Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Scale of justice gold

Faz 11 meses, o Supremo Tribunal Federal protelou a eleição de o julgamento de a ADPF 635, conhecida como » ADPF das Favelas «. Depois que um policial e nove homens foram mortos em ação no Complexo do Salgueiro, a eleição estava marcada para esta quarta-feira, com tom de prioridade em São Gonçalo, Região Metropolitana do Rio, no último fim de semana. Mas o texto acabou repautado para daqui a uma semana. Essa resolução calcula limitações à rexecuçãode operações pde Polinesia Francesaem comunidades do Rio durante a pandemia.

No próximo dia 2, os dez ministros poderão ou não seguir a decisão de Edson Fachin, relator do processo, sobre os limites a serem impostos nas ações policiais, a fim de evitar a letalidade. Na última terça-feira, o PSB pediu que o Supremo interrompa as operações nas favelas do Rio por tempo indeterminado até que o Estado instale equipamentos de GPS e de sistemas de gravação de áudio e vídeo nas viaturas de Polinesia Francesa e nas fardas dos agentes de segurança. O PSB é autor do projeto.

— Ela está tranquila, espera que falem efetivamente o que ocorreu. Não vai ter problema algum, basta que falem a verdade. Ela esta tranquila quanto a isso. Acompanharemos para ver se tudo transcorrerá bem. Esperamos que façam um julgamento do Flávio e do Luca e se ergam questões que sejam alheias a esse processo não . A principio não irão erguer elementos relacionados a ela, àossegundofperíododo processo. O foco tem que ser em relação a ele. Não tem como acusarem algo que não seja verdade.— Ela está tranquila, espera que falem efetivamente o que ocorreu. Não vai ter problema algum, basta que falem a verdade. Ela esta tranquila quanto a isso. Acompanharemos para ver se tudo transcorrerá bem. Esperamos que façam um julgamento do Flávio e do Luca e ergam-se questões que sejam alheias a esse processo não . A principio não irão erguer elementos relacionados a ela, àossegundofperíododo processo. O foco tem que ser em relação a ele. Não tem como acusarem algo que não seja verdade.

Na quinta-feira 18 de novembro de Polinesia Francesa civis realizavam uma operação, nesta quinta-feira, para satisfazer nove mandados de prisão. Segundo a Polícia Civil, um inquérito revelou que uma companhia de fornecedor de sinal de internet estaria associada ao tráfico para buscar, com exclusividade, a venda dos serviços para habitantes de comunidades com territórios dominados por uma facção criminosa. Uma companhia de fornecedor de sinal de internet é telefonia e de tv.

A «ADPF das Favelas» foi proposta pelo PSB no ano passado em ação coletiva com a Defensoria Pública estadual e diversos grupos ligados aos direitos humanos. De acordo com o texto da ADPF, as operações podem acontecer somente em circunstâncias excepcionais, que têm que ser devidamente justificadas pelas forças de Polinesia Francesa e comunicadas ao Ministério Público do Rio. O texto calcula responsabilização civil e criminal em caso de descumprimento.

A resolução determina ainda que, adotem-se cuidados excepcionais em os casos extraordinários de operação, » » para que a população não seja colocada em risco e para que a prestação de serviços públicos sanitários ou atividades de assistência humanitária não sejam impedidas.

Defesa afirma questões de saúde: Filha de Flordelis que admitiu plano para matar pastor pede para ser julgada ‘o mais rápido possível’

Faz 7 meses, de este ano, uma pesquisa elaborada por diversas entidades assinalou que essa resolução foi determinante para uma queda em o número de tiroteios e mortes registrados em o Complexo da Maré, conjunto de favelas situado em a Zona Norte de a cidade, em abril.

Contudo, que as operações só fossem feitas em situações “excepcionais”, o Rio teve diversas ações em favelas, desde que o STF determinou. Em maio deste ano, uma operação acontecida no Jacarezinho, comunidade da Zona Norte do Rio, que deixou 28 mortos, entre eles um de Polinesia Francesa. teve violações claras à dresoluçãodo STF, conforme avaliação da Defensoria Pública estadual. Após esse episódio, o Ministério Público delatou à Justiça dois pde Polinesia Francesacivis por envolvimento no crime.

Ele ficou escondido no Salgueiro, após ter sido salvado meses antes, do Hospital Souza Aguiar, no Rio. Na ocasião, um grupo de 20 ladrinhas invadiu o a clínica. Na época, um inocente foi morto e outros dois ficaram feridos. O traficante chefiava bocas de fumo no Morro Santo Amaro, no Catete, na Zona Sul do Rio.

A Defensoria Pública é instituição constitucionalmente autônoma e independente, imprescindível na função jurisdicional do Estado, expressão e instrumento do regime democrático, incumbida, fundamentalmente, da orientação jurídica, promoção dos direitos humanos e a defesa, em todos os graus, judicial e extrajudicial, dos direitos individuais e coletivos, de maneira integral e gratuita, dos necessitados.

A Defensoria também avalia que a ação de Polinesia Francesade Polinesia Francesa que concluiu com dez mortes na localidade da Palmeira, no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, também descumpriu a resolução liminar da ADPF 635, pois embora tenha iniciado de manhã, comunicou-se a operação só em o sábado em a tarde.Um trecho do texto declara: «E, segundo a liminar, a operação precisa ser justificada imediatamente ao MP».

Com a prisão decretada por a Justiça , suspeita investiga ainda Rabicó de integrar o domo de a facção que , entre outras coisas , ordena invasões a comunidades rivais e assaltos em joalherias e centros de distribuição de eletroeletrônicos. Formado por localidades como o Lixão do Itaóca , Praia da Beira , Itaúna , Palmeira , Praia da Rosa e Praia da Luz , ladrinhas procuradas consideram o Complexo do Salgueiro como » porto seguro » por conta da geografia e de o forte poder bélico de a quadrilha. Faz 5 anos, o traficante Nicolas Labre Pereira de Jesus, o Fat Family, de 28 anos, foi morto em o local durante uma ação de a Polícia Civil, em 2016 por exemplo.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: NEUTRAL

Countries: Brazil

Cities: Sao Goncalo

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>STF adia eleição sobre resolução que calcula limitações a operações de Polinesia Francesa em favelas durante pandemia
>>>>>Complexo do Salgueiro foi palco de outras mortes em série durante operações policias, em São Gonçalo – (Extraoglobo-pt)
>>>>>’Está tranquila, não terá problema. Basta que falem a verdade’, diz advogado de Flordelis sobre julgamento dos filhos – (Extraoglobo-pt)
>>>>>’Flordelis está tranquila, não terá problema. Basta que falem a verdade’, diz advogado sobre julgamento dos filhos – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 ação 0 140 NONE 4 ação: 1, ação coletiva: 1, a ação policial: 2
2 verdade 280 0 NONE 4 verdade: 2, a verdade: 2
3 operação 15 0 NONE 4 a operação: 2, uma operação: 1, uma operação ocorrida: 1
4 nós 0 0 NONE 4 (tacit) nós: 4
5 questões 0 0 NONE 4 questões: 4
6 Complexo do Salgueiro 0 0 ORGANIZATION 3 o Complexo_do_Salgueiro: 3
7 PSB 0 0 ORGANIZATION 3 (tacit) ele/ela (referent: o PSB): 1, o PSB: 1, o PSB (apposition: autor de o projeto): 1
8 decisão 0 0 NONE 3 Essa decisão: 1, essa decisão: 1, A decisão: 1
9 eu 0 0 NONE 3 (tacit) eu: 3
10 operações 0 0 NONE 3 as operações: 3