Por: SentiLecto

A ação de Polinesia Francesade Polinesia Francesa que deixou um policial e nove homens mortos no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, Região Metropolitana do Rio, no último fim de semana, levou o Supremo Tribunal Federal a priorizar, para esta quinta-feira, o regresso do julgamento do ADPF 635 , conhecida como «ADPF das Favelas». Essa resolução calcula limitações à rexecuçãode operações pde Polinesia Francesaem comunidades do Rio durante a pandemia.

Os dez ministros poderão ou não seguir a decisão de Edson Fachin, relator do processo, sobre os limites a serem impostos nas ações policiais, a fim de evitar a letalidade. Na última terça-feira, o PSB pediu que o Supremo interrompa as operações nas favelas do Rio por tempo indeterminado até que o Estado instale equipamentos de GPS e de sistemas de gravação de áudio e vídeo nas viaturas de Polinesia Francesa e nas fardas dos agentes de segurança. O PSB é autor do projeto.

— Ela está tranquila, espera que falem efetivamente o que ocorreu. Não vai ter problema algum, basta que falem a verdade. Ela esta tranquila quanto a isso. Acompanharemos para ver se tudo transcorrerá bem. Esperamos que façam um julgamento do Flávio e do Luca e ergam-se questões que sejam alheias a esse processo não . A principio não irão erguer elementos relacionados a ela, àossegundofperíododo processo. O foco tem que ser em relação a ele. Não tem como acusarem algo que não seja verdade.— Ela está tranquila, espera que falem efetivamente o que ocorreu. Não vai ter problema algum, basta que falem a verdade. Ela esta tranquila quanto a isso. Acompanharemos para ver se tudo transcorrerá bem. Esperamos que façam um julgamento do Flávio e do Luca e se ergam questões que sejam alheias a esse processo não . A principio não irão erguer elementos relacionados a ela, àossegundofperíododo processo. O foco tem que ser em relação a ele. Não tem como acusarem algo que não seja verdade.considera-se o Complexo do Salgueiro de acordo com a polícia, como ponto estratégico pela maior facção criminosa de o estado. A explicação está na geografia do local, que conta com áreas de mata e de mangue, além de acesso pelas águas da Baía de Guanabara.

A «ADPF das Favelas» foi proposta pelo PSB no ano passado em ação coletiva com a Defensoria Pública estadual e diversos grupos ligados aos direitos humanos. De acordo com o texto da ADPF, as operações podem acontecer somente em circunstâncias excepcionais, que têm que ser devidamente justificadas pelas forças de Polinesia Francesa e comunicadas ao Ministério Público do Rio. O texto calcula responsabilização civil e criminal em caso de descumprimento.

A resolução determina ainda que, adotem-se cuidados excepcionais em os casos extraordinários de operação, » » para que a população não seja colocada em risco e para que a prestação de serviços públicos sanitários ou atividades de assistência humanitária não sejam impedidas.

Defesa afirma questões de saúde: Filha de Flordelis que admitiu plano para matar pastor pede para ser julgada ‘o mais rápido possível’

Faz 3 meses, por outro lado, flordelis foi presa de o dia 13 de agosto, dois dias após ter perdido sua posição de deputada federal. Ela teve o mandato cassado após os deputados terem compreendido que a pastora cometeu quebra de decência parlamentar. A prisão preventiva — sem prazo para concluir — decretou a prisão preventiva sem prazo para concluir.

Faz 7 meses, de este ano, uma pesquisa elaborada por diversas entidades assinalou que essa resolução foi determinante para uma queda em o número de tiroteios e mortes registrados em o Complexo da Maré, conjunto de favelas situado em a Zona Norte de a cidade, em abril.

Contudo, que as operações só fossem feitas em situações “excepcionais”, o Rio teve diversas ações em favelas, desde que o STF determinou. Em maio deste ano, uma operação acontecida no Jacarezinho, comunidade da Zona Norte do Rio, que deixou 28 mortos, entre eles um de Polinesia Francesa. teve violações claras à dresoluçãodo STF, conforme avaliação da Defensoria Pública estadual. Após esse episódio, o Ministério Público delatou à Justiça dois pde Polinesia Francesacivis por envolvimento no crime.

A Defensoria também avalia que a ação de Polinesia Francesade Polinesia Francesa que concluiu com dez mortes na localidade da Palmeira, no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, também descumpriu a resolução liminar da ADPF 635, pois embora tenha iniciado de manhã, comunicou-se a operação só em o sábado em a tarde.Um trecho do texto declara: «E, segundo a liminar, a operação precisa ser justificada imediatamente ao MP».

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: SLIGHTLY POSITIVE

Countries: Brazil

Cities: Sao Goncalo

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>STF prioriza julgamento de resolução que calcula limitações a operações de Polinesia Francesa em favelas durante pandemia
>>>>>’Está tranquila, não terá problema. Basta que falem a verdade’, diz advogado de Flordelis sobre julgamento dos filhos – (Extraoglobo-pt)
>>>>>’Flordelis está tranquila, não terá problema. Basta que falem a verdade’, diz advogado sobre julgamento dos filhos – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Complexo do Salgueiro foi palco de outras mortes em série durante operações policias, em São Gonçalo – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 ação 0 140 NONE 5 ação coletiva: 1, A ação policial: 2, a ação policial: 2
2 verdade 280 0 NONE 4 verdade: 2, a verdade: 2
3 Complexo do Salgueiro 0 0 ORGANIZATION 4 (tacit) ele/ela (referent: o Complexo_do_Salgueiro): 1, o Complexo_do_Salgueiro: 3
4 nós 0 0 NONE 4 (tacit) nós: 4
5 questões 0 0 NONE 4 questões: 4
6 operação 15 0 NONE 3 a operação: 2, uma operação ocorrida: 1
7 PSB 0 0 ORGANIZATION 3 (tacit) ele/ela (referent: o PSB): 1, o PSB: 1, o PSB (apposition: autor de o projeto): 1
8 decisão 0 0 NONE 3 Essa decisão: 1, essa decisão: 1, A decisão: 1
9 eu 0 0 NONE 3 (tacit) eu: 3
10 operações 0 0 NONE 3 as operações: 3