Por: SentiLecto

A morte do segundo vereador em exercício só este ano em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, acendeu o sinal adverte em outros parlamentares. Celso do Alba reforçou sua segurança pessoal depois de receber ameaças anônimas. Celso do Alba é o presidente da Câmara Municipal. Celso foi um dos vereadores mais votados da cidade e assumiu a liderança da Casa pela primeira vez.

O velório vai ser nesta segunda-feira na quadra da rua Marajó 411, em Olavo Bilac, em Caxias, a partir das 13h. Já o funeral vai ser no Cemitério Nossa Senhora das Graças, na Parque Beira Mar, também em Caxias, às 17h. Quando visitava uma conhecida em o Parque Novo Rio, matou-se o vereador em a noite de o último domingo em São João de Meriti, também em a Baixada Fluminense. Vários disparos atingiram ele. O atirador, que estava em um veículo branco, conseguiu escapar.

— As morte de Danilo e Quinzé encarnam um duro golpe para a política de Caxias do Sul. Silenciaram dois vereadores eleitos democraticamente pelo nosso povo. Eu tomei as minhas providências, ampliei minha segurança e da minha família e evito certos trajetos em alguns horários. Estou inquietado com a população e os vereadores da cidade que convivem diariamente com essa insegurança — alegou Celso.

O vereador se referia às mortes de Danilo Francisco da Silva , conhecido como Danilo do Mercado, e o filho dele, Gabriel da Silva, de 25 anos, em março deste ano, e de Joaquim José Quinze Santos Alexandre, o Quinzé, executado a tiros na noite do último domingo.

O presidente da Câmara de Caxias declara estar cobrando uma resposta das autoridades para a elucidação dos crimes. Ele acredita, entretanto, que a sensação de insegurança está generalizada no município:

— A sociedade como um todo está acuada dentro de casa. A Prefeitura tem um projeto de “smart city” com o Estado e o Governo Federal para instalação de câmeras de segurança na cidade toda. Isso vai auxiliar na redução dos crimes. A Câmara está junto com o Poder Executivo.

Em seu segundo mandato na Câmara, um dos vereadores alegou, sem se identificar, que ele e alguns de seus pares ficaram assustados desde o primeio homicídio, de Danilo do Mercado.

Quinzé deixa quatro filhos. Quem vai assumir sua vaga na Câmara vai ser Elson da Batata .

Procurada, a Polícia Civil restringiu-se a declarar, por nota, que “os inquéritos continuam para identificar a autoria do crime e elucidar o caso”.

Faz 8 meses, o suplente foi preso e teve o alvará de soltura expedido no dia 28 do mesmo mês. Há medidas protetivas contra ele, e ele responde por insulto, violência doméstica , ameaça e lesões corporais. A audiência de instrução e julgamento está marcada para dezembro. Segundo a defesa do político, o caso foi uma situação isolada.se matou O vereador Quinzé, de 66 anos, em a estrada São João-Caxias, em o limite entre Caxias e São João de Meriti, de acordo com a Polícia Militar. Ainda não há informações sobre a autoria ou o motivo do crime.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: NEGATIVE

Countries: Brazil

Cities: Duque De Caxias

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Vereadores de Duque de Caxias relatam clima de medo e reforçam segurança após mortes de dois parlamentares
>>>>>Vereador de Caxias assassinado neste domingo já sofreu ataque a tiros em 2008 – September 13, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Vereador em Duque de Caxias, Joaquim Quinzé é morto a tiros na noite deste domingo – September 13, 2021 (Extraoglobo-pt)
>>>>>Suplente que vai assumir vaga na Câmara de Caxias já foi preso por Lei Maria da Penha – September 13, 2021 (EntretenimientoBit)
>>>>>Em seis meses, dois vereadores de Caxias foram mortos e tiveram suas vagas assumidas por suplentes – September 14, 2021 (EntretenimientoBit)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 eu 30 60 NONE 5 (tacit) eu: 4, Eu: 1
2 Celso Alba do 60 0 PERSON 4 (tacit) ele/ela (referent: Celso): 1, Celso_do_Alba (apposition: O presidente de a Câmara_Municipal): 1, Celso: 2
3 Câmara 0 0 ORGANIZATION 4 A Câmara: 1, (tacit) ele/ela (referent: A Câmara): 1, a Câmara: 2
4 segurança 120 0 NONE 3 sua segurança pessoal: 1, segurança: 1, minha segurança: 1
5 Caxias 0 0 PLACE 3 Caxias: 3
6 Quinzé 0 0 PERSON 3 (tacit) ele/ela (referent: Quinzé): 1, O vereador Quinzé: 1, Quinzé: 1
7 vereadores 0 0 NONE 3 os vereadores: 2, dois vereadores eleitos: 1
8 último 0 70 NONE 2 o último: 2
9 São_João_de_Meriti 0 0 PLACE 2 São_João_de_Meriti: 2
10 a Baixada_Fluminense 0 0 PLACE 2 a Baixada_Fluminense: 2