordo com outra acusação do Ministério Público estadual do Rio, uma das vítimas era irmão de um dos rapazes mortos em 2017.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: NEGATIVE

Countries: Brazil

Cities: Belford Roxo

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Preso por chefiar milícia, ex-presidente da Câmara de Belford Roxo testa positivo para Covid-19
>>>>>Rio tem bombeiro preso com diagnóstico positivo para Covid-19 – April 07, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Sistema prisional do Rio tem pelo menos 1.671 presos em grupos de risco – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Márcio Cardoso Pagniez 160 40 PERSON 7 Márcio_Cardoso_Pagniez (apposition: o Marcinho_Bombeiro): 1, ele (referent: Márcio): 1, Márcio de 51 anos e em São_Cristóvão em a Zona_Norte_do_Rio: 1, o Márcio: 2, Márcio: 2
2 Flávio Fernandes 0 0 PERSON 6 (tacit) ele (referent: O advogado Flávio_Fernandes): 1, (tacit) ele/ela (referent: O advogado Flávio_Fernandes): 1, Flávio_Fernandes: 1, O advogado Flávio_Fernandes: 1, Flávio_Fernandes (apposition: O advogado de o vereador): 1, Fernandes: 1
3 eu 80 0 NONE 5 (tacit) eu: 3, eu: 2
4 isolamento 70 150 NONE 3 isolamento: 1, o isolamento: 2
5 prisão 0 120 NONE 3 prisão: 2, a prisão: 1
6 Corpo de Bombeiros 0 0 ORGANIZATION 3 o Corpo_de_Bombeiros: 3
7 advogado 0 0 NONE 3 o advogado: 2, O advogado: 1
8 resultado 0 0 NONE 3 o resultado: 3
9 unidade 0 0 NONE 3 A unidade: 1, a unidade prisional: 2
10 Irã 100 160 ORGANIZATION 2 O Irã altamente conservador: 2