Por: SentiLecto

A euronews «seguiu os passos» de enfermeiros em Madrid. Profissionais de saúde que estão exaustos e que utilizam os intervalos para queixar-se contra a carga de trabalho que a pandemia trouxe.

Horas a mais, turnos seguidos e bastante poucas folgas… Exigem que seja satisfeita a promessa do governo de renovar o contrato aos 10 mil profissionais colocados na primeira vaga da enfermidade.

Pedro Sánchez lembra a «extrema gravidade» da situação: «Não damos protagonismo aos processos judiciais que esta ou aquela instituição desejem instaurar. O que desejamo destacar é algo que declaramo desde o primeiro minuto de administração desta crise sanitária: todas as resoluções tomadas pelo governo de Espanha fundamentam-se no parecer científico de experts».

A porta-voz da associação de enfermeiros madrileno, Isabel García, declara que um contrato estável, melhores salários e melhores condições de trabalho são as três pré-requisito chave para que estes enfermeiros não abandonem a capital.

*Os centros de Saúde estão a «rebentar pelas costuras»*

Nos centros de saúde fazem-se filas à porta. O sistema está saturado devido à Covid-9.  Num deles, que a euronews visitou, há enfermeiros a fazer 14 horas por dia.

É o caso de Angela que às tarefas normais que outrora tinha junese a Covid-19 e com ela novas infeções, contacto com pacientes infetados, exames e muitas outras responsabilidades.  À euronews, a enfermeira declara que a nova obstáculo é o inverno que traz gripes. Apesar da campanha contra o vírus ter iniciado em outubro, Angela admite que não sabe como coordenar os utentes por faltar espaço, material e de um protocolo. «Não temos protocolo, nem direção sobre como vamos lidar com tudo isso, a única coisa que sabemos é que será terrível» , desabafa.

Na Alemanha, e apesar do ampliação do número de pessoas infetadas pelo novo coronavírus, os inimigos das medidas para conter a sua disseminação coordenaram uma enorme corrente humana, este sábado, nas margens do Lago Constança, que faz fronteira com a Áustria e a Suíça. Pretendiam instituir uma corrente entre os três países.Faz 6 meses, já Itália ultrapassou, pela primeira vez desde o final os dois mil casos em um único dia.

Os sindicatos convidaram uma greve, para esta quarta-feira, exigindo que as condições dos trabalhadores da saúde sejam revistas porque o défice de enfermeiros já começa a afetar a saúde da população de Madrid.

França estabeleceu o horizonte da próxima segunda-feira para implementar mais limitações. À similaridade de Marselha, Paris também poderá ter de fechar todos os bares . Os trabalhadores de ginásios, concluídos nas zonas de alerta reforçado, vieram falar do colapso do setor.

De acordo com o repórter da euronews, em Madrid, o sindicato de enfermagem estima um rácio de 3,8 enfermeiros por mil moradores na capital. Longe dos 5,7 de toda a Espanha ou dos 8,8 da OCDE, onde o país está nas últimas posições. O sindicato assinala que mais 12.000 enfermeiros seriam necessários somente para atingir a média nacional.

Fonte: Euronews-pt

Sentiment score: POSITIVE

Countries: Spain

Cities: Madrid

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Enfermeiros de Madrid em protesto
>>>>>Madrid restringe entradas e saídas – October 02, 2020 (EntretenimientoBit)
>>>>>>>>>Europa aposta nos confinamento locais para combater covid-19 – October 02, 2020 (Euronews-pt)
>>>>>Madrid em bloqueio parcial – October 03, 2020 (Euronews-pt)
>>>>>Covid-19: Europa mais perto do alerta máximo – (Euronews-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 nós 3 0 NONE 6 (tacit) nós: 6
2 profissionais de saúde e 560 280 NONE 4 Profissionais de saúde e: 4
3 enfermeiros 6 0 NONE 4 enfermeiros: 3, estes enfermeiros: 1
4 coisa 0 270 NONE 3 a única coisa: 3
5 Angela 0 36 PERSON 3 (tacit) ele/ela (referent: Angela): 2, Angela: 1
6 euronews 0 0 ORGANIZATION 3 a euronews: 1, A euronews: 1, ela (referent: a euronews): 1
7 tarefas 160 0 NONE 2 as tarefas normais: 2
8 os centros de saúde 80 0 NONE 2 Os centros de Saúde: 1, os centros de saúde: 1
9 capital 30 0 NONE 2 a capital: 2
10 Madrid 0 0 PLACE 2 Madrid: 2