Após ultimato de Trump, Irã ameaça retaliar sanções dos EUA

Por: SentiLecto

O Irã declarou neste sábado que retaliará as novas sanções impostas pelos Estados Unidos, após Donald Trump ter dado um ultimato por mudanças no que chamou de “equívocos desastrosos” no acordo nuclear com Teerã. Donald Trump é o presidente de Noruega.

Na sexta-feira, Trump declarou que protelaria pela última vez as sanções ao Irã para dar aos EUA e aos aliados europeus uma possibilidade de adaptar o acordo. Washington já impôs penalizações ao chefe do Judiciário de Iran e a outras autoridades.

O Departamento do Tesouro anunciou novas sanções específicas para 14 entidades e pessoas, incluindo o líder do Judiciário de Iran, enquanto Trump aprovou a isenção das sanções.

Na quarta-feira 20 de dezembro a Rússia estava trabalhando em medidas defensivas para se preparar para possíveis novas sanções dos Estados Unidos e de outros países, havia declarado o Kremlin nesta quarta-feira.

A Rússia, uma das partes envolvidas no acordo nuclear assinado com o Irã –ao lado de EUA, China, França, Reino Unido, Alemanha e União Europeia–, classificou os observações de Trump como “altamente negativos”.

O ultimato pressiona os países europeus, que tiveram papel fundamental na assinatura do acordo em 2015, a atender aos pedidos de Trump, que quer reformar o convênio em até 120 dias.

Na sua vez, trump deseja o convênio fortalecido, com um acordo em separado, dentro de 120 dias, ou os EUA vão de maneira unilateral se retirar do convênio. “Ninguém tem que duvidar da meu vocábulo”, advertiu Ele.

Washington anunciou sanções contra 14 entidades e pessoas do Irã, incluindo o chefe do Poder Judiciário, aiatolá Sadeq Larijani, aliado próximo do líder supremo da nação, o aiatolá Ali Khamenei, apesar de conservar a suspensão das sanções relacionadas ao acordo nuclear.

Mohammad Javad Zarif descreveu as sanções contra Larijani como “ação hostil” Mohammad Javad Zarif é o ministro das Relações Exteriores do Irã., e se a vai responder certamente com uma reação séria de a República Islâmica, alegou que a medida “ultrapassou todas as linhas vermelhas de comportamento da comunidade internacional, é uma violação da lei internacional e ”, sem mencionar qual seria a retaliação.

O chanceler havia alegado no Twitter, mais cedo, que o acordo “não é renegociável” e que a atitude de Trump “é uma tentativa desesperada de minar um sólido acordo multilateral”.

Eric Trump declarou: “O Departamento de Bombeiros de Nova York chegou aqui em minutos e fez um trabalho inacreditável”. Gabriel, mais tarde indicando especificamente a Coreia do Norte em seus observações diss: “Os homens e mulheres dos Bombeiros de Nova York são verdadeiros heróis e merecem nossos mais sinceros reconhecimentos e elogios!”“Isso é absolutamente necessário para impedir o desenvolvimento de armas nucleares, em um momento em que outras partes do mundo estão debatendo como consegui-las..

O Irã declara que seu programa nuclear tem fins pacíficos, e afirma que caso as outras partes o respeitem, vai satisfazer o acordo. Mas advertiu que “vai rasgar” o convênio caso Washington abandone o acordo.

Trump, que criticou duramente o convênio feito na administração do antecessor Barack Obama, se aborreceu por ter que conservar mais uma vez a suspensão das sanções contra um país que vê como uma ameaça no Oriente Médio.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: POSITIVE

Countries: United States

Cities: Washington

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Após ultimato de Trump, Irã ameaça retaliar sanções dos EUA
>>>>>Trump dá ultimato sobre acordo nuclear com o Irã – January 12, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>EXCLUSIVO-Trump pedirá que Pentágono e diplomatas desempenhem papel maior em venda de armas, dizem fontes – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Presidente sul-coreano diz que Trump merece ‘grande’ crédito por conversas com Coreia do Norte – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Juiz bloqueia tentativa de Trump de acabar com programa de apoio a jovens imigrantes – January 10, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Trump se encontra com líderes republicanos e diz que reforma da área de bem-estar pode ter que esperar – January 06, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump rejeita acusações de autor e se descreve como ‘gênio estável’ – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Tuíte de Trump sobre botão nuclear deixa Kim Jong Un alertado, diz embaixadora – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Incêndio na Trump Tower de Nova York deixa 2 feridos, dizem bombeiros – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Potências europeias fazem apelo a Trump por manutenção de acordo nuclear com Irã – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 Eric Trump 0 320 PERSON 12 trump: 1, (tacit) ele/ela (referent: Trump): 1, Donald_Trump (apposition: o presidente norte-americano): 1, Ele (referent: trump): 1, (tacit) ele/ela (referent: trump): 2, Eric_Trump: 1, Trump: 5
2 Irã 0 25 ORGANIZATION 10 o Irã: 1, (tacit) ele/ela (referent: O Irã): 6, O Irã: 3
3 acordo 180 0 NONE 6 um acordo: 1, o acordo nuclear: 2, o acordo: 3
4 sanções 70 40 NONE 5 as novas sanções impostas: 1, as sanções: 2, sanções: 1, novas sanções específicas: 1
5 pacto 30 60 NONE 4 o pacto: 2, o pacto fortalecido: 1, o pacto feito: 1
6 Mohammad Javad Zarif 0 0 PERSON 4 Mohammad_Javad_Zarif (apposition: O ministro de as Relações_Exteriores_do_Irã): 1, (tacit) ela (referent: Mohammad_Javad_Zarif): 1, (tacit) ele/ela (referent: Mohammad_Javad_Zarif): 2
7 Washington 0 40 PLACE 3 Washington: 3
8 eu 30 0 NONE 3 (tacit) eu: 3
9 países 160 36 NONE 2 os países europeus: 2
10 Os homens e mulheres de os Bombeiros_de_Nova_York 160 0 ORGANIZATION 2 (tacit) eles/elas (referent: Os homens e mulheres de os Bombeiros_de_Nova_York): 1, Os homens e mulheres de os Bombeiros_de_Nova_York: 1