Bitcoin é a carta na manga da Coreia do Norte para evitar sanções

Por: SentiLecto

O regime de Kim Jong-un é suspeito de uma nova onda de ataques cibernéticos com objetivo de obter bitcoins, o que revela seu crescente interesse nesta moeda digital como via para evitar seu asfixiante isolamento econômico.

Experts em segurança digital e serviços de inteligência de vários países acreditam que a Coreia do Norte esteve por trás de diversos ciberataques em grande escala nos últimos anos, entre eles o vírus WannaCry que paralisou os sistemas de informática de meio mundo, e agora informam sobre um malware similar que ameaça as moedas digitais.

WannaCry é um crypto-ransomware que afeta o sistema operativo Microsoft Windows.

O regime de Pyongyang, habituado a técnicas como o contrabando de bens e moedas para encher seus cofres, veria na obtenção ilícita de bitcoins uma opção para se financiar em um momento em que a comunidade internacional tenta sufocá-lo economicamente com as sanções mais duras impostas até hoje.

O interesse da Coreia do Norte pelo bitcoin remonta a 2012, no ponto alto desta moeda digital e bastante antes de seu valor disparar a um níveis lembre este ano – superou os US$ 4.000 em agosto -, explicou à Agência Efe o analista de cibersegurança Simon Choi, da ecompanhiasul-coreana Hauri Labs.

Na sua vez, o míssil não identificado atingiu uma altitude de cerca de 770 quilômetro e voou 3.700 quilômetro, de acordo com as Forças Armadas da Coreia do Sul – o suficiente para chegar ao território dos EUA no Pacífico, Guam.

Na sábado 09 de setembro – O embaixador da Coreia do Norte no México declarou que os nervosismos de seu país com os Estados Unidos não eram problema do México, após o presidente Enrique Pena Nieto ordenar que ele deixasse o país latino-americano em protesto contra os testes nucleares de Pyongyang. Na quinta-feira, o México havia declarado que tinha dado ao embaixador Kim Hyong Gil 72 horas para deixar o país, de forma a dizer sua “absoluta rejeição” à recente atividade nuclear da Coreia do Norte, descrevendo-a como grave ameaça à região e ao mundo. O embaixador da Coreia do Norte havia classificado a ação como “ignorante” e havia declarado que a discordância sobre o programa nuclear do país era um problema para os Estados Unidos e “não tem nada a ver com o México”. ” era por isso que eu dizia grande desagrado com as medidas diplomáticas bilaterais tomadas pelo governo mexicano que alegava ter uma política externa soberana. Essa não tem base”, havia declarado ele a jornalistas do lado de fora da embaixada da Coreia do Norte na Cidade do México. O México tradicionalmente buscava se afastar de temas diplomáticos delicados, mas nos últimos meses havia adotado uma linguagem forte para condenar os governos da Venezuela e da Coreia do Norte após estes países progredirem no isolamento internacional.

“O país de Asipovicy instituiu desde então suas próprias minas e casas de cotação, e desenvolveu vários programas malignos relacionados com o bitcoin, tentando hackear serviços internacionais de compra e venda de criptomoedas”, alegou Choi.

Por outro lado, o míssil voou sobre o Japão, aterrissando no Pacífico cerca de 2.000 quilômetro a leste de Hokkaido, alegou o secretário de salinha do Japão, Yoshihide Suga, a repórteres.

Este expert em crimes na internet norte-coreanos e assessor dos serviços de inteligência de Seul declarou: “Acreditamos que a Coreia do Norte já tenha conseguido uma quantidade expressiva de bitcoins, ainda que seja inimaginável saber quantos”.

As últimas vítimas foram quatro casas de cotação sul-coreanas de moedas digitais, que padeceram ataques entre abril e julho, cujo rastro assinala para os mesmos “agentes norte-coreanos” suspeitos do hackeamento de bancos internacionais em 2016, segundo um recente relatório da empresa de segurança digital FireEye.

“Poderíamos estar presenciando uma segunda onda desta campanha: agentes com suporte estatal que tentar roubar bitcoins e novas moedas virtuais com vistas a evitar as sanções e obter moeda conversível para financiar o regime”, segundo relatório desta firma de America. Os hackers, que exigiam “resgates” em bitcoins para liberar os computadores contagiados pelo vírus, baseado em um programa cujo aumentado nível de sofisticação incluía partes do código idênticas ao de ataques anteriores relacionados com Pyongyang, utilizaram métodos de “spearphishing” utilizando como isca e-mails destinados a funcionários das casas de cotação , e infectados com o mesmo programa malicioso que disseminou o pânico no setor bancário no ano passado, segundo a companhia de segurança digital.

Faz 1 ano, uma firma russa de o mesmo ramo, a Karspersky Lab, também mencionou os ” vínculos diretos ” entre a Coreia do Norte e o temível grupo hacker Lazarus, culpada por ataques como o padecido por o Banco Central de Bangladesh considerado um de as maiores assaltos cibernéticas de a história.

O mesmo grupo é suspeito de ter propagado o vírus WannaCry, cujos “sequestros digitais” afetaram companhias e instituições de cerca de 150 países em maio passado, segundo a análise realizada pela Karspersky e pelos serviços de inteligência britânicos e estadunidense, entre outros organismos.

Se relacionou A Lazarus também a o ” hackeamento ” padecido em o final de 2014 por a Sony Pictures, após estrear o filme ” A Entrevista que contava em tom de comédia o homicídio de o líder Kim Jong-un . “, que contava em tom de comédia o homicídio do líder Kim Jong-un.

No caso do WannaCry, os experts acharam endereços IP de “comando e controle” do programa pertencentes a organismos estatais norte-coreanos, ainda que alguns analistas tenham explicado que poderia se tratar de um truque dos verdadeiros criadores do vírus para esconder suas pegadas.

Choi, adicionando que atribuí-los a Pyongyan “ésomentes umahipóteseo, ainda que baseada em uma enorme quantidade de dados e compartilhada por muitas organizações e investigadores” admitiu: “Ébastanteo difícil saber com toda certeza quem está por trás de todos estes ataques”..

Mas a nota também informa que a exatidão do míssil, ainda em período inicial de desenvolvimento, é baixa.

Esta moeda virtual pode ser armazenada e transferida de maneira anônima e sem necessidade de passar por entidades bancárias, o que encarna óbvios benefícios para um país sem acesso a serviços financeiros internacionais e sujeito a um embargo sobre praticamente todos os seus setores econômicos.

Fonte: EfeGeneric

Sentiment score: NEGATIVE

Countries: Korea, Bangladesh

Cities: Pyongyang

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Bitcoin é a carta na manga da Coreia do Norte para evitar sanções
>>>>>Coreia do Norte dispara míssil sobre Japão e aumenta tensões – (Extraoglobo-pt)
>>>>>EUA dizem que Coreia do Norte ameaça o mundo todo após novo teste de míssil – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Sanções da ONU à Coreia do Norte são só um pequeno passo, diz Trump – September 12, 2017 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Coreia do Norte rejeita novas sanções da ONU e ameaça Estados Unidos – September 12, 2017 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Coreia do Norte afirma que EUA pagarão devido preço por liderar sanções da ONU – September 11, 2017 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>França discute aumento de pressão sobre a Coreia do Norte com Trump e Abe – September 09, 2017 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>EUA pedem que ONU aplique ‘medidas mais fortes possíveis’ contra Coreia do Norte – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Kremlin diz que é fácil para países fora da região falarem sobre possível guerra com Coreia do Norte – September 04, 2017 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Moon e Trump concordam em retirar limite de peso de ogivas de mísseis sul-coreanos, diz Casa Azul – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Tensões entre Coreia do Norte e EUA não são problema do México, diz diplomata de Pyongyang – September 09, 2017 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump diz que seria um ‘dia triste’ para a Coreia do Norte se os EUA agirem militarmente – September 07, 2017 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Mercados acionários chineses caem mas expectativa de reforma compensa pressão por Coreia do Norte – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Conselho de Segurança da ONU impõe novas sanções à Coreia do Norte por unanimidade – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>China diz concordar com ações da ONU para encerrar crise com Coreia do Norte – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 eu 30 0 NONE 9 (tacit) eu: 8, eu: 1
2 WannaCry 0 90 PERSON 8 (tacit) ele/ela (referent: WannaCry): 1, o vírus WannaCry: 4, (tacit) ele/ela (referent: o vírus WannaCry): 1, WannaCry: 2
3 software 0 160 NONE 5 o software: 1, software malicioso: 2, um software: 2
4 ataques 0 0 NONE 5 todos estes ataques: 1, ataques cibernéticos: 1, ataques: 3
5 a Coreia_do_Norte 0 0 PLACE 4 a Coreia_do_Norte: 4
6 km 0 0 NONE 3 2.000 km: 1, 770 km: 1, 3.700 km: 1
7 moedas 0 0 NONE 3 as moedas digitais: 1, moedas: 1, moedas digitais: 1
8 nós 0 0 NONE 3 (tacit) nós: 3
9 o México 0 0 PLACE 3 O México: 1, o México: 2
10 país 0 0 NONE 3 o país latino-americano: 1, O país asiático: 1, um país: 1