Por: SentiLecto

Foto: Wikipedia – Yerevan 2012 February

Uma nova trégua para o conflito em Nagorno-Karabakh que, alegadamente, não está a ser respeitada. Arménia e Azerbaijão trocam denúncias de violação da armistício, anunciado no sábado, e que entrou em forcita às 00h de domingo.

Tinham passado poucas horas do anúncio do entendimento entre governos de Baku e Yerevan. Uma resposta ao pedido internacional para a suspensão das operações militares em Nagorno-Karabakh.

A Arménia ou Armênia, denominada oficialmente República da Arménia, é um país sem costa marítima localizado numa região montanhosa na Eurásia, entre o oceano Negro e o oceano Cáspio, no sul do Cáucaso.

Nagorno-Karabakh, Alto Karabakh, Alto Carabaque ou Karabakh Montanhoso é uma região cercada de terra na Transcaucásia, situada entre o Karabakh e a província de Siunique, ao longo de todas as montanhas do chamado Pequeno Cáucaso.

É a segunda tentativa para pôr fim a guerrazinhas entre forças arménias e o exército do Azerbaijão que não param desde 27 de setembro, nesta região separatista.

O ministério de Azerbaiyan da Defesa não aceita a denúncia de violação unilateral da armistício. Declara que as forças de Armenia agrediram com morteiros a cidade de Dzhabraíl e algumas aldeias junto ao rio Araz.

Os bombardeamentos já mataram centenas de pessoas, entre combatentes e civis, naquela que é já a maior escalada de violência em mais de 25 anos nesta área que pertence ao Estado de Azerbaiyan mas onde a maioria da população é arménia.

Fonte: Euronews-pt

Sentiment score: NEGATIVE

Countries: Colombia

Cities: Armenia

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Violação do armistício em Nagorno-Karabakh
>>>>>Um cessar-fogo de quatro minutos – October 18, 2020 (Euronews-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 aquela 0 160 NONE 2 aquela: 2
2 área 0 0 NONE 2 esta área: 2
3 uma nova trégua para o conflito em nagorno-karabakh que alegadamente 0 170 NONE 1 Uma nova trégua para o conflito em Nagorno-Karabakh que alegadamente: 1
4 a acusação de violação unilateral de o cessar-fogo 0 155 NONE 1 a acusação de violação unilateral de o cessar-fogo: 1
5 acusações de violação de o cessar-fogo 0 130 NONE 1 acusações de violação de o cessar-fogo: 1
6 a maior escalada de violência 0 80 NONE 1 a maior escalada de violência: 1
7 os bombardeamentos 0 50 NONE 1 Os bombardeamentos: 1
8 uma região cercada de terra 0 30 NONE 1 uma região cercada de terra: 1
9 uma resposta a o apelo internacional para a suspensão de as operações militares em nagorno-karabakh 0 15 NONE 1 Uma resposta a o apelo internacional para a suspensão de as operações militares em Nagorno-Karabakh: 1
10 ser respeitada 80 0 NONE 1 ser respeitada: 1