Companhias de tecnologia pressionam ações chinas em meio a preocupações com protecionismo dos EUA

Por: SentiLecto

Uma vez que os temores de protecionismo dos Estados Unidos ofuscaram dados fortes de produção industrial e de investimento na China, os mercados acionários chinos caíram nesta quarta-feira, pressionados pelas companhias de tecnologia , enquanto uma repressão regulatória sobre especulação afetou ainda mais o apetite de risco.

Enquanto o índice de Xangai teve queda de 0,57 por cento, o índice CSI300, que reúne as maiores empresas listadas em Xangai e Shenzhen, recuou 0,44 por cento.

– O dólar recuava nesta terça-feira, voltando abaixo de 3,25 reais, após dados comportados de inflação nos Estados Unidos reforçarem apostas de que os juros não subirão mais do que o esperado na maior economia do mundo. Às 10:31, o dólar recuava 0,32 por cento, a 3,2475 reais na venda, depois de marcar a máxima de 3,2659 reais na sessão e 3,2382 reais na mínima. O dólar futuro tinha queda de cerca de 0,40 por cento. Avery Shenfeld em nota declarou: “Com o núcleo ainda comodamente abaixo da meta, o Fed não tem razões para promover ampliação mais agressivo das taxas de juros do que o que está atualmente precificado”. Avery Shenfeld é o analista da gestora CIBC. Faz 1 mês, os custos a o consumidor de os Estados Unidos retardaram em o preço de os aluguéis, em a mais recente indicação de que uma aceleração de a inflação possivelmente vai ser somente gradual.Faz 2 meses, excluindo os componentes voláteis de energia e alimentos, o índice ganhou 0,2 por cento depois. Faz 1 mês, em a base anual, a progressão de o chamado núcleo de custos a o consumidor repetiu a taxa de 1,8 por cento. Logo após a divulgação dos dados, os juros futuros norte-americanos mencionavam 26 por cento de possibilidades de o Fed aumentar os juros quatro vezes neste ano, sobre 28 por cento antes dos números, segundo dados da Reuters. O Fed vem mencionando que aumentará os juros três vezes neste ano de maneira gradual e, um movimento mais forte do que o esperado, ampliaria o potencial de atrair para os Estados Unidos recursos aplicados hoje em outros mercados financeiros, como o brasileiro. No exterior, o dólar caía ante a cesta de moedas e sobre divisas de países emergentes, como os pesos mexicano e chileno. Internamente, a captação de 750 milhões de dólares do banco Itaú Unibanco, na véspera, também contribuía para o recuo do dólar frente ao real. O Banco Central de Brasil realiza nesta sessão novo leilão de até 14 mil swaps cambiais tradicionais, equivalentes à venda futura de dólares, para rolagem dos contratos que vencem em abril e sadicionam9,029 bilhões de dólares. , o BC vai rolar o valor total dos swaps que vencem no próximo mês, se conservar esse volume e vendê-lo integralmente.

Na quarta-feira 07 de março os mercados acionários chinos haviam revertido os ganhos iniciais e haviam fechado em queda nesta quarta-feira, uma vez que as preocupações acerca de um combate comercial haviam sido recomeçadas em meio à renúncia de Gary Cohn, defensor do livre comércio na Casa Branca.

A produção industrial da China aumentou bastante mais rápido do que o esperado no começo do ano, propondo que a economia pode estar ganhando força mesmo com o presidente dos Estados Unidos, Donaldo Trump, preparando fortes tarifas contra um dos principais motores de seu crescimento, a tecnologia.

Tarifas sobre as exportações de tecnologia podem potencialmente afetar o segmento do setor industrial da China, uma área que os líderes do país desejam promover conforme buscam um crescimento econômico de “maior característica”.

Trump busca impor tarifas sobre 60 bilhões de dólares de importações chinesas pelos EUA e mirará os setores de tecnologia e telecomunicações, informou a Reuters na terça-feira.

O índice de startups de tecnologia ChiNextp caiu 1,7 por cento. Companhias de telecomunicações e tecnologia da informação também perderam terreno, com o índice que monitora as principias ações de telecomunicações recuando 1,2 por cento.

Uma vez que os investidores mostraram preocupação com a ameaça de novas tarifas pelos EUA sobre importações de China, no restante da região, os mercados também registraram perdas.

Às 7:29 , o índice MSCI, que reúne ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão, tinha queda de 0,33 por cento.

Ações sensíveis a juros como as de Unilever, Nestlé e British American Tobacco foram as que deram o principal impulso ao STOXX 600.Robert Phipps, diretor da Per Stirling Capital Management declarou: “As grandes multinacionais, as companhias industriais do mundo estão padecendo com a preocupação de que serão alvo de sanções de vingança”.

Em TÓQUIO, o índice Nikkei recuou 0,87 por cento, a 21.777 pontos.

Em HONG KONG, o índice HANG SENG caiu 0,53 por cento, a 31.435 pontos.

Em XANGAI, o índice SSEC perdeu 0,57 por cento, a 3.291 pontos.

O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, retrocedeu 0,44 por cento, a 4.073 pontos.

Em SEUL, o índice KOSPI teve desvalorização de 0,34 por cento, a 2.486 pontos.

Em TAIWAN, o índice TAIEX registrou baixa de 0,51 por cento, a 11.038 pontos.

Em SYDNEY o índice S&P/ASX 200 recuou 0,66 por cento, a 5.935 pontos.

Fonte: Extraoglobo-pt

Sentiment score: POSITIVE

Countries: United States, China

Cities: Shenzhen

A história desta notícia a partir de notícias prévias:
>Companhias de tecnologia pressionam ações chinas em meio a preocupações com protecionismo dos EUA
>>>>>Dólar recua e vai abaixo de R$3,25 com alívio sobre juros nos EUA – (Extraoglobo-pt)
>>>>>Relatório de emprego dos EUA impulsiona índices acionários europeus – March 09, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Mercados acionários da China avançam impulsionados por start-ups – March 09, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Mercados europeus sobem impulsionados por montadoras e setor de papel – March 06, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Ibovespa fecha estável de olho no exterior; maioria das siderúrgicas cai com tarifa nos EUA – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>EU avalia sobretaxar cerca de US$3,5 bi de importações dos EUA em retaliação comercial, dizem fontes – March 02, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump diz que EUA vão impor tarifas de 25% para aço e de 10% para alumínio na próxima semana – March 01, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Indústria siderúrgica alemã pede para UE lutar contra tarifas de importação dos EUA – March 01, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>UE promete resposta firme contra tarifas de importação de aço e alumínio dos EUA – March 01, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Ford diz que tarifas de importação de aço podem elevar preços de commodities – March 02, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Trump reúne-se com executivos de aço e alumínio em meio a rumores sobre tarifas – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Especulações sobre acordos corporativos impulsionam mercados acionários europeus – March 07, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Índices acionários da China fecham em queda em meio a temores sobre guerra comercial – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Mercados da China ficam estáveis durante inicio de reunião anual do Congresso – March 05, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>>>>>Alemanha diz ter sérias preocupações com renúncia de assessor econômico do governo Trump – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>>>>>Trump diz ter pedido à China que apresente plano para reduzir desequilíbrio comercial com os EUA – (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>Taxação de alumínio e aço é ruim para o mundo todo, inclusive para EUA, diz Ilan – March 05, 2018 (Extraoglobo-pt)
>>>>>>>>>UE responderá tarifas dos EUA com medidas equivalentes ao prejuízo econômico – (EfeGeneric)
>>>>>Dow Jones e S&P caem motivadas por tarifas enquanto tecnologia impulsiona Nasdaq – (Extraoglobo-pt)

Entidades mais mencionadas e sua valorização na notícia:

Id Entity Positive Negative Named-Entity Total occurrences Occurrences (appearances)
1 por_cento 0 0 NONE 7 28 por_cento: 1, 0,2 por_cento: 1, 0,40 por_cento: 1, 1,2 por_cento: 1, 0,3 por_cento: 1, 1,7 por_cento: 1, 0,44 por_cento: 1
2 juros 0 0 NONE 5 os juros futuros norte-americanos: 1, juros: 1, os juros: 3
3 índice 0 0 NONE 4 O índice: 1, o índice: 3
4 dólar 0 0 NONE 3 O dólar: 1, o dólar: 1, O dólar futuro: 1
5 esta 0 0 NONE 3 esta: 3
6 preocupação 0 120 NONE 2 a preocupação: 1, preocupação: 1
7 Fed 77 30 ORGANIZATION 2 o Fed: 1, O Fed: 1
8 os mercados acionários de a china 0 30 NONE 2 Os mercados acionários de a China: 1, os mercados acionários de a China: 1
9 o valor total de os swaps 150 0 NONE 2 o valor total de os swaps: 2
10 ações 140 0 NONE 2 Ações sensíveis: 2