Por: SentiLecto

Detentos afirmam que estão com sintomas da Covid-19, provocada pelo novo coronavírus, ou que convivem com suspeitos de estarem contagiados para deixarem o sistema prisional do Rio. O EXTRA teve acesso a pedidos de habeas corpus feitos pelas defesas de presos que não integram grupos de risco ao Tribunal de Justiça do Rio e ao Tribunal Regional Federal da 2ª Região.

Os setores responsáveis pela vigilância da parte externa e das portaria do complexo prisional acumulam a maior quantidade de agentes afastados por suspeita de covid-19. No total, sete agentes do Grupamento de Portaria Unificada e outros sete do Grupamento de Serviço de Segurança Externa exibiram sintomas da enfermidade.Os setores responsáveis pela vigilância da parte externa e das portaria do complexo prisional acumulam a maior quantidade de agentes afastados por suspeita de covid-19. No total, sete agentes do Grupamento de Portaria Unificada e outros sete do Grupamento de Serviço de Segurança Externa exibiram sintomas da enfermidade.o de Polinesia Francesa militar poderá fotografar e filmar todos aqu que descumprirem o decreto de Witzel, que determinou a prorrogação de as medidas restritivas , se os orientou policiais sobre como se portar diante de » aglomerações de pessoas » : «. » o decreto de Witzel, que determinou a prorrogação das medidas restritivas. Segundo a resolução, o material vai “instruir ato de comunicação ao MP, sem perda da instauração de procedimento investigatório para apurar ocorrência de crime e infração administrativa”.

Na sábado 28 de março agentes da Vigilância Sanitária e da Delegacia de Defesa do Consumidor apreenderam 67 galões de 4,1 quilos de álcool em gel 70% e 22 garrafas de álcool líquido que seriam comercializadas irregularmente em um box da Ceasa, em Irajá, na Zona Norte do Rio.

As vantagens, entretanto, se os concederam não: os juízes exclusivamente determinaram que os presos sejam atendidos dentro dos presídios. Segundo a Secretaria estadual de Administração Penitenciária , não há casos confirmados de Covid-19 no sistema prisional do Rio.

Num dos pedidos, a defesa de um homem preso em flagrante por uma assalto em Santa Cruz, na Zona Oeste, em janeiro, argumentou que o detento “está exibindo os sintomas do coronavírus ”. Segundo o documento, “nenhum exame ou atendimento médico está sendo feito, deixando-o à própria sorte”.

O detento aguarda julgamento no Presídio Evaristo de Moraes. No pedido de habeas corpus, sua defesa também argumenta que “não há risco algum” em sua soltura, já que o preso “passou no concurso da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, aguardando somente a convocação”.

O desembargador Fernando Cerqueira Chagas, no Plantão Judiciário, negou o pedido: “conquanto seja fato público e notório a pandemia de Covid-19 por que passa o mundo inteiro, tal circunstância por si só não caracteriza circunstância apta à concessão da liminar”. Chagas determinou que o detento receba atendimento médico.

Em outro pedido, a defesa de um preso argumenta que haveria cinco detentos com suspeita de infecção por coronavírus na Cadeia Pública Milton Dias Moreira, em Japeri, na Baixada Fluminense, para pedir que seu cliente receba a vantagem da prisão domiciliar. O advogado do detento, condenado a 30 anos e 11 meses de prisão por integrar uma quadrilha de tráfico internacional de drogas, ainda afirma que seu cliente tem «saúde e imunidade debilitadas em virtude de uma cirurgia bariátrica».

A desembargadora, entretanto, determinou que o preso, detido numa operação da Polícia Federal contra uma quadrilha que mandava cocaína em contêineres para Europa e Ásia, seja submetido a um exame médico e que a Seap «informe o quantitativo de presos contagiados com Covid-19 e as medidas tomadas para a contenção do coronavírus» no presídio.

Já há um caso confirmado de coronavírus entre agentes penitenciários. Se o internou , no entanto, o servidor não teve contato com os presos: ele estava de permissão médica desde o dia 28 de fevereiro por conta de um acidente de carro e. Se o contagiou segundo a Seap, o funcionário » possivelmente em a clínica «.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: NEGATIVE

Countries: United Kingdom, Bolivia

Cities: Santa Cruz, Milton

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Coronavírus: detentos afirmam que estão com sintomas para deixar presídios no Rio
>>>>>Complexo de Gericinó tem 24 agentes penitenciários afastados por suspeita de coronavírus – April 03, 2020 (Extraoglobo-pt)
>>>>>Detentas tentam fugir de presídio em Bangu na madrugada e são capturadas – April 05, 2020 (Extraoglobo-pt)
>>>>>Coronavírus: PM do Rio muda policiamento para evitar saques em bancos e mercados – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 sete agentes de o Grupamento_de_Portaria_Unificada e outros sete de o Grupamento_de_Serviço_de_Segurança_Externa 0 3 ORGANIZATION 4 sete agentes de o Grupamento_de_Portaria_Unificada e outros sete de o Grupamento_de_Serviço_de_Segurança_Externa: 2, (tacit) eles (referent: sete agentes de o Grupamento_de_Portaria_Unificada e outros sete de o Grupamento_de_Serviço_de_Segurança_Externa): 1, (tacit) eles/elas (referent: sete agentes de o Grupamento_de_Portaria_Unificada e outros sete de o Grupamento_de_Serviço_de_Segurança_Externa): 1
2 coronavírus 0 0 NONE 4 coronavírus: 2, o novo coronavírus: 2
3 presos 0 240 NONE 3 os presos: 2, presos: 1
4 detento 0 0 NONE 3 O detento: 1, o detento: 2
5 eu 0 0 NONE 3 (tacit) eu: 3
6 o servidor 0 0 NONE 3 ele (referent: o servidor): 1, (tacit) ele (referent: o servidor): 2
7 quadrilha 0 0 NONE 3 uma quadrilha: 3
8 preso 0 160 NONE 2 o preso: 2
9 a maior quantidade de agentes afastados 0 120 NONE 2 a maior quantidade de agentes afastados: 2
10 portaria de o complexo prisional 0 100 NONE 2 portaria de o complexo prisional: 2